Nilson Pimenta

Chegou com a família a Mato Grosso aos seis anos de idade. Em paralelo ao trabalho na roça, Nilson Pimenta(Caravelas BA 1957) aprende a desenhar de forma autodidata. Em 1978, já estabelecido em Cuiabá, aprimora o traço e inicia-se na pintura, sob orientação de Aline Figueiredo e Humberto Espíndola. A pintura levou-o a trabalhar como guarda-vigilante e depois como supervisor do Ateliê Livre da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Em 1981 torna-se orientador do Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da instituição. Desde o início de sua carreira destaca-se como artista naif, recebendo diversos prêmios em salões. A imersão da figura humana na sua paisagem de inconfundível grafismo, nos anos 1980 e 1990, não impede que a cor forme com este uma trama cerrada, em que predominam azuis, verdes e marrons.

Seu trabalho é movimentado por uma crispação dramática, e seu olhar, contemporâneo e ágil nos temas que representa, pode ir desde um casamento no Pantanal até os crimes em série do “motoboy” paulistano. Participou da Bienal Naifs do Brasil (1988 e 2000) e da “Mostra do Redescobrimento” Brasil 500 (2000). Nilson faleceu em dezembro de 2017, vítima de um ataque cardíaco.

Check Also

Wender Carlos

A paixão pela arte começou em 1992, aos 11 anos, no Ateliê Livre da Universidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *