Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Operação realizada em Cuiabá prende dez condutores embriagados na madrugada deste sábado (23)

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Dez motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante a operação Lei Seca, que ocorreu simultaneamente em dois pontos da Avenida das Torres, em Cuiabá, na madrugada deste sábado (23.03). A fiscalização é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-MT). 

Na ação realizada na avenida das Torres, na altura do bairro Santa Cruz II, sete motoristas foram presos alcoolizados. Uma pessoa também foi presa por porte de droga, desobediência e desacato e outra por uso de documento falso.

Também foram confeccionados 35 autos de infração de trânsito e realizados 76 testes de alcoolemia. Dos 75 veículos fiscalizados, 24 foram autuados e 24 removidos (22 carros e 2 motocicletas). 

Já na mesma avenida, mas no perímetro do bairro Recanto dos Pássaros, foram três prisões por embriaguez. Neste ponto, 53 multas foram aplicadas e 101 pessoas passaram pelo teste do bafômetro. Os agentes também abordaram 97 veículos, autuaram 36 e removeram 28 (23 carros e 5 motos). 

A ação contou com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Barra do Garças faz homenagem à mãe da primeira-dama de MT com unidade “Euridice Gomes SER Família Criança”

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Na visita da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, ao município de Barra do Garças, no Araguaia, nesta sexta-feira (22.03), foi feita a assinatura do Termo de Adesão do projeto contraturno da segunda unidade do programa SER Família Criança do Estado, e também do Termo de Aceite de mobiliários e materiais permanentes para o Lar dos Idosos.

Acompanhada da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, Virginia Mendes foi recebida pelo prefeito Adilson Gonçalves e pela primeira-dama Leila Batista, além do prefeito do município de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo, e da primeira-dama Adriana Lima.
 
Virginia Mendes recebeu do município a homenagem com o nome de sua mãe, Euridice Gomes SER Família Criança, onde 1.000 crianças, entre quatro e doze anos, serão atendidas.

“Fiquei muito emocionada quando soube que a unidade de Barra do Garças vai receber o nome da minha saudosa mãezinha. Gratidão ao prefeito Adilson, à primeira-dama Leila, ao meu querido amigo Benier, ao vereador Zé Gota e a todos os vereadores por essa homenagem tão especial. Com certeza, o contraturno escolar vai mudar a vida das crianças e das famílias”, disse Virginia Mendes.
 

O investimento do Governo do Estado na nova unidade possibilitará o atendimento com atividades extracurriculares, como já ocorre no projeto piloto de Poconé. Somente em programas e projetos sociais, em pouco mais de cinco anos, o atual Governo já investiu mais de R$ 13 milhões.
 
“As crianças terão acesso a profissionais habilitados para o desenvolvimento das atividades que incluem oficinas lúdicas, cognitivas, segurança alimentar, esportivas e culturais, além de contribuir com a rotina das famílias, pois as crianças são atendidas no contraturno escolar”, explicou Virginia Mendes.
 

“Agradeço ao governador Mauro Mendes por todo apoio e esforço para concretizar esse projeto em mais um município”, agradeceu a primeira-dama do Estado.

O prefeito ressaltou o dia como histórico e destacou a atenção da primeira-dama do Estado e do governador Mauro Mendes.
 

“Hoje é um dia histórico para o nosso município, e ainda não estou acreditando. A ação na Vila Maria tem o DNA da dona Virginia, tenho certeza de que a gestão do governador Mauro Mendes é um sucesso, primeiro porque ele é um bom gestor, e segundo pelo olhar diferenciado para o próximo, por isso que a senhora, dona Virginia, é uma pessoa tão querida em nosso Estado, uma mãe para a população mais vulnerável”, disse o prefeito.

Para a secretária Grasielle Bugalho, o primeiro passo para a implantação do SER Família Criança na cidade é fruto de vontade e persistência.

“Era perceptível a vontade de Barra Garças aderir ao projeto Ser Família Criança. A gente sabe que para atender bem um município como esse, o projeto tinha que ter outra versão, até porque vai atender o município vizinho, Pontal do Araguaia. A história de superação do local escolhido se confunde com a história da primeira-dama Virginia Mendes, porque o nome Euridice traz isso. Quantas e quantas vidas serão abençoadas com toda garantia de aprendizado e segurança alimentar que o projeto prevê”, disse a secretária.

