Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados ao lidar com abelhas, marimbondos e vespas

by Almanaque Cuyabá 17 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) alerta a população sobre a necessidade de adotar medidas de precaução ao lidar com insetos agressivos, como abelhas, marimbondos e vespas. 

Em 2023, o CBMMT registrou um total de 1.287 ocorrências relacionadas a esses insetos em todo o Estado, evidenciando a importância de estar ciente das medidas apropriadas a serem tomadas em caso de encontro com esses animais.

Em primeiro lugar, é essencial evitar movimentos bruscos ao se deparar com insetos agressivos. Gestos agitados podem ser interpretados como uma ameaça, desencadeando reações defensivas por parte desses insetos.

Ao trabalhar em áreas propensas a encontrar insetos agressivos, como jardins ou áreas rurais, é recomendado usar roupas protetoras. Utilize calças compridas, mangas longas, luvas e sapatos fechados para minimizar o risco de picadas. Essas medidas simples podem oferecer uma camada adicional de proteção.

Outra precaução importante é manter alimentos e bebidas cobertos quando se está em ambientes abertos. Os insetos são atraídos pelo cheiro e podem se tornar uma presença indesejada durante as refeições ao ar livre.

Educar as crianças sobre os insetos agressivos também é um papel fundamental na prevenção a picadas. É importante que as crianças sejam ensinadas a reconhecer esses bichos, a manter a calma diante de um encontro e a relatar imediatamente a presença deles a um adulto responsável. A conscientização é a chave para evitar situações perigosas.

Caso encontre um ninho em sua propriedade, é recomendável buscar a ajuda de profissionais especializados, como bombeiros ou controladores de pragas. Esses especialistas possuem o treinamento e os equipamentos adequados para avaliar a situação, determinar o melhor curso de ação e realizar a remoção ou controle dos insetos de forma segura. Esses insetos podem se tornar altamente agressivos, uma vez que estão protegendo seu território e sua prole.

Como agir em caso de picadas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o quadro de intoxicação por picada de inseto varia pela quantidade de veneno aplicado e sensibilidade em relação à reação alérgica ao veneno. No caso de poucas picadas, o quadro clínico pode variar de uma inflamação local até uma forte reação alérgica (choque anafilático). Em situações de múltiplas picadas, pode ocorrer uma manifestação tóxica mais grave e, às vezes, fatal. Por isso é importante o tratamento adequado.

No caso das manifestações tóxicas ocasionadas por uma ou poucas picadas, recomenda-se lavar a área delicadamente com água e sabão, fazer a retirada dos ferrões e a utilização de compressas frias. Se necessário, pode-se fazer o uso de analgésicos para o alívio da dor, com base em recomendação médica.

Se a pessoa for alérgica a picadas de insetos e apresentar reação grave, como dificuldade para respirar, inchaço na garganta ou tontura, é recomendado procurar atendimento médico imediatamente.

Prevenção em casa

Impedir a entrada de insetos agressivos, como abelhas, marimbondos e vespas em casa é essencial para manter um ambiente seguro e livre dessas ameaças. Uma medida eficaz é assegurar que portas e janelas estejam bem vedadas. Telas de proteção são opções eficientes para impedir a passagem de insetos indesejados.

Também é recomendado verificar regularmente possíveis pontos de entrada, como rachaduras nas paredes ou frestas em torno das janelas, e realizar os reparos necessários.

Manter a limpeza e a organização do ambiente também é importante, pois os insetos são atraídos por restos de comida ou lixo. É aconselhável armazenar corretamente os alimentos em recipientes selados e manter a área externa da casa livre de resíduos.

Evitar o acúmulo de água parada também é importante para combater a proliferação de insetos, como mosquitos que podem transmitir diversas doenças como dengue, zika, e chikungunya.
Em Campo Verde, o CBMMT foi acionado para realizar a remoção de enxame de marimbondos em uma escola 

Retirada segura

Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outro inseto agressivo, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193, para solicitar assistência profissional.

