Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Governo investe R$ 15,7 milhões em obras de saneamento e vai impactar turismo em Nobres

by Almanaque Cuyabá 24 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O Governo de Mato Grosso vai investir R$ 15,7 milhões em obras de saneamento para o distrito de Bom Jardim, em Nobres. O objetivo do investimento é garantir distribuição de água potável e tratamento de esgoto para atender tanto a população local, quanto os turistas que visitam a região.

A obra será executada por meio do convênio assinado entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e a prefeitura de Nobres. No convênio também está prevista a construção de sistema de drenagem em diversas ruas de Bom Jardim. Tanto a rede de esgoto, quanto a de água potável, terão 14 quilômetros de extensão. 

Para complementar a rede, o Estado tem o planejamento de instalar uma Estação de Tratamento de Esgoto no distrito, garantindo a coleta, tratamento e destinação correta do esgoto.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, lembra que o Estado  tem feito vários investimentos na infraestrutura turística e que em Bom Jardim está sendo construída uma nova praça.

“Este governo investe em obras que vão melhorar a infraestrutura turística, mas que também vão trazer benefícios para os moradores locais. Investir em rede de água e de esgoto é investir na qualidade de vida da população”, afirma o secretário.

O distrito de Bom Jardim tem 1.857 habitantes, segundo dados do último censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estimativa é que a região receba em torno de seis mil turistas por mês.

Para garantir água suficiente para o abastecimento da população e dos turistas, serão construídos dois poços artesianos no distrito, em parceria com a Metamat.

Segundo o prefeito de Nobres, Leocir Hanel, a obra também vai permitir que, no futuro, seja possível asfaltar as ruas do distrito. “Esse investimento para o distrito de Bom jardim é fundamental para o desenvolvimento da região. Muito grato em estar sendo contemplado com esses recursos e no futuro vamos poder avançar para o asfalto”, afirma.

Impactos no turismo

O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, destaca que as obras de saneamento terão impacto positivo no turismo em Nobres, onde o distrito de Bom Jardim é o carro-chefe. A localidade é um dos principais destinos de ecoturismo de Mato Grosso. 

“Bom Jardim não tem asfalto, nem a Vila Roda d’Água. É importante a vinda desse saneamento e o asfalto, posteriormente, porque traz infraestrutura. A cidade sendo boa para o morador, vai ser boa para o turista. Além disso, aumenta a percepção de investimento do setor privado, que é estimulado pelas obras do Governo do Estado”, disse Wellaton. 

Além das obras de saneamento, o Estado está investindo na Praça de Bom Jardim e também realiza o levantamento junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a reabertura da Lagoa Azul. O objetivo do Governo é estruturar o distrito de Bom Jardim para gerar investimentos privados e atrair mais turistas. 

“Não basta o local ser bonito, é preciso infraestrutura ao turista. O consumidor quer buscar atrativos turísticos com facilidade de acesso e com infraestrutura básica. Não é apenas o turista que está buscando off-road ou turismo de aventura, o turismo de aventura pode estar presente em cidades estruturadas e é isso que o Governo do Estado está buscando”. 

Além da infraestrutura turística, o Governo tem ofertado crédito para o setor privado com taxa a menos de 1% ao mês para fomentar investimentos no setor. Por meio da Desenvolve MT, os empreendedores conseguem carência de até 12 meses.

Fonte: Governo MT – MT

24 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Procon Estadual promove reunião técnica para fortalecimento da defesa do consumidor em MT

by Almanaque Cuyabá 24 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promove na segunda e terça-feira (25 e 26.03) a 44ª Reunião Técnica de Procons de Mato Grosso. O evento acontece no Hotel Mato Grosso Palace, no centro de Cuiabá.

O evento reunirá em Cuiabá servidores do Procon Estadual, das 51 unidades de Procons Municipais e membros do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon). Além de promover a capacitação e aprimorar o atendimento prestado aos consumidores mato-grossenses, durante o evento também serão alinhados procedimentos e planejadas atuações em conjunto entre os órgãos.

Novas legislações consumeristas, golpes, energia elétrica (leitura na área urbana e rural, acúmulo de consumo e Termo de Ocorrência e Inspeção), garantia legal e contratual, transporte rodoviário de passageiros e fiscalização do comércio varejista são alguns dos assuntos sobre a defesa do consumidor que serão tratados durante o evento.  

A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, explica que temas relacionados à gestão e comunicação pública e às rotinas administrativas dos Procons também integram a programação. 

“Nas reuniões técnicas discutimos as novas legislações ligadas à defesa do consumidor e alinhamos entendimentos sobre a atuação dos Procons. Também buscamos soluções conjuntas para os problemas consumeristas que mais afetam os mato-grossenses. Nosso objetivo é qualificar e fortalecer o trabalho dos Procons. E para alcançarmos esses objetivos as reuniões técnicas são fundamentais”, destaca.

Programação

A 43ª Reunião Técnica de Procons inicia na segunda-feira (25), às 13h, no Hotel Mato Grosso Palace, no centro de Cuiabá. Após o credenciamento e cerimônia de abertura, a secretária da Setasc, Grasi Bugalho, fará a palestra “Gestão pública com foco no planejamento e gestão orçamentária”.

Na sequência, o conciliador de defesa do consumidor do Procon-MT, Jeferson Neves Alves, falará sobre o “Processo sancionador na prática”.

A reunião técnica prossegue com “Atualização das legislações consumeristas” e “Programas aprovados pelo Governo Federal (Desenrola, Fies Social e Celular Seguro”, a cargo da conciliadora de defesa do consumidor do Procon-MT e deputada federal, Gisela Simona.

Na terça-feira (26), a capacitação continua, com palestras das 8h às 17h.

Veja abaixo a programação completa:

Segunda-feira (25.03)

  • 13h: Credenciamento
  • 13h20: Abertura oficial da Reunião Técnica
  • 13h40: Apresentação dos Procons e seus representantes presentes no evento
  • 14h Gestão pública com foco no planejamento e gestão orçamentária (Grasielle Paes Silva Bugalho)
  • 15h: Intervalo
  • 15h20: Processo sancionador na prática (Jeferson Neves Alves)
  • 16h30: Atualização das legislações consumeristas (Gisela Simona Viana de Souza)
  • 17h10: Programas aprovados pelo Governo Federal: Desenrola, Fies Social, Celular Seguro (Gisela Simona Viana de Souza)
  • 18h: Encerramento
Terça-feira (26.03)
 
  • 08h: Fiscalização de defesa do consumidor e articulação e cooperação entre os órgãos de defesa do consumidor (Rogério Chapadense Liberalesso)
  • 08h40: Golpes – responsabilidade (Márcia Conceição dos Santos)
  • 09h10: Energia elétrica: processo de leitura de energia elétrica (urbano e rural), acúmulo de consumo, TOI – Termo de Ocorrência e Inspeção (Cristiane Vaz dos Santos)
  • 10h10: Intervalo
  • 10h30: Comunicação pública e dicas de entrevista (Léo Oliveira)
  • 11h30: Orientação sobre os relatórios mensais (Rogério Sena da Silva)
  • 12h: Almoço
  • 13h:30 Garantia legal e contratual (José Diego Rachid Jaudy Costa)
  • 14h: O direito do consumidor e o transporte rodoviário de passageiros (André Carvalho Rondon Badini);
  • 15h: Intervalo
  • 15h20: Fiscalização no comércio varejista (Ivo Vinícius Firmo)
  • 16h: Alinhamento (protesto em cartório, responsabilidade sobre pagamento boletos fraudados energia elétrica, seguros não contratados) (Márcia Conceição dos Santos)
  • 17h: Encerramento

Fonte: Governo MT – MT

24 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

SES-MT investe R$ 11,8 milhões na aquisição de microscópios cirúrgicos para hospitais estaduais

by Almanaque Cuyabá 24 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) investiu R$ 11,8 milhões na aquisição de sete novos microscópios direcionados à realização de procedimentos cirúrgicos nos hospitais administrados pelo Estado. Os novos equipamentos vão aprimorar o serviço prestado pelo Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e Hospitais Regionais de Rondonópolis, Cáceres e Sinop.

Além dessas unidades, o Hospital Central, que está em fase final de construção e será entregue em 2025, também será contemplado com o moderno equipamento cirúrgico.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, comemorou a aquisição dos equipamentos e reafirmou o compromisso de investir em tecnologia e capacitação profissional. 

“A compra desses equipamentos representa a melhora na assistência em saúde oferecida à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso, garantindo eficiência no serviço e, consequentemente, mão de obra qualificada. Esse investimento vai permitir que mais pessoas tenham acesso aos procedimentos cirúrgicos, devido à alta precisão alcançada nesses equipamentos e à realização de cirurgias avançadas e complexas”, destacou.

O secretário Adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, explicou que a entrega dos equipamentos integra uma série de ações que visam fortalecer o atendimento na rede estadual. 

“Executamos um conjunto de ações que, somadas aos demais investimentos realizados pela SES, objetivam o aperfeiçoamento na prestação de serviços à população. É um investimento que também engloba a formação dos profissionais que vão operar esse instrumento cirúrgico, já que é ofertado treinamento dentro da unidade para o seu manuseio”, disse.

No Hospital Regional de Rondonópolis, onde o novo equipamento já está operando, a diretora Milena Polizel disse que a aquisição do equipamento vai favorecer o núcleo e dinamizar as ações na unidade. 

“Em 2022, nós realizamos mais de 5.747 cirurgias e chegamos no quantitativo de 6.628 em 2023, um aumento significativo. Com essa aquisição, a tendência é continuar atendendo cada vez mais pacientes e proporcionar mais qualidade com equipamentos de última geração”, avaliou.

Fonte: Governo MT – MT

24 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Sema-MT realiza manhã de atividades com crianças sobre a importância da água para a vida

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) realizou, neste sábado (23.03) uma manhã de atividades para crianças de 3 a 10 anos sobre o Dia Mundial da Água, que foi celebrado nesta sexta-feira (22). A “Oficina de pintura em papel semente” aconteceu no Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá.

“A gente fez essa oficina com as crianças para realmente plantar essas sementes do cuidado com a água, nas várias formas que a gente tem, desde em casa, no campo ou até mesmo participando das políticas públicas”, explicou a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema-MT, Juliana Carvalho.

Segundo a superintendente, conversar com as crianças é realmente pensar em um futuro para a água com qualidade e abundância.

Inspirada na campanha da Agência Nacional das Águas (ANA) deste ano, que teve como tema “A Água nos Une, o Clima nos Move”, a oficina integra uma série de atividades realizadas pela Sema-MT e parceiros com objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do recurso hídrico para a vida.

“A nossa motivação é a educação ambiental. Nós trabalhamos para despertar as pessoas para o cuidado e o uso responsável dos bens que a natureza nos oferece. A água é um bem da natureza, um elemento fundamental. Já imaginou a vida sem água?”, comentou a técnica da Sema-MT e educadora popular em Educação Ambiental, Maria Dulce Resende.
Karla Silva – Sema-MT

Durante a oficina, as crianças puderam aprender, por meio da música, de uma curta trilha até o Rio Cuiabá e da pintura em aquarela com papel semente (papel artesanal, reciclado e biodegradável que leva sementes em sua composição), sobre o caminho percorrido pela água. 

João Pedro, 7 anos, visivelmente entusiasmado com a pintura em papel semente, contou que gostou tanto da atividade que a levará para casa, onde continuará seu desenho de floresta. “Achei muito legal. Estou aprendendo bastante”.

A superintendente Juliana explicou que o objetivo das atividades foi mostrar para as crianças, jovens e todas as pessoas que se inscreveram na oficina que todo o caminho da água para chegar até a torneira. 

“A água tem todo um processo, nasce, corre até os rios e renova o ciclo com as chuvas. Então, essa foi uma atividade para lembrar que precisamos cuidar de todo esse ciclo para mantermos a nossa água com qualidade e quantidade”, acrescentou Juliana.

Todas as atividades programadas pela Sema-MT contam com a parceria do Programa REM MT, Águas Cuiabá, Museu de História Natural e Secretaria de Estado de Cultura/Grupo Eccos.

Confira aqui a galeria de fotos da oficina.

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Mais de 400 estudantes participam do aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l 2024

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou a abertura oficial das aulas do Pré-Enem Digit@l 2024, na manhã deste sábado (23.03), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Mais de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram do evento e receberam no evento o kit material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios simulados.

Outras quatro cidades também deram o pontapé inicial ao aprendizado neste sábado, que são: Várzea Grande, Cáceres, Juína e Rondonópolis. Nas outras dez cidades polos sob jurisdição das Diretorias Regionais de Educação (DREs) vão ocorrer de acordo com o cronograma estabelecido por cada uma até o dia 27 de março. Cada DRE fará a transmissão dos aulões em suas páginas oficiais no Youtube.

O coordenador estadual da Seduc-MT, Daniel Monteiro, agradeceu aos estudantes pela disponibilidade de estar presente no primeiro aulão do Pré-Enem Digit@l. Ele aproveitou para destacar o avanço que a Educação de Mato Grosso está tendo a cada dia para montar um futuro melhor aos jovens e adolescentes da Rede Estadual de Ensino.

“Eu estou emocionado em ver esse auditório lotado de jovens em um sábado de manhã. Muitos poderiam ter escolhido dormir até mais tarde, mas decidiram mudar a sua história de vida participando desse aulão. Isso mostra que o Governo do Estado de Mato Grosso está no caminho certo com o investimento de R$ 14 milhões com aquisição de kit material de estudo e até lanche durante as aulas do Pré-Enem Digit@l”, disse.

Em Mato Grosso, cerca de 17 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos se inscreveram no curso preparatório. Durante os nove meses do Pré-Enem vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
 

O estudante do 3° ano do Ensino Médio, Vinicius Gabriel Leite de Souza, de 17 anos, disse que está ansioso para as aulas no decorrer do ano. A indecisão na escolha entre três cursos o faz ter determinação e garra para conseguir a vaga tão esperada na UFMT.

“Esse projeto da Seduc dá a oportunidade de conseguir a vaga que sempre sonhei na Universidade Federal. O meu desejo é conseguir vaga de engenharia, medicina ou seguir uma carreira militar e, para esses cursos, as notas exigidas são altas. Então estou empenhado em assistir todos os aulões e em casa estudar mais e sei que vou conseguir”, afirmou Vinicius Gabriel ,da Escola Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.

Já o estudante Guilherme de Melo do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, disse que a graduação que mais se identifica é na área de Computação.

“Eu decidi me inscrever para assistir as aulas do Pré-Enem porque dá uma força a mais do que estudar na escola e em casa, assim consigo garantir a nota exigida para a área que quero. Mas, muitas vezes, o aluno estuda, é inteligente, mas não tem disciplina e determinação. Eu acredito que os estudos não andam sem a disciplina”, afirmou o estudante.

Na conferência de abertura na Capital, a professora doutora Ana Carolina Nunes Ardenghi ministrou uma palestra com o tema “Ler, Escrever, Estudar: desafios na preparação para o Enem”. A mentora faz parte do programa de pós-graduação em estudos da linguagem da UFMT. A educadora tem vasta experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Análise do Discurso e Linguística.

“A responsabilidade de atender as expectativas de tantos sonhos que estão aqui é muito grande, mas é uma honra abrir esse evento de grande importância na vida profissional dos estudantes com uma palestra inicial que destrava muitas dúvidas”, afirmou Ana Carolina.

O evento de abertura do Pré-Enem Digit@l 2024 contou com a apresentação cultural das bandas da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e da Escola Estadual Militar Tiradentes.  

Estiveram presentes diretores, coordenadores e professores das escolas da Rede Estadual de Ensino, além da equipe da Seduc-MT, como a secretária adjunta de Gestão Educacional Nadine Moreira e secretária adjunta de Gestão Regional Mozara Zasso.

Pré-Enem Digit@l MT

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Em 2023 foram disponibilizadas 10 mil vagas e, em 2024, são cerca de 17 mil vagas. As aulas são presenciais, aulas on-line durante o ano letivo, além de plantão tira-dúvidas.
 

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Bombeiros fazem visita técnica e ações de prevenção contra incêndios florestais no Pantanal

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso deu início nesta semana às primeiras ações de prevenção e conscientização sobre o uso irregular do fogo na região do Pantanal. Por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), a corporação se reuniu com entidades para debater sobre formas de prevenção contra os incêndios florestais, a fim de reduzir ao máximo o impacto no meio-ambiente.

“Estamos nos antecipando para identificar os principais problemas, as estruturas disponíveis para o período de resposta, bem como estudando a possibilidade de capacitação de mais brigadistas e promover a educação ambiental para as populações ribeirinhas. É um trabalho contínuo que precisa ser feito em conjunto com as comunidades e demais órgãos para garantir efetividade”, pontua a tenente-coronel Pryscilla Jorge Machado de Souza, comandante do BEA.

A corporação se reuniu em Poconé (a 104 km de Cuiabá) com representantes do Ministério Público, Sindicato Rural, Sesc Pantanal, Secretaria do Meio Ambiente Municipal, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pousadas da região ao longo da semana.

“É muito importante essa integração porque o combate de incêndios florestais não é feito sozinho. O Sesc Pantanal já é um velho parceiro das instituições locais, principalmente do Corpo de Bombeiros, e temos reforçado essa parceria desde 2020. Juntamos as forças, conseguimos melhores resultados. O Pantanal precisa desse esforço conjunto por ser um território extenso que apresenta dificuldades geográficas”, diz o ecólogo Alexandre Enout, gestor da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal.

A tenente-coronel ressalta também que o BEA faz o monitoramento diário dos focos de calor para planejar as ações de prevenção e combate de incêndios florestais no Pantanal e demais regiões no Estado. Segundo ela, este monitoramento contribui para a execução de ações mais assertivas, o que era impossível há alguns anos.

“Desde 2022, o BEA conta com um centro de monitoramento com tecnologia de ponta. Todos os dias temos atualizações de focos de calor no Estado. Assim, estamos sempre em alerta para os incêndios florestais e podemos encaminhar com mais eficiência equipes do BEA ou acionar bombeiros de outras regiões do BEA”, explica a comandante.

Além das reuniões, o BEA também fez uma visita técnica às regiões que costumam ser mais afetadas na época mais crítica do ano, com alta nos incêndios florestais.

Reunião do Comitê do Fogo

Também nesta semana, o Comitê de Gestão do Fogo realizou a primeira reunião deste ano para a apresentação de balanços das ações realizadas pelos órgãos-membro em 2023, como também para promover as discussões acerca do planejamento de combate aos incêndios florestais em 2024.

“Ampliamos os recursos ano a ano para o combate de incêndios florestais. Desde 2019, são mais de R$ 240 milhões investidos para o combate de crimes ambientais e já estamos fechando o orçamento para 2024. Mato Grosso passa por mudanças climáticas, o que tem resultado em longos períodos de seca. Precisamos combater esses focos e princípios de incêndios o quanto antes, por isso essa integração entre as entidades é tão importante”, disse o presidente do Comitê, o secretário-executivo da Sema, Alex Marega.

O Comitê Estado de Gestão do Fogo tem como objetivo promover ações de prevenção, monitoramento e combate de incêndios florestais em Mato Grosso. Fazem parte do comitê: Sema, Corpo de Bombeiros, instituições públicas, empresas privadas, ONGs e entidades de classe.

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Estande de MT é sucesso em negócios e ajuda empresários a prospectar parcerias

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Com cozinha show, sorteio de vouchers de pescaria all inclusive e brindes, além de muitos negócios B2B (de empresários para empresários), o estande do Governo de Mato Grosso no Pesca & Companhia Trade Show foi um sucesso de ativações para divulgar a marca do Estado. A ação gerou  negócios aos mais de 50 empresários de todos os cantos do Estado que foram ao evento. A feira é a maior do turismo de pesca da América Latina e  aconteceu de 21 a 23 de março, em São Paulo.

Proprietário do Hotel Recanto Dourado, em Cáceres, Adenizio Sousa, disse que esta é a primeira vez que o Governo do Estado participa com um estande espaçoso e cheio de atrativos. 

“Esse ano teve essa inovação e fomentou que as empresas do Pantanal pudessem participar desse estande maravilhoso e trazer o nosso produto do lá do interior para São Paulo, no evento com pescadores e turistas de todos os lugares. Há muita troca de informações entre os empresários, atingimos um público interessante e é importante manter conexões no nosso setor”.

Todos os dias foram realizados sorteios de kits com copos térmicos, camisas de pescaria UV, bolsas e sacolas e os prêmios mais disputados, que são diárias all inclusive de três dias de pescarias em pousadas de Mato Grosso, tanto no Araguaia, quanto no Pantanal e na Amazônia mato-grossense. Essas premiações variam de R$ 5 mil a R$ 10 mil. 

Outra atração do estande foi o apresentador do Fish TV e vice-presidente da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, Betinho Oliveira. Ele produziu as famosas “atado de mosca”, que são iscas feitas com linha de anzol em formato de peixes. Geralmente são usadas na pesca do dourado e da cachorra. 

“Nessa modalidade, quem leva a isca é a linha, pois é mais pesada. Na outra modalidade é o contrário, quem leva a linha é a isca, é o contrário. Enquanto essa aqui, a linha leva a isca, a outra a isca é que leva a linha, ou a chumbada. Essa não tem peso, por isso que chama fly, de mosca que voa. Esse é o grande prazer. O pescador faz a sua própria isca e participa muito mais do processo. É muito mais gostoso, é lúdico, uma terapia e une a família, pois as crianças adoram”.


 

Além disso, também foi realizado show com o cantor Johnny Everson, happy hour com a Louvada, que doou as bebidas, e a cozinha show com pirararucu na manteiga com purê de batatas. Por dia, foram 20 quilos de peixe. 

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Seciteci leva comitiva com representantes de 12 municípios para a maior feira de cidades inteligentes do Brasil

by Almanaque Cuyabá 23 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) participou da Smart City Expo Curitiba, com uma comitiva de representantes do Governo e de 12 cidades mato-grossenses que já haviam sido premiadas como municípios inovadores através do Prêmio Cidades Inovadoras. O evento é o maior sobre cidades inteligentes do Brasil e aconteceu entre 20 e 22 de março.

Os municípios que participaram do evento foram: Nortelândia, Campinápolis, Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sinop.
 

Com o tema “Reinventando cidades para todos”, a quinta edição do Smart City Expo Curitiba foi realizada no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, e reuniu representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil. O objetivo do evento foi buscar soluções para reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. Além disso, o evento oferece oportunidades de networking, apresentação de projetos inovadores e troca de conhecimento entre os participantes.

O Seciteci também teve participação na programação, por meio da uma palestra ministrada pelo secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec Benitez. Durante a palestra, o secretário destacou diversos aspectos relacionados à inovação e desenvolvimento tecnológico em Mato Grosso como o próprio Prêmio Cidades Inovadoras, o Programa “FIC_DEV”, o  Prêmio Inova, o Projeto HackaMT e o Parque Tecnológico de Mato Grosso.
 

Allan enfatizou o potencial de Mato Grosso no estímulo à pesquisa científica e à criação de produtos inovadores.

“Estamos revelando ao Brasil o vasto potencial que Mato Grosso possui no campo da ciência e tecnologia, através de iniciativas e projetos que ampliam nossa capacidade científica e tecnológica, especialmente em áreas cruciais para o progresso sustentável do Estado”, ressaltou o secretário.
 

Durante o evento, o estande do Governo de Mato Grosso recebeu inúmeras visitas de empresários, investidores, gestores públicos e estudantes de várias regiões do país.

Raúl López, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE), coordenador do Comitê de Inovação e Tecnologia e membro do conselho de administração da instituição. Grande conhecedor do mercado brasileiro, onde vive a trabalho há mais de uma década, ele foi um dos empresários que passou pelo estande do Governo. 
“Estamos em uma missão comercial de empresas espanholas e portuguesas buscando conhecer estados parceiros que são ricos em desenvolvimento e possuem interesse em um tópico tão essencial como sustentabilidade. E um deles obviamente é Mato Grosso”, explicou Raúl.
Quem também marcou presença na feira foi o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, que falou sobre a ideia inovadora do município mato-grossense.
 

“Primavera levou a tecnologia para a educação. Com aulas de drone, as salas ‘maker’ e impressoras 3D para envolver a moçada no contraturno escolar e despertar o interesse do ensino fundamental principalmente nas profissões do futuro”, disse o prefeito.

A nova edição foi promovida pela iCities e além dos mais de 65 expositores, foi inaugurado o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira da maior premiação global dedicada às cidades inteligentes. No total, foram 15 finalistas divididos nas categorias: Cidade Inteligente; Cidade Sustentável; Igualdade Social; Mobilidade Urbana; Transformação Digital e Inovação.

Fonte: Governo MT – MT

23 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close