A primeira-dama Virginia Mendes e comitiva visitaram a Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo AMTJJP, desenvolvido na Academia Gracie Barra, que conta com o projeto ‘Transformando e Resgatando Vidas’, com mais de 50 paratletas, sob o comando do policial aposentado e paratleta, Elcirlei Luz Silva. O projeto já representou o Estado em mais de 48 países, como Emirados Árabes Unidos, Japão e Estados Unidos, além de várias competições nacionais com inúmeras medalhas.
 

A agenda de visitas finalizou com a vistoria nas obras de reforma do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, onde o Governo Estadual e o município estão investindo R$ 6,8 milhões.

“Mais uma vez agradeço à população barra-garcense pela recepção e fico feliz em saber que aqui a gestão municipal está trabalhando e olhando para os que mais precisam de atenção”, reconheceu Virginia Mendes.

Também participaram da agenda o vice-prefeito de Barra do Garças, Sivirino Souza, e sua esposa, Profª Silvania Souza, o padre Cristiano Ribeiro Dias, vereadores, secretários municipais, o comandante do 5º Comando Regional da PM, Cel. André Dorileo, o comandante da 1ª companhia independente de Bombeiros Militar, major André Luiz Dechamps, e população em geral.


 

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Primeira-dama de MT participa da adesão de Barra do Garças ao SER Família Criança que levará nome de sua mãe

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Na visita da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, ao município de Barra do Garças, no Araguaia, nesta sexta-feira (22.03), foi feita a assinatura do Termo de Adesão do projeto contraturno da segunda unidade do programa SER Família Criança do Estado, e também do Termo de Aceite de mobiliários e materiais permanentes para o Lar dos Idosos.

Acompanhada da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, Virginia Mendes foi recebida pelo prefeito Adilson Gonçalves e pela primeira-dama Leila Batista, além do prefeito do município de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo, e da primeira-dama Adriana Lima.
 
Virginia Mendes recebeu do município a homenagem com o nome de sua mãe, Euridice Gomes SER Família Criança, onde 1.000 crianças, entre quatro e doze anos, serão atendidas.

“Fiquei muito emocionada quando soube que a unidade de Barra do Garças vai receber o nome da minha saudosa mãezinha. Gratidão ao prefeito Adilson, à primeira-dama Leila, ao meu querido amigo Benier, ao vereador Zé Gota e a todos os vereadores por essa homenagem tão especial. Com certeza, o contraturno escolar vai mudar a vida das crianças e das famílias”, disse Virginia Mendes.
 

O investimento do Governo do Estado na nova unidade possibilitará o atendimento com atividades extracurriculares, como já ocorre no projeto piloto de Poconé. Somente em programas e projetos sociais, em pouco mais de cinco anos, o atual Governo já investiu mais de R$ 13 milhões.
 
“As crianças terão acesso a profissionais habilitados para o desenvolvimento das atividades que incluem oficinas lúdicas, cognitivas, segurança alimentar, esportivas e culturais, além de contribuir com a rotina das famílias, pois as crianças são atendidas no contraturno escolar”, explicou Virginia Mendes.
 

“Agradeço ao governador Mauro Mendes por todo apoio e esforço para concretizar esse projeto em mais um município”, agradeceu a primeira-dama do Estado.

O prefeito ressaltou o dia como histórico e destacou a atenção da primeira-dama do Estado e do governador Mauro Mendes.
 

“Hoje é um dia histórico para o nosso município, e ainda não estou acreditando. A ação na Vila Maria tem o DNA da dona Virginia, tenho certeza de que a gestão do governador Mauro Mendes é um sucesso, primeiro porque ele é um bom gestor, e segundo pelo olhar diferenciado para o próximo, por isso que a senhora, dona Virginia, é uma pessoa tão querida em nosso Estado, uma mãe para a população mais vulnerável”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Gota.
 

Para a secretária Grasielle Bugalho, o primeiro passo para a implantação do SER Família Criança na cidade é fruto de vontade e persistência.
“Era perceptível a vontade de Barra Garças aderir ao projeto Ser Família Criança. A gente sabe que para atender bem um município como esse, o projeto tinha que ter outra versão, até porque vai atender o município vizinho, Pontal do Araguaia. A história de superação do local escolhido se confunde com a história da primeira-dama Virginia Mendes, porque o nome Euridice traz isso. Quantas e quantas vidas serão abençoadas com toda garantia de aprendizado e segurança alimentar que o projeto prevê”, disse a secretária.
 

A primeira-dama Virginia Mendes e comitiva visitaram a Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo AMTJJP, desenvolvido na Academia Gracie Barra, que conta com o projeto ‘Transformando e Resgatando Vidas’, com mais de 50 paratletas, sob o comando do policial aposentado e paratleta, Elcirlei Luz Silva. O projeto já representou o Estado em mais de 48 países, como Emirados Árabes Unidos, Japão e Estados Unidos, além de várias competições nacionais com inúmeras medalhas.
 

A agenda de visitas finalizou com a vistoria nas obras de reforma do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, onde o Governo Estadual e o município estão investindo R$ 6,8 milhões.

“Mais uma vez agradeço à população barra-garcense pela recepção e fico feliz em saber que aqui a gestão municipal está trabalhando e olhando para os que mais precisam de atenção”, reconheceu Virginia Mendes.

Também participaram da agenda o vice-prefeito de Barra do Garças, Sivirino Souza, e sua esposa, Profª Silvania Souza, o padre Cristiano Ribeiro Dias, vereadores, secretários municipais, o comandante do 5º Comando Regional da PM, Cel. André Dorileo, o comandante da 1ª companhia independente de Bombeiros Militar, major André Luiz Dechamps, e população em geral.


 

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Programação do Complexo Arena Pantanal tem eventos esportivos e Páscoa Abençoada do SER Família

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Arena Pantanal será palco de atrações esportivas e de lazer nos próximos dias. A agenda inclui mais uma semifinal do Campeonato Mato-grossense, no domingo (24.03), com o jogo entre Cuiabá e Luverdense, e na próxima quarta-feira (27.03), recebe o duelo do time cuiabano pela Copa Verde. Já no ginásio Aecim Tocantins acontece uma competição de CrossFit no sábado (23.03) e no domingo (24.03). A agenda inclui ainda a Páscoa Abençoada, ação do liderada pela primeira-dama de Mato Grosso, que começa no domingo (24.03), no entorno do estádio.

Confira a programação nos espaços do Complexo Esportivo gerido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT):

Jogos na Arena Pantanal

No domingo, às 17h30, o Cuiabá faz o jogo de volta contra o Luverdense pela semifinal do Campeonato Mato-grossense. Por ter vencido a equipe de Lucas do Rio Verde na partida de ida, o time cuiabano está em vantagem na disputa por uma vaga na grande final da competição estadual.

Os ingressos para a semifinal custam a partir de R$ 10 (meia entrada) e são vendidos por meio de plataforma que permite cadastrar a face do torcedor, já que o acesso aos jogos do Cuiabá depende de reconhecimento facial (link aqui). No dia do jogo, haverá também stand da loja em frente ao portão A, no setor Oeste da Arena Pantanal.

O time que se classificar para a final enfrentará o vencedor do duelo entre União e Mixto, que acontece no próximo sábado (23.03), às 18h, em Rondonópolis.

A Arena Pantanal será ainda palco da partida do Cuiabá pela Copa Verde, na próxima quarta-feira (27.03), às 19h (horário MT). O Dourado enfrenta o Brasiliense no jogo de volta das quartas de final da competição entre equipes das regiões Norte e Centro-Oeste, que é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Para se classificar à semifinal da Copa Verde, o Cuiabá pode ser superado por até dois gols de diferença, pois goleou o Brasiliense por 4 a 1 no jogo de ida, que ocorreu na noite dessa quarta-feira (20.03). Atualmente, a competição assegura ao vencedor uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil.

O time cuiabano também se prepara para sua estreia na Copa Sul-Americana, em jogo na Arena Pantanal a ser agendado entre os dias 2 e 4 de abril. A primeira partida do Dourado na competição internacional será contra o Lanús, da Argentina.

CrossFit no ginásio Aecim Tocantins

A competição de Cross Fit Spunky Games, ou Jogos coraJosos na tradução literal, será realizada no ginásio Aecim Tocantins, no sábado (23.03) e no domingo (24.03), a partir das 8h.

O evento reunirá cerca de 800 atletas da modalidade de todo o país, que competem em uma variedade de atividades, como levantamento de peso olímpico, pulo de caixas, subida de corda, exercícios de força, ginásticos e com ergométricas.  

Para acompanhar e torcer no evento, o ingresso é solidário, sendo 2 kg de alimento não perecível por pessoa. Os alimentos arrecadados serão revertidos para doação a entidades filantrópicas. 

Páscoa Abençoada do SER Família no entorno da Arena 

O lado externo da Arena Pantanal, entre os portões F e G no setor Leste, abriga a Páscoa Abençoada do SER Família. Idealizada pela primeira-dama Virgínia Mendes e executada pelas Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a ação conta com cenários e shows sobre temas da páscoa.

O lançamento do evento ocorre neste domingo (24.03), a partir das 19 horas. A visitação segue aberta até o próximo sábado (30.03), com abertura das atividades diariamente das 18h às 22h.¿

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

PM resgata duas pessoas e prende quatro por trabalho análogo à escravidão e crime ambiental

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Quatro pessoas foram presas, nesta sexta-feira (22.03), por policiais militares do 11º Batalhão, suspeitos por trabalho análago à escravidão, maus-tratos, ameaça e crime ambiental, na zona rural do município de Sinop (480 km de Cuiabá).  Duas pessoas, de 41 e 56 anos, foram resgatadas.

Conforme informações do boletim de ocorrência, as vítimas conseguiram fugir e foram localizadas às margens da MT-140. Elas relataram que eram mantidas em trabalho análogo à escravidão em uma propriedade rural em Bom Jardim entre os municípios de União do Sul e Cláudia, a mando de uma família. 

Uma das vítimas contou que trabalha com o suspeito há um ano e quatro meses, sem registro e que recebe apenas R$ 200 por mês. Segundo o relato das vítimas, os suspeitos não permitiam que eles mantivessem contato com familiares e constantemente eram ameaçados e agredidos com pedaços de mangueira ou facão. 

As vítimas também relataram que não eram devidamente alimentadas e dormiam em pequenos colchões jogados ao chão. Também contaram que eram obrigadas a desmatar a região e carregar caminhões com toras de madeira, sem nenhum tipo de equipamento de segurança ou folga durante a semana. 

As vítimas apresentavam diversos ferimentos pelo corpo. Uma delas foi contratada há 60 dias e nunca recebeu nenhum pagamento. Após a denúncia, os policiais militares se deslocaram até o endereço da família e autuaram os suspeitos em flagrante. 

No local, as equipes encontraram diversas toras de madeira e um barracão improvisado utilizado pelas vítimas. Além de uma motosserra, uma luneta, e diversos utensílios para equipamentos de arma de fogo. À PM, eles contaram que não possuem autorização de nenhum órgão competente para o desmate.  

Os suspeitos e as vítimas foram encaminhadas à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis. 

Disque-denúncia   

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Nova delegacia de Matupá é inaugurada com espaço mais amplo e moderno

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Polícia Civil inauguraram na manhã desta sexta-feira (22.03), a nova sede da Delegacia de Matupá. O evento contou com a participação de autoridades, imprensa e população da região. A unidade, que traz um novo padrão de estrutura, passa a contar com um espaço mais amplo, moderno e com melhores condições de atendimento aos servidores e cidadãos.

As tratativas para a construção da nova sede iniciaram no ano de 2018, após a estrutura do antigo prédio da delegacia apresentar problemas e se tornar inadequada para atender as necessidades da Polícia Civil na cidade.

As obras iniciaram em 2019 resultando em um prédio com estrutura física de 530 m², com 14 salas destinadas a cartórios, gabinetes, salas de investigadores, recepção, alojamento, cela para os presos, entre outros cômodos, atendendo toda uma estrutura para receber servidores e a população de maneira adequada, com mais conforto.

O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal e a obra iniciou no ano de 2019, por meio da união de esforços entre entidades e instituições locais e sociedade civil. A construção também contou com apoio da Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, que garantiu o trabalho de reeducandos com expertises e conhecimento em construção civil na execução da fundação, levantamento de paredes, cobertura e reboco.

Foram realizados diversos leilões de madeiras apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal, sendo os valores destinados para construção da delegacia, por decisão da Justiça com pareceres favoráveis do Ministério Público. A parte de acabamento da obra foi realizada mediante convênio com a Prefeitura de Matupá, que destinou recursos ao Conselho Comunitário de Segurança Pública para finalização da obra.

Na inauguração, o secretário de Segurança Pública, César Roveri, agradeceu a todos os envolvidos no projeto pela parceria e lembrou que nenhuma liderança se faz sozinho, destacando a importância de se ter uma instituição forte, que demanda bastante e que entende o que é necessário para se crescer no estado todo, seja em tecnologia, seja em viatura, armamentos e edificações, o que tem sido feito em todo estado.

“Somente quem pensa e quem sonha consegue realizar. Temos que destacar todos aqueles que idealizaram esse sonho lá atrás para estarmos vivendo esse momento hoje. É só um breve relato do que nós estamos fazendo em toda a região, são mais de R$ 80 milhões em investimentos em Matupá. O governador tem feito esse investimento em todas as áreas, mas em especial na Segurança Pública. Hoje todos os policiais possuem uma arma individual que é uma das melhores do mundo, que é a Glock, temos armas longas, viaturas, ou seja estamos em uma condição e um momento do estado muito bom”, disse o secretário.

Roveri ainda garantiu ao prefeito da cidade, Bruno Santos Mena, o fortalecimento da segurança na região com mais câmeras do Programa Vigia Mais MT. “Eu acho muito importante ter essa parceria com prefeitos que executam, prefeitos competentes e com as cidades que estão fazendo e executando o Vigia Mais MT, nós estamos assegurando esse reforço, porque realmente é necessário para todas as cidades, principalmente para aquelas que demonstram que querem e Matupá é uma das cidades que quer “, destacou.

A delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, destacou que a construção da nova delegacia é um grande exemplo do trabalho conjunto de diversos atores que se uniram em prol de um objetivo em comum. “Este edifício, Secretário Roveri, é mais do que tijolos e argamassa. É o símbolo de uma comunidade que valoriza a segurança, a dignidade e o conforto tanto da população quanto dos valorosos policiais civis que aqui irão trabalhar. Graças a este investimento, temos hoje uma delegacia moderna, bem equipada e preparada para enfrentar os desafios da segurança pública no século XXI”, disse a delegada-geral.

Acompanhando todas as etapas desde o início da idealização da nova delegacia, o delegado de Matupá, Geraldo Gezoni, lembrou que o planejamento para construção da Delegacia de Polícia e todos os desafios enfrentados ao longo do caminho até a finalização da obra. 

“Uma delegacia nova não é um ambiente aconchegante apenas para os servidores da Polícia Civil, pelo contrário é um ambiente agradável para a população. A Polícia Civil acolhe diariamente em suas dependências vítimas de todos os tipos de crime, seja para registro de boletins de ocorrência, seja para coleta de oitivas ou encaminhamento para exames de corpo de delito. O povo usa muito a estrutura da Delegacia de Polícia”, disse Gezoni. 

O prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, ressaltou que era um dia muita felicidade com mais um prédio público de qualidade entregue à população. “É uma honra poder fazer parte da história do município de Matupá ao lado de uma população que ajuda a trabalhar. Foram muitas instituições que contribuíram, lembrando que esta é uma obra que iniciamos em 2019, estamos em 2024 e ainda me lembro da primeira reunião para construção desta delegacia. Mandamos um recurso de mais de R$ 900 mil para a câmara de vereadores aprovar o repasse no Conseg a qual foi feito, um recurso muito bem fiscalizado pelos órgãos de controle. Então é muito importante quando toda a comunidade participa e é assim que nós trabalhamos em Matupá”, ressaltou.

A promotora de Justiça de Matupá, Rebeca Santana Rego, lembrou que a Polícia Civil é a porta de entrada para o cidadão e parabenizou todos que se empenharam para que a nova sede se tornasse uma realidade. “Quem conheceu a delegacia antiga, dispensa qualquer comentário sobre a necessidade de uma nova. A importância da Polícia civil para sociedade é incomensurável, uma vez que é a primeira porta que a comunidade bate, é o primeiro acesso à Justiça Criminal, portanto essa porta não podia manter as condições que tinha”, frisou.

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Dilmar Dal Bosco, disse que fez questão de comparecer à inauguração da nova sede da Delegacia de Matupá, por sempre acreditar e almejar o sucesso para a cidade. “É impressionante como o Estado de Mato Grosso tem investido nos servidores públicos, principalmente no bem-estar da vida pessoal dos nossos colaboradores, principalmente para dar qualidade de vida a nós mato-grossenses e na segurança pública do estado. Tenho certeza que esta obra aqui engrandece ainda mais a nossa Polícia Civil”, disse o parlamentar.

Já o delegado Regional de Guarantã do Norte, Waner dos Santos Neves, ressaltou que a nova estrutura reflete muito bem o que Matupá espera da Polícia Civil. “Com um prédio como este, a Polícia Civil está dando a resposta a importância e a confiança que a população tem na Polícia Civil. Hoje nós temos a estrutura, temos pessoal e sabemos cumprir nossa missão que é a investigação. Então é isso que nós vamos fazer, investigar e combater crimes e esse é o nosso compromisso com a população”, ressaltou o Regional 

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Força Tática apreende tabletes de maconha, cocaína e prende dupla por associação criminosa

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Policiais militares da Força Tática do 12º Batalhão apreenderam, na noite desta sexta-feira (22.03), oito tabletes de maconha, seis porções de pasta base de cocaína, em uma residência no bairro Monte Líbano II, em Sorriso (397 km de Cuiabá). Na ação, dois jovens, de 19 e 20 anos, foram presos por tráfico de drogas e associação criminosa. 

Por volta das 21h, as equipes realizavam patrulhamento de rotina na Avenida Novo Horizonte com a Rua Alameda, quando avistaram um dos jovens em atitude suspeita, que ao perceber aproximação dos policiais tentou se desfazer de uma embalagem. 

No entanto, durante a abordagem, o suspeito, de 20 anos, foi flagrado com uma porção de maconha e disse ser apenas usuário de drogas. Ele indicou o segundo comparsa, que seria o responsável pela comercialização e que na residência dele teria mais entorpecentes. 

Os policiais se deslocaram até o endereço e flagraram diversas porções e tabletes de entorpecentes no imóvel. O suspeito afirmou que estaria comercializando e armazenando para integrantes de uma organização criminosa. A dupla e todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência. 

Disque-denúncia   

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Comigrar reúne mais de 200 participantes para subsidiar políticas públicas para migrantes, refugiados e apátridas

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Mais de 200 pessoas participaram da segunda edição do Comigrar – Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia, realizada nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Na ocasião, foram eleitos oito delegados, sendo três do Governo Estadual e Municipal, três imigrantes e dois da sociedade civil organizada. Eles irão representar Mato Grosso na edição nacional promovida pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senajus/MJSP), em junho deste ano, em Foz do Iguaçu (PR). 

A secretária da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc/MT), Grasi Bugalho, que representou o Governo do Estado no evento, falou sobre a importância de se discutir políticas públicas voltadas para a questão da migração, e principalmente do atendimento e tratamento dos migrantes.

“Essa noção de migração vai se perdendo com as gerações e traz a noção de territorialidade, que a gente usa muito na Assistência Social. A gente transforma um território num lar, que dá significado para nossa existência. Tirando os povos indígenas, que nasceram aqui, todos nós somos migrantes, e essa pauta sobre migração é muito importante e é de todos nós. Nós sabemos que é uma pauta difícil, que precisa de política transversal, mas o fato de ser difícil nos dá mais coragem de buscar uma política pública efetiva”, completou.

O objetivo do evento estadual é promover discussões e produzir material consultivo e de referência para a formulação de políticas públicas voltadas ao tema, além subsidiar a elaboração do 1º Plano Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, que irá contar com propostas de todo país. A segunda edição de Mato Grosso reuniu migrantes venezuelanos, bolivianos, haitianos, indígenas, profissionais da rede de proteção, servidores da Segurança Pública, Saúde, Educação e sociedade civil.

A presidente da II Comigrar e membro da comissão organizadora, Cleidi Eliane de Souza, destaca que a escuta das propostas dos migrantes foi fundamental, enfatizando a importância do acesso ao idioma.

“Vamos trabalhar para proporcionar serviços que facilitem o acesso dos migrantes à língua portuguesa. Na área da educação, é essencial que os professores dominem outros idiomas, como inglês e espanhol, para garantir a comunicação. Da mesma forma, nos setores de saúde, sistema de justiça, assistência social e segurança pública, precisam contar com intérpretes para atender às necessidades dos estrangeiros. Havendo a necessidade de desburocratizar a regularização documental, pois assim facilitará o acesso aos serviços”.

Cleidi, que também é servidora da Saúde, expressa sua honra em exercer a função de presidente nesta segunda edição e, sobretudo, em contribuir para a defesa das propostas de saúde dos imigrantes em Mato Grosso. “Ouvimos atentamente suas necessidades e, a partir de agora, estamos cientes do que precisamos aprimorar para oferecer um melhor atendimento em saúde “. 

“A Conferência reforça o compromisso com os valores fundamentais de humanidade, dignidade e justiça. Somos testemunhas da coragem e esperança de cada pessoa afetada pela migração, refúgio e apatridia. A Comigrar também celebra o trabalho dos profissionais, pesquisadores, servidores públicos e organizações da sociedade civil que se dedicam a essa importante causa”, ressaltou o secretário-adjunto em exercício da Sesp, tenente-coronel Adonival Coelho. 

A primeira Comigrar ocorreu em 2014 e foi um marco para os órgãos e entidades envolvidos no tema. “Há uma década reunimos 150 pessoas para tratar dessa questão. Agora, expandimos esse número para estabelecer metas ambiciosas para políticas públicas Estadual e Nacional de migrações, refúgio e apatridia”, acrescenta o gestor. 

Tráfico de pessoas e trabalho escravo 

A migração irregular pode resultar em situações extremas, como situação tráfico de pessoas e a exploração do trabalho em condições análogas à escravidão. Com objetivo de combater esses crimes, o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netrap), que integra o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso (Cetrap/MT), atua recebendo denúncias, fazendo acolhimento, ajudando regularização documental, busca por trabalho e qualificação profissional.  

Segundo a coordenadora do Netrap, Maria José Garcia, está em fase de planejamento a instalação de um Posto Avançado em Cáceres, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Neste espaço, uma equipe interdisciplinar irá oferecer um atendimento humanizado aos migrantes, com o objetivo de identificar possíveis vítimas de tráfico de pessoas e oferecer encaminhamentos adaptados a cada situação. 

“Muitos migrantes evitam o contato com as autoridades devido à situação irregular em que se encontram. O Posto Avançado irá auxiliar na regularização de documentos, permitindo o acesso aos serviços básicos, como o SUS, por exemplo. Além disso, auxiliará na obtenção da carteira de trabalho, facilitando a reintegração deles ao mercado de trabalho e evitando que sejam submetidos a condições análogas à escravidão”, pontuou.

Recentemente, o esforço do Netrap resultou na inclusão de conteúdo relacionado ao enfrentamento ao tráfico de pessoas na grade curricular do curso de formação de alunos das instituições policiais e do Corpo de Bombeiros. 

“A Sesp, por meio do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, conseguiu incluir na grade curricular desses alunos temas que abordam o enfrentamento ao tráfico de pessoas e migração, de modo que os servidores, ao irem às ruas, estejam capacitados para identificar esses crimes. É importante destacar que o policial é quem tem o primeiro contato com uma vítima e, portanto, ele precisa ter um olhar diferenciado, sensível e saber dar os encaminhamentos corretos para as vítimas”, explica a coordenadora. 

Conferência Estadual 

Nesta edição, o tema foi “Cidadania em Movimento: Desafios e Perspectivas sobre Migrações, Refúgio e Apatridia”. Foram parceiros do evento a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso (Cetrap/MT), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

As principais deliberações estavam relacionadas à criação de mecanismos que possibilitem o acesso aos serviços e políticas públicas; regularização documental e efetivação das leis existentes; rede de atendimento preparados para acolher nos casos de violação de direitos; capacitação dos servidores sobre a temática, bem como oferta de cursos de idiomas; e ainda articulação entre as esfera de governo para atendimento, construção de estratégia e serviços voltados a essa população.

Também estiveram presentes na Conferência o delegado federal Cristiano Nascimento; Jean Keiji Uema, Secretário Nacional de Justiça; Paulo Illes, Coordenador-Geral de Política Migratória; Thais La Rosa, representante da Organização Internacional para as Migrações; Nikolas de Camargo Pirani, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); Mauro Verzelleti, representando as organizações da sociedade civil que trabalham com migrantes, refugiados e apatridias; David Rapu do Consul da Bolívia no município de Cáceres; Divanea Grangeiro Arruda, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Seduc; Duckson Jackson, representando os migrantes, refugiados e apátridas; Tatiane Barros Ramalho, conselheira Estadual da OAB-MT; Rita Chiletto, assessora de Assuntos Internacionais da Casa Civil; e Getúlio Pedroso, ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close