Em situações em que o risco é iminente, pode ser necessário adotar medidas apropriadas para lidar com os insetos. Além disso, em casos específicos envolvendo enxames de abelhas, o apoio de apicultores especializados pode ser solicitado.

Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois pode resultar em acidentes graves. O acionamento dos profissionais, como o Corpo de Bombeiros, é a forma correta de garantir a intervenção adequada nessas ocorrências, evitando riscos desnecessários.

Fonte: Governo MT – MT

17 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Sema apresenta sistemas e processos de fiscalização ambiental a estudantes da Universidade de Yale, dos EUA

by Almanaque Cuyabá 17 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou, nesta semana, os sistemas e processos de fiscalização ambiental a estudantes de mestrado e doutorado da Escola de Meio Ambiente, da Universidade de Yale, dos Estados Unidos.

O Estado de Mato Grosso foi escolhido para compor o estudo de caso de uma aula sobre paisagens tropicais sustentáveis.

Durante as semanas que antecederam a viagem até o Brasil, os alunos estudaram conteúdos relacionados com as áreas de geologia, clima, conservação e bioeconomia, além da leitura do Painel Científico da Amazônia – The Amazon We Want -, segundo Paulo Brando, professor de Captura de Carbono em Ecossistemas e especialista em Ecossistemas Tropicais, da Universidade de Yale.

Na Sema, o pesquisador e os alunos foram recepcionados pelas equipes da Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental e da Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento, onde conheceram como os modelos de geoprocessamento, monitoramento ambiental, fiscalização e desenvolvimento são executados.

“Foram apresentados dados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os insumos para subsidiar as análises ambientais, tais como a gestão das bases temáticas e o monitoramento da cobertura florestal, além de procedimentos e metodologia da gestão dos alertas para a fiscalização ambiental”, explicou a gerente de Planejamento e Fiscalização da Sema-MT, Graziele Gusmão.

No itinerário do grupo, composto por estudantes dos cursos de ecologia, economia, política pública, conservação, entre outras áreas, também foram previstas visitas a outras entidades, como o Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do Governo de Mato Grosso, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Centro de Vida (ICV) e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima, em Brasília.

Ao final do semestre, os alunos deverão apresentar para a Universidade um Policy Brief, ou seja, um documento baseado em pesquisa científica que contenha recomendações para o desenvolvimento de políticas públicas. O trabalho deverá ser exposto a todas as organizações parceiras da aula.

Fonte: Governo MT – MT

17 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Seduc divulga lista final de inscritos para curso gratuito de Libras

by Almanaque Cuyabá 16 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) divulgou a lista final dos aprovados para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A relação foi publicada no site do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial do Estado de Mato Grosso (Casies) – acesse AQUI.

Ao todo, 400 vagas foram disponibilizadas, sendo 60% destinadas a profissionais da educação, incluindo professores, gestores educacionais e demais profissionais da área, e 40% para toda a comunidade. Essas vagas gerais foram preenchidas em menos de três horas após a liberação para cadastro.

Os candidatos que fizeram a inscrição online, mas não a confirmaram presencialmente no Casies, foram automaticamente excluídos do curso, conforme previsto no regulamento.

Há, ainda, 50% de cadastro de reserva, destinado para as últimas pessoas que se inscreveram e não conseguiram garantir uma vaga. Caso haja desistência, esses candidatos serão chamados por ordem de inscrição. 

Curso gratuito

As aulas de Libras são presenciais. Elas começam na próxima segunda-feira (18.03) e vão até 12 de julho de 2024, com duração de três horas, uma vez por semana. No final, serão totalizadas 50 horas de curso. As aulas serão realizadas na Escola Estadual Professor Antônio Cesário Figueiredo Neto, no centro de Cuiabá. 

Para ser aprovado no final do curso, será necessário completar 75% de frequência da carga horária, com alcance mínimo de nota sete nas atividades.

