O Chafariz foi construído em 1871 para serventia pública, por ordem do presidente da província Dr. Francisco José Cardoso Júnior. Era alimentado por um aqueduto que para ele canalizava a água de um reservatório que nasce nas cercanias da Santa Casa de Misericórdia, captando os filetes das nascentes do Córrego “Maranhão” e, constituindo assim, umas das mais antigas fontes de abastecimento de água de Cuiabá.
Até 1910 forneceu água à população do bairro e, assim como outros chafarizes que já existiam pela cidade servia como equipamento urbano importante, uma vez que apresentam a função de lazer para as famílias cuiabanas ao mesmo tempo em que expressava complexidades da sociedade escravista da época. Isso porque, permitia o encontro de classes, criando um espaço de construção da identidade local.
Localizado na Praça Bispo José Antônio dos Reis, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), o chafariz do Mundéu tornou-se, ao longo do tempo, depósito de equipamentos de funcionários públicos que dão manutenção aos jardins nas imediações. Em 2019, contudo, passou por um processo de revitalização, que manteve as suas características originais.