Nilson Pimenta

Chegou com a família a Mato Grosso aos seis anos de idade. Em paralelo ao trabalho na roça, Nilson Pimenta(Caravelas BA 1957) aprende a desenhar de forma autodidata. Em 1978, já estabelecido em Cuiabá, aprimora o traço e inicia-se na pintura, sob orientação de Aline Figueiredo e Humberto Espíndola. A pintura levou-o a trabalhar como guarda-vigilante e depois como supervisor do Ateliê Livre da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Em 1981 torna-se orientador do Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da instituição. Desde o início de sua carreira destaca-se como artista naif, recebendo diversos prêmios em salões. A imersão da figura humana na sua paisagem de inconfundível grafismo, nos anos 1980 e 1990, não impede que a cor forme com este uma trama cerrada, em que predominam azuis, verdes e marrons.

Seu trabalho é movimentado por uma crispação dramática, e seu olhar, contemporâneo e ágil nos temas que representa, pode ir desde um casamento no Pantanal até os crimes em série do “motoboy” paulistano. Participou da Bienal Naifs do Brasil (1988 e 2000) e da “Mostra do Redescobrimento” Brasil 500 (2000). Nilson faleceu em dezembro de 2017, vítima de um ataque cardíaco.

Andre Santana

Andre Santana

André Garcia Santana, 30 anos, reside em Cuiabá desde 2012. Estudou jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é, atualmente, assessor de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *