Alunos do ICE vistam a Assembleia Legislativa

O programa “Por Dentro do Parlamento” da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu, na manhã desta quarta-feira (13), 37 estudantes da 6ª série do ensino fundamental do Instituto Cuiabano de Educação (ICE). Eles visitaram a sede do Parlamento acompanhados da professora Dalana Ribeiro Almeida. 

Eles, de acordo com a coordenadora do Programa, Raquel Juliano Jassniker,são a primeira turma a visitar a ALMT dentro do Programa em 2024. Segundo ela, a iniciativa da vista à Assembleia Legislativa partiu do próprio ICE. 

“O intuito do programa é mostrar aos estudantes o que é o Poder Legislativo. A interação dos alunos é importante. É através dela que o aluno leva o conteúdo aprendido aos pais, formando novos ideais que a Casa legislativa tem à sociedade”, disse Raquel Juliano. 

Raquel Juliano disse que o “Por Dentro do Parlamento” tem novidades para todo o ano de 2024. Entre elas, está o da inserção no site da Assembleia Legislativa de um banner convidando as escolas e a sociedade para visitar o Parlamento. Além disso, o programa deve levar o “Por Dentro do Parlamento” até as escolas”, disse. 

A professora Dalana Ribeiro de Almeida destacou que o programa vem ao encontro do que o ICE pratica no dia a dia com os alunos. Segundo ela, a política é importante e será imprescindível às vidas das crianças. 

“Trabalhar política com os alunos da 6ª série é muito proveitoso. É o momento que eles estão aprendendo história, tanto da Grécia como de Roma. É nesse momento que eles estão estudando a democracia. Por isso, é fundamental que conheçam esse trabalho do Parlamento estadual”, disse Dalana Ribeiro. 

Na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, os alunos foram recepcionados pelo assessor parlamentar da Assembleia Legislativa, Leôncio Pinheiro Neto. Ele falou um pouco sobre a importância do exercício da cidadania para os estudantes. A estratégia utilizada foi a de perguntas e respostas. 

Entre os questionamentos feitos por Pinheiro foi se os alunos sabiam o que é cidadania. Entre as várias respostas, uma chamou a atenção, a da aluna Isabele. Ela respondeu que cidadania é “o conjunto de direitos e deveres do cidadão”. Já para o estudante Pablo é “dever de os estudantes ajudarem os pais nas tarefas dentro de casa”.  

Além de aprender e compreender um pouco das ações legislativas empreendidas por cada um dos 24 parlamentares, os 37 alunos fizeram um périplo e conheceram também o Instituto Memória do Poder Legislativo, o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour e a Rádio Assembleia FM-89,5. 

As instituições de ensino (público e privado) e a sociedade civil organizada que desejam conhecer a história da Assembleia Legislativa, por meio do Programa Por Dentro do Parlamento, podem agendar a visita pelo e-mail institucional pordentrodoparlamento@al.mt.gov.br e ainda pelos telefones (65) 3313-6282 e 6288.   

O programa “Por Dentro do Parlamento” foi criado pela Resolução 4.867/2017. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a participação social de estudantes e cidadãos no processo legislativo. Na visita, eles conhecem um pouco da história do Parlamento estadual e a função que cada um dos 24 deputados desenvolve no plano legislativo.  


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *