Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Conscientização: bate-papos conduzidos por juíza abordam violência contra a mulher em Cuiabá

by Almanaque Cuyabá 25 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A comunidade acadêmica da Universidade de Cuiabá teve a oportunidade de participar do bate-papo “Violência contra a mulher: sua ocorrência, identificação e soluções”, conduzido pela Juíza Hanae Yamamura de Oliveira, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, na manhã de sexta-feira (22). O encontro foi o segundo deste tipo realizado pela magistrada, dentro das atividades voltadas ao Mês da Mulher.
 
Um dos destaques do evento foi a divulgação da pesquisa realizada pelo Comitê de Análise dos Feminicídios do Estado de Mato Grosso, que revela dados alarmantes: nos primeiros meses de 2024, Mato Grosso registrou nove feminicídios. 
 
A juíza informou que a pesquisa foi realizada a pedido da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher/TJMT), com base nos dados retirados dos painéis PE-Feminicídio e Violência Doméstica e Litígio Analítico, ambos do Sistema OMNI (Sistema de Ciência de Dados desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso). A pesquisa foi apresentada à sociedade em 06 de março de 2024, no auditório Gervásio Leite, durante a Palestra: “Feminicídio e a atuação com perspectivas de gênero; ruptura com o jogo de cartas marcadas.”
 
O estudo apurou o quantitativo de crimes do período entre janeiro e maio de 2023 nas comarcas de Cáceres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda, Paranaíta, Sorriso, Sapezal, Barra do Bugres, Campo Verde, Paranatinga, Várzea Grande e Cuiabá e ouviu familiares de 16 vítimas de feminícído. O resultado mostrou que 40% das mulheres possuíam o Ensino Médio, 80% tinham renda, dessas 73% sustentavam o lar e 87% tinham filhos. Além disso, a grande maioria, 93%, já tinham ouvido falar da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). Em 67% dos casos, a família já tinha ciência de episódio de violência sofridos pela vítima.
 
A análise dos resultados evidencia que a violência psicológica muitas vezes precede o assassinato da mulher (86,67% dos casos). A magistrada alerta que nesses casos não houve uma escalada de violência, em que o autor da agressão começou com violência psicológica, evolui para agressão física e culmino em feminicídio.
 
Durante os encontros, a juíza Hanae Yamamura de Oliveira abordou diversos aspectos relacionados à violência contra a mulher, desde uma análise da Lei Maria da Penha passou pelas diferentes formas de violência (Física, Sexual, Psicológica, Patrimonial e Moral), abordou as fases do ciclo de violência (tensão – agressão – lua de mel), e estratégias para sair dessa situação, além de medidas protetivas disponíveis às vítimas e os canais de comunicação da Rede de Enfrentamento, que são:
 
Contados da Rede de atendimento em MT
 
Ligue 190: para pedidos de socorro com urgência ou emergência;
 
Ligue180 – Central Nacional da Mulher;
 
Ligue 181 – Central Estadual da Mulher;
 
Patrulha Maria da Penha da PMMT: (65) 9.9987-4092
 
Conselho Estadual da Mulher: (65) 9.9339-8098 ou e-mail [email protected]
 
Poder Judiciário: Ouvidoria da Mulher 0800 647 1420
 
Deensoria Pública: Núcleo de Defesa da Mulher LIGUE (65) 9.9805-1031
 
Ministério Público: Ouvidoria das Mulheres LIGUE 127 ou (65) 9.9259-0913
 
Mês da Mulher – O primeiro bate-papo “Violência contra a mulher: sua ocorrência, identificação e soluções” ocorreu na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFMT, no dia 13 de março. Hanae Yamamura de Oliveira realizou duas sessões para as turmas da manhã e da noite.
 
A juíza Hanae Yamamura de Oliveira reiterou seu compromisso em continuar promovendo esses diálogos, proporcionando conhecimento, conscientização e fortalecimento da rede de apoio às mulheres vítimas de violência, em um esforço conjunto para construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Na sexta-feira (22) à tarde, foi uma das participantes de um programa de entrevista ao vivo na Rádio CBN em um estúdio bolha montado no Pantanal Shopping, em Cuiabá, para dar visibilidade à campanha #JuntosPorElas, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto colorida. Magistrada está em uma sala de aula em pé e ministra a palestra. É possível ver alguns participantes de costas, sentados em cadeiras. 
 
Alcione dos Anjos
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

25 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Governo de MT apresenta oportunidades de negócios a governo chinês para expandir comércio exterior

by Almanaque Cuyabá 25 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, se reuniram com representantes do Governo Chinês, nesta segunda-feira (25.03), em Pequim, para estreitar o relacionamento entre os governos e prospectar a diversificação de mercados para a exportação de novos produtos mato-grossenses para a China. 

Esta foi a segunda visita de autoridades do Governo de Mato Grosso à China em menos de seis meses. Em novembro de 2023, o governador Mauro Mendes liderou uma missão,  com representantes dos setores produtivo e industrial do Estado, visando a abertura de novos mercados e a consolidação de parcerias existentes. Na ocasião o Governo de Mato Grosso também participou da maior feira de exportação da China, a China Internacional Import Expo (CIIE).

Em reunião com o presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e Subprodutos Animais (CFNA), Cao Derong, nesta segunda-feira, os representantes do Governo ressaltaram a importância de Mato Grosso para a segurança alimentar mundial. Mato Grosso é o estado que mais preserva o meio ambiente e produz alimentos. 

Com apoio da CFNA, o Governo de Mato Grosso busca ampliar o comércio exterior com a China por meio da diversificação de mercados para além do que já é exportado atualmente, como grãos, algodão e carne, e apresentou as oportunidades de negócio no Estado.

A comitiva mato-grossense também se reuniu com o vice-prefeito de Pequim, Gao Peng. Este foi o primeiro encontro entre representantes de Mato Grosso e da cidade chinesa nos últimos 10 anos.
 
Na reunião, o município chinês apresentou empresas interessadas em investir em Mato Grosso. O vice-prefeito também pontuou a intenção de estabelecer relações comerciais para importação e exportação de produtos manufaturados e industrializados, atendendo, principalmente, aos setores do agronegócio, construção e logística.

A última agenda do dia foi o evento Invest In Mato Grosso, direcionado a empresários locais, que contou com abertura realizada pelo vice-governador Otaviano Pivetta. A programação envolveu a apresentação das potencialidades de Mato Grosso e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que recebeu autorização para funcionamento na semana passada. Ainda, contou com um painel sobre as oportunidades no setor industrial de Mato Grosso.

Fortalecimento de parcerias

Desde o ano passado, diversas empresas chinesas têm vindo a Mato Grosso conhecer municípios para futuros investimentos e as instalações da zona de livre comércio. 

Em dezembro de 2023, o Governo de Mato Grosso assinou, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), um memorando de entendimento com a Província de Hainan para promover o intercâmbio e a cooperação entre as ZPEs. O objetivo é fortalecer a cooperação para facilitar o fluxo ordenado de mercadorias, serviços, capital, talentos e outros elementos.

Neste mês de março, duas comitivas chinesas, compostas, ao todo, por 14 empresários, estiveram em Mato Grosso avaliando as oportunidades de comércio e investimento.

Com a liberação da ZPE para funcionamento e a agenda da comitiva estadual na China, a expectativa é de que, nas próximas semanas, diversas empresas chinesas visitem Mato Grosso para conhecer o Estado e analisem a instalação de indústrias e acordos de parcerias para fornecimento de tecnologia.

Comitiva de MT

A comitiva estadual também é composta pela consultora internacional do Estado para a China, Ariana Guedes e representantes da Fiemt, da Assembleia Legislativa, do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). 

Ainda, participaram das reuniões o embaixador do Brasil em Pequim, Marcos Bezerra Abbott Galvão, e outros representantes da Embaixada Brasileira.

Fonte: Governo MT – MT

25 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Primeira-dama de MT destaca que Páscoa Abençoada do SER Família foi planejada para inspirar fé e união

by Almanaque Cuyabá 25 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Um domingo diferente na capital mato-grossense, às vésperas de uma das datas mais celebradas pelos cristãos em todo o mundo. O lançamento da Páscoa Abençoada do SER Família, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, trouxe o espírito da fé, com um projeto pensado para reflexão de uma das maiores entregas de amor: o sacrifício de Jesus Cristo por toda uma nação. Mesmo com a chuva, a população marcou presença.

Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes, ao lado dos filhos Ana Carolinne Mendes, Luis Antonio Mendes, acompanhado da namorada, Eduarda Fornari, e Maria Luiza, com a amiga Maria Messias, deram início à semana de visitação na Arena Pantanal, com um espaço temático de Páscoa para que a população viva momentos únicos de confraternização. A convite da primeira-dama, o padre Bruno Costa, da Canção Nova, ministrou a bênção na inauguração.

O projeto é executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), através de emenda parlamentar do deputado estadual Beto Dois a Um.

“De coração, agradeço ao deputado Beto Dois a Um pelo apoio, à secretária Grasi e sua equipe da Setasc, minha equipe da Unaf, o secretário adjunto David Moura e os servidores da Secel pela dedicação. Nesta última semana da quaresma, as famílias poderão desfrutar de um espaço temático, pensado com muito carinho, assim como fizemos no Natal Abençoado”, afirmou a primeira-dama.

Ela também falou sobre a felicidade de realizar mais uma ação de Governo. “Estou feliz por mais esse projeto e agradeço ao Governo do Estado por abraçar essa ideia. Sou grata a Deus por mais essa oportunidade que temos de aproximarmos a população da fé, por meio dessa ação. Todo esse amor de Jesus por nós, e de Deus que deu seu único filho, demonstra o que sempre trago sobre o SER: a Superação, a Esperança e o Respeito, que mesmo nós não merecendo, Eles nos deram”.

O governador Mauro Mendes desejou a todos uma Semana Santa abençoada e falou sobre o espaço organizado para receber milhares de visitantes. “Esse lugar foi preparado com muito amor, com muito carinho. Ele foi idealizado pela minha esposa para trazer um pouco desse lado lúdico, mas acima de tudo, o lado fé, da Páscoa, e do grande sentido que essa data tem para todos nós. Que esse espaço possa inspirar a vida dos milhares de pessoas que por aqui irão passar, e que tenhamos uma Semana Santa abençoada”.

A Páscoa Abençoada do SER Família traz onze cenários temáticos, incluindo o Religioso; Confeitaria do Coelho; Fábrica de Chocolate; Ilha de Páscoa, apresentações e outros. O espaço inaugurado neste domingo ficará aberto à visitação até o dia 30 de março, das 18h às 22h, e a entrada é gratuita.

Participaram da cerimônia os deputados federais Gisela Simona e Abílio Junior; os deputados estaduais Beto Dois a Um, Claudio Sena e Dr. Eugênio; a secretária da Setasc, Grasielle Bugalho; o secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri; o secretário da Secel, Jefferson Neves; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessando Borges; o comandante do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho; o vereador Dilemário Alencar; secretários adjuntos; crianças e adolescentes dos projetos sociais Instituto Reação e Rede Cidadã da Sesp; população e imprensa.

 

Fonte: Governo MT – MT

25 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Projeto Sorriso contra violência doméstica premia alunos nesta segunda

by Almanaque Cuyabá 25 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Nesta segunda-feira (25), às 14h, será realizada a premiação do concurso de desenhos do projeto “Sorriso contra a violência doméstica”. O evento ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 124, Centro Sul. Mais de três mil desenhos concorrem à premiação.

Segundo a  promotora de Justiça Fernanda Pawelec, o projeto é realizado pelo Ministério Público em parceria com a administração municipal de Sorriso. O concurso vai premiar os quatro primeiros colocados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os prêmios variam entre bolsas para realização de cursos de inglês, informática, tablet e kit escolar.

“Para viabilização da iniciativa, contamos com a participação de vários patrocinadores, como CNA, Wizard, Oxford, Sindicato Rural de Sorriso, CDL, ACES, Cenaic e Kumon. O concurso foi um sucesso graças ao envolvimento de todos”, destacou a promotora de Justiça.

O projeto, segundo ela, teve como objetivo principal trabalhar com crianças e adolescentes, entre o 5º e 9º anos do ensino fundamental, as questões e conceitos envolvendo a violência doméstica e familiar. “Além da exposição de todas das obras artísticas criadas pelos candidatos e premiação dos melhores trabalhos, vamos utilizar esses desenhos para compor uma cartilha informativa sobre violência doméstica, ilustrada pelos alunos do Município”, acrescentou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

25 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Programa de formação em Justiça Restaurativa encerra 3º módulo com 20 novos facilitadores

by Almanaque Cuyabá 25 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O Judiciário de Mato Grosso agora passa a contar com 20 novos facilitadores de Círculos de Construção de Paz, com encerramento, na sexta-feira (22 de março), do terceiro módulo do Programa de Formação em Justiça Restaurativa, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça, por meio do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (Nugjur).
 
O programa está estruturado em sete módulos e tem a finalidade de promover o projeto “Servidores da Paz” para realização de Círculos de Construção de Paz entre os servidores.
 
Conforme a instrutora, Claudete Pinheiro, foram três dias intensos de formação com aulas teóricas e práticas. “Hoje, nesta etapa de círculos menos complexos, os facilitadores puderam vivenciar cada etapa dos círculos de forma prática, participando de círculos pequenos e círculos maiores. Uma imersão total em que puderam vivenciar cada etapa, se conhecer e conhecer o outro também, esclarecendo todas as dúvidas, e saem daqui preparados para atuarem como facilitadores”, destacou.
 
O servidor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadani (Cejusc) do Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá, Thadeu Guerra, conta que aprendeu muito com a formação, principalmente a conhecer e respeitar a individualidade do colega de trabalho. “Como facilitador saímos daqui prontos para ajudar na nossa rotina de trabalho, ajudando nosso gestor, inclusive, e também a tratar melhor todos os jurisdicionados que precisam dos nossos serviços”, avaliou.
 
Para servidora da 5ª Vara Criminal do Fórum de Várzea Grande, Maria Fátima de Almeida Campos, a formação foi uma oportunidade única de aprendizado. “A gente aprendeu muita coisa, por exemplo, como vou trabalhar o atendimento às pessoas que dependem da Justiça? Porque a gente percebe que há um conflito na mente das pessoas e o que nós aprendemos no treinamento é que não existe o certo, nem o errado. Nosso papel será ouvir as pessoas que vêm de um conflito grande do lado de fora e poder auxiliá-las de uma forma harmoniosa para que possam ter uma convivência melhor em sociedade”, explicou.
 
Na próxima etapa do programa, o Módulo IV: Estágio e Supervisão, os participantes terão aulas na modalidade Ensino a Distância (EaD) práticas circulares supervisionadas.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1- foto colorida dos facilitadores durante formação prática de círculos de Construção de Paz. Imagem 2- servidor que participa da formação do programa concedendo entrevista à TVJUS.
 
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

25 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Mutirão da Conciliação Ambiental terá quatro edições em 2024

by Almanaque Cuyabá 25 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O Mutirão da Conciliação Ambiental, organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), terá quatro edições em 2024. A iniciativa ocorrerá nas datas de 1º a 5 de abril, de 1º a 5 de julho, de 23 a 27 de setembro e de 2 a 6 de dezembro, na sede do Ministério Público do Estado (MPMT), em Cuiabá.

O Mutirão é voltado para os casos mais complexos de infrações ambientais e oferece àqueles que têm interesse em conciliar soluções nas três esferas de responsabilização: civil, administrativa e penal. A conciliação só é possível com o imediato compromisso de regularização ou correção da infração e reparação do dano, independentemente do valor da multa aplicada.

A ação é realizada em parceria entre o órgão ambiental, Polícia Judiciária Civil, MPMT e Poder Judiciário, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Como funciona 

Quem tiver um processo de infração ambiental tramitando deve procurar a Sema-MT e manifestar interesse em conciliar, indicando medidas corretivas a serem adotadas para reparar o dano ambiental. O autuado deve enviar a proposta de medidas corretivas para o e-mail: [email protected]

A proposta é analisada pelo Núcleo de Conciliação Ambiental (NUCAM-MT) formado por servidores do órgão ambiental. Se o documento estiver de acordo com as regras do Programa de Conversão de Multas, o interessado deve assinar um Termo de Compromisso Ambiental (TCA).  

O Mutirão não é o único momento em que é possível buscar a conciliação. Durante todo o ano, os interessados podem procurar a Sema-MT para agilizar o processo de encerramento de conflitos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-7349.

Fonte: Governo MT – MT

25 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Boas práticas: presidente e corregedor-geral recebem prêmios da Corregedoria Nacional de Justiça

by Almanaque Cuyabá 25 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, receberam das mãos do corregedor nacional da Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, os troféus alusivos ao Prêmio “Corregedoria Ética”, edição 2023, na manhã desta sexta-feira (22 de março), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
 
Os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha e Rodrigo Roberto Curvo, o juiz auxiliar da Presidência, Tulio Duailibi Alves Souza e a juíza Maria Rosi de Meira Borba também compuseram a comitiva do TJMT.
 
O Poder Judiciário de Mato Grosso recebeu duas premiações e três menções devido a iniciativas inovadoras desenvolvidas ao longo do ano passado, que incentivaram o cumprimento das Metas Nacionais do CNJ. Os projetos premiados na categoria “Boas Práticas” foram “Capacitação de Inclusão no Trabalho de Pessoas com Deficiência” e “Núcleo de Atendimento a magistradas e servidoras vítimas de violência doméstica – Espaço Thays Machado”.
 
O primeiro projeto premiado pelo “Corregedoria Ética” está alinhado à diretriz estratégica 10, que consiste em informar à Corregedoria Nacional as medidas adotadas para o desenvolvimento de ações de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciários, enquanto o segundo, se enquadra na diretriz estratégica 8, que compreende o informe das adoções de prevenção e enfrentamento à violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras à Corregedoria Nacional.
 
A presidente do TJMT comemorou o reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da humanização do atendimento à população que busca por Justiça. “A entrega dessas premiações demonstra que o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso está caminhando na direção certa, com foco na entrega não só da prestação jurisdicional, mas de uma entrega que de fato enxergue o cidadão com a dignidade e o respeito que lhe são devidos, com atenção às necessidades reais de cada um, seja por meio da inclusão de pessoas com deficiência ou pelo trabalho de prevenção e combate à violência contra a mulher. Estamos muito felizes em estar aqui hoje recebendo esse reconhecimento, que serve de motivação para continuarmos cada vez mais aprimorando essas boas práticas”, declarou a desembargadora Clarice Claudino.
 
Menções honrosas
 
A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT) também ganhou três menções honrosas em razão de projetos e ações que atendem às diretrizes estratégicas 2, 3 e 13. A diretriz estratégica 2 diz respeito aos protocolos institucionais entre os Tribunais e as serventias extrajudiciais com o intuito de otimizar e documentar as medidas de desjudicialização e desburocratização, por meio de práticas relativas aos meios consensuais de solução de conflitos. A CGJ-TJMT foi mencionada em virtude do Programa “Regularizar”, que entre suas ações facilitou a entrega de mais de 8,1 mil títulos para a regularização de propriedades rurais e imóveis urbanos em 36 municípios do Estado. O Programa Regularizar também estabeleceu um provimento objetivando a regularização do parcelamento do solo urbano, destravando o processo de emissão da titularidade.
 
As ações sobre a adequação dos cartórios quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e correspondem a meta 3 também foram mencionadas de forma honrosa, com as criação de um relatório de autodiagnostico com questionamentos para checar se os serviços extrajudiciais estão atendendo a legislação, servindo inclusive como fundamento para as correições realizadas pela Corregedoria.
 
A criação de um painel de população carcerária também recebeu destaque. Essa ação atende a diretriz 13, e tem entre os parceiros da CGJ-TJMT, o Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (DAPI) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF). A diretriz consiste na apresentação do relatório analítico dos processos de presos provisórios pendentes de julgamento, no prazo de 90 dias, apontando o tempo médio de tramitação. O painel une dados do BNMP e do PJE e auxilia na fiscalização do cumprimento desse prazo.
 
O corregedor-geral lembrou que a Justiça mato-grossense foi destaque em razão de projetos robustos, que visam uma justiça mais célere e humanizada. “É o reconhecimento da produtividade e dos desafios superados no ano de 2023. Desafios relacionados à regularização fundiária, à proteção de dados dos cidadãos que são atendidos pelos cartórios, questões delicadas e de urgência relacionadas às vítimas de violência, o trabalho com os nossos egressos e a inclusão de pessoas com deficiência. Projetos estes que aproximam o judiciário do cidadão, trazem bem-estar social, igualdade e resgatam a dignidade humana, como é preconizado a todos”, avaliou.
 
Lançamento de livro – Ainda na passagem pela sede do Conselho Nacional de Justiça, a presidente e o corregedor-geral do TJMT e os demais magistrados participaram do lançamento do livro “Sistema Eletrônico do Registro Público e sua Regulamentação”. Trata-se de um compêndio de artigos redigidos por magistrados, juristas, notários, registradores, acadêmicos e operadores do Direito, sob a coordenação do ministro Luis Felipe Salomão, abordando o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp).
O Sistema foi instituído pela Lei nº 14.382, de 27 de junho de 2022 e, aos poucos, vem redesenhando a burocracia e a segurança jurídica e introduzindo uma revolução na documentação e autenticação, à medida que o mundo avança na era digital.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira foto: Da esquerda para a direita, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva; o corregedor nacional da Justiça, ministro Luis Felipe Salomão; a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva e a presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados( Amam), juíza Maria Rosi de Meira Borba. Eles estão sorrindo para a foto, em pé, em uma sala do CNJ, cuja logomarca está afixada na parede. Os desembargadores seguram troféus que receberam do ministro. Segunda foto: Da esquerda para a direita, o juiz auxiliar da Presidência, Tulio Duailibi Alves Souza; o desembargador Juvenal Pereira da Silva, o desembargador Rodrigo Roberto Curvo; o ministro Luis Felipe Salomão; a presidente Clarice Claudino da Silva, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e a juíza Maria Rosi de Meira Borba. Todos estão em pé, sorrindo para a foto, em uma sala do CNJ.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

25 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação começa nesta terça-feira (26); veja a programação

by Almanaque Cuyabá 25 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) divulgou a programação completa com a lista de palestrantes e moderadores da Conferência Estadual de CT&I de Mato Grosso. O evento ocorre nos dias 26 e 27 de março, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

A Conferência é a etapa estadual de um conjunto de discussões para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), e ações a serem executadas até 2030.

Já ocorreram eventos preparatórios no âmbito municipal e regional, onde foram construídos espaços de diálogo com especialistas e reflexões sobre os temas propostos, dessa forma, identificando a situação atual e as recomendações a serem incluídas no documento final durante a Conferência Nacional, que neste ano acontece em Brasília (DF), no mês de junho.

O tema geral da V CNCTI é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

Confira a programação completa:

26 de março | Manhã
8h | Recepção
8h30 | Abertura oficial
9h | Painel: “Panorama geral da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso” – Palestrante: Allan Kardec, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso   
11h | Aprovação do Regimento da Conferência Estadual de C,T&I
12h | Intervalo Almoço

26 de março | Tarde
13h30 | Recepção
Início do Painel I – Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Moderador: Darlan Guimarães
14h | Talk I – Modernização da Infraestrutura de P&D no Mato Grosso – Palestrante: Rodrigo Zanin
14h15 | Talk II – Formação e Capacitação em Ciência, Tecnologia e Inovação – Palestrante: Paulo Ramalho
14h30 | Talk III – Redução de Assimetrias Regionais em CT&I Estadual – Palestrante: Profa. PHD. Liliane Alcantara
14h45 | Talk VI – Desenvolvimento de Tecnologias Disruptivas em Biotecnologia, Nanotecnologia e IA – Palestrante: Ailton Terezo
15h | Perguntas e Debates
15h45 | Coffee break
Início do Painel II – Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas – Moderador: Rogério Alexandre Nunes dos Santos
16h | Talk I – Colaboração CT&I e Empresas por meio de Parques Tecnológicos – Palestrante: Henrique Kops Zahner
16h15 |Talk II – Criação e consolidação de Empresas Inovadoras com apoio dos Ambientes de Inovação  – Palestrante: Naiara Galliani
16h30 | Talk III – Integração de Mecanismos de Fomento à Inovação e Contrapartidas Empresariais – Palestrante: Camyla Piran
16h45 |  Perguntas e Debates
17h| Encerramento do dia

27 de março | Manhã
8h | Recepção
Início do Painel III – Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos estaduais – Moderador: Joaquim Manoel
8h30h | Talk I – Redução de Vulnerabilidades em Cadeias Produtivas Estratégicas (alimentos e indústria) – Palestrante: Anderson Lombardi
8h45 | Talk II – Desenvolvimento sustentável da região Amazônica – Palestrante: Rita Chiletto
9h |  Perguntas e Debates
9h30 | Coffee Break
Início do Painel IV – Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social – Moderadora: Jaqueline Albino
9h45 | Talk I – Ampliação do Apoio da Ciência em Políticas Públicas – Palestrante: Sandro Benedito Sguarezi
10h | Talk II – Difusão da Conectividade e Capacitação Digital no Mato Grosso – Palestrante: Sandro Luís Brandão Campos
10h15 | Talk III – Apoio a Arranjos Produtivos Locais com Institutos Tecnológicos – Palestrante: Keiko Okamura
10h30 | Talk IV – Inovação para Segurança Alimentar e Erradicação da Fome no Mato Grosso – Palestrante: Raquel Aparecida Loss
10h45 | Perguntas e Debates – Moderador: Anderson Gomes
12h | Intervalo Almoço

27 de março | Tarde
13h30 | Recepção
14h | Apresentação do documento prévio da Conferência e considerações finais
15h45 | Coffee break
16h | Painel 5ª CNCTI: Rumo a Conferência Nacional – Palestrante: Anderson Gomes – Secretário-Geral Adjunto da 5ª CNCTI
17h | Encerramento

A Conferência Estadual de CT&I é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

O evento conta com apoio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), do SESI, do Senai, do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Parque Tecnológico Mato Grosso e do  Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Fonte: Governo MT – MT

25 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close