Valdivino Miranda

Em 1990 o artista plástico Valdivino Miranda (Itiquira – MT) começou sua trajetória profissional depois de frequentar o Ateliê Livre, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde aprendeu com artistas mais experientes, como Nilson Pimenta. Valdivino é natural de Itiquira e desde jovem nutre paixão pela pintura. Seus trabalhos de maior destaque são marcados pela recorrência de figuras zoomorfizadas.

Sendo assim, as imagens expressam mudança e transformação: de um mesmo tronco com forma animal surgem vários braços e pernas alongadas e entrelaçadas com várias cabeças humanas. As telas também flertam com a cultura e as paisagens mato-grossenses. Ao longo da carreira participou de diversas exposições e bienais do circuito nacional, entre elas a Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba (SP), na edição de 2010.

O artista também foi premiado no XIX Salão Jovem Arte Mato-grossense, em 2000, e teve três pinturas selecionadas para a edição de 2013, sendo elas: “Amor de peixe”, “Amamentação do ser marinho” e o “Beijo do polvo”. Também integrou exposições no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco (PE), no Museu de Arte Moderna da Bahia (BA); e do Salão Unama de Pequenos Formatos, em Belém (PA).

Andre Santana

Andre Santana

André Garcia Santana, 30 anos, reside em Cuiabá desde 2012. Estudou jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é, atualmente, assessor de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *