Sidnei Duarte é músico, pesquisador e educador. Nasceu em São Paulo (SP), em 1973, e mudou-se ainda na infância para Cuiabá. Aprendeu a tocar guitarra, violão e harmonia no curso internacional de verão da Escola de Música de Brasília (DF). Graduado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é mestre e doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) pela mesma instituição.
Multi-instrumentista, gravou e tocou com grandes nomes da música instrumental brasileira, como: Toninho Horta, Nelson Farias, Carlos Malta, Celso Pixinga, Marcelo Maia, Sérgio Galvão, Ivan Lins, entre outros. Atualmente é músico da Orquestra do Estado de Mato Grosso onde toca Viola de cocho, professor de guitarra no Conservatório Dunga Rodrigues e no projeto Morada do Som.
Lançou em 2015 seu primeiro CD instrumental “Espectro Pantaneiro” com composições próprias. Em 2016 participou do circuito Sonora Brasil, com o grupo Violas Singulares, em turnê nacional. No mesmo ano, integrou o Primeiro Festival Nacional de Cultura Popular/ Interculturalidades em Niterói, no Rio de Janeiro. Em 2018 lança CD com gravaçaõ de peças com viola de cocho e escaleta.