Pintor e desenhista o artista Wander Melo(Rondonópolis – MT, 1962) foi revelado pelo III Salão Jovem Arte Mato-grossense, realizado em Cuiabá em 1978. Participou de diversas edições do evento, recebendo prêmio destaque na XVIII delas. Também fez parte do XI Salão de Artes Plásticas do Mato Grosso do Sul, onde recebeu menção honrosa. Em 1998 integrou a exposição “Retratando Mato Grosso”, na fundação Unesco em Porto, Portugal.
Já em 2000 fez parte da mostra “Artistas do Século”, no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT). Nesse mesmo ano realizou sua primeira exposição individual, ”Cabral e Convidados”, com 50 trabalhos a revisitar assuntos do momento brasileiro atual. O trabalho também foi apresentado na Uniceub, em Brasília, em 2000.
Suas obras foram expostas em diversas cidades do Brasil, uma delas, inclusive, chegou à 27ª Bienal de São Paulo (SP). Sua temática expressa preocupação tanto com os problemas sociais como ecológicos, pois retrata cenas da flora e fauna do Pantanal mato-grossense. Também registra temas do cotidiano: fatos corriqueiros ou históricos. Em relação à forma, sua pintura às vezes rompe com a tridimensionalidade cartesiana.