Em caso de dúvidas, acesse o edital AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

16 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Procon-MT reúne mais de 1,5 mil pessoas em evento de orientações sobre direitos do consumidor

by Almanaque Cuyabá 16 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Orientações sobre direitos e deveres nas relações de consumo, atendimento em saúde e beleza, exposição de serviços, consultorias gratuitas, atividades educativas e apresentações culturais. Esses foram alguns dos serviços que a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT) e entidades parceiras ofertaram à população de Cuiabá, em evento realizado em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.

A ação ocorreu na sexta-feira (15), das 8h às 17h, na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá. No total, mais de 1.500 pessoas foram beneficiadas.

O evento contou com a participação da secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho, que destacou que a proteção ao consumidor em Mato Grosso é um trabalho desenvolvido em rede, por diversas entidades parceiras do Governo de Mato Grosso e do Procon Estadual.

“Hoje é um dia de festa. Estamos aqui para mostrar a importância de trabalharmos em conjunto para garantir a proteção dos consumidores, especialmente dos mais vulneráveis. Quero agradecer a todas os parceiros que nos auxiliaram a realizar esse evento e que lutam para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, salientou a secretária, enfatizando que hoje um dos maiores desafios concernentes à defesa do consumidor é combater o superendividamento.

A deputada federal, Gisela Simona, que também é servidora do Procon-MT, esteve presente no evento. A conciliadora de defesa do consumidor ressaltou a necessidade de se refletir sobre o consumo e o papel do consumidor na economia.

“Desejo que hoje seja um dia de reflexão sobre a importância do consumidor. Todos somos consumidores e somos protagonistas dos nossos direitos quando buscamos órgãos de defesa para resolver nossos problemas. O Dia Mundial do Consumidor é um dia de luta e, ainda que enfrentemos retrocessos, não podemos esmorecer”, frisou a deputada.

A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, lembrou os principais direitos dos consumidores, que são o direito à informação, à segurança e de ser ouvido. De acordo com Márcia, a luta pela defesa dos consumidores remonta há muitos anos e está diretamente ligada a luta pelos direitos civis.

“Ainda temos muito que conquistar para garantir que os consumidores sejam respeitados e protegidos no mercado de consumo, mas já avançamos muito. Quero agradecer o apoio do Governo do Estado – em nome do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia e da secretária Grasi – e das entidades parceiras para a realização do evento. Queremos conscientizar os consumidores e fornecedores sobre seus direitos e deveres. O Procon busca sempre promover a harmonia nas relações de consumo. Hoje é um dia de festa”, disse a secretária.

Um dos parceiros do Procon Estadual na realização do evento é a Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), que ofereceu em seu estande orientação sobre os direitos dos deficientes. Para o presidente da entidade, Leonildo Rodrigues dos Santos, ações que aproximam a população dos órgãos que promovem a defesa de direitos são essenciais.

“Essa inciativa do Procon é de grande valia para todos. Também é de suma importância para a pessoa com deficiência, pois muitas vezes não temos pleno conhecimento dos nossos direitos e caímos em enrascadas porque não sabemos como nos proteger”, informou.

O aposentado Wilson Félix da Luz, morador do bairro Dom Aquino, fez questão de prestigiar o evento e agradecer aos servidores. “Conheço os serviços do Procon porque já precisei do órgão e fui sempre muito bem atendido. Há algum tempo, tive problema para pagar um boleto, que era de um lojista de outro estado, pois o código de barras não conferia. Procurei o Procon e o servidor ligou para a empresa, que na hora encaminhou o novo boleto. Fiquei maravilhado com o atendimento do Procon”, declarou.

A pensionista Benedita do Espírito Santo, do bairro Araés, procurou a orientação do Procon-MT para tirar dúvida sobre pagamento de boleto.

“Fiz uma compra de um fogão em uma loja e não sabia quantas parcelas ainda faltavam para eu pagar. Tentei falar com o gerente, mas não consegui.  O atendente do Procon verificou que só falta mais uma prestação. Estava com medo de pagar a mais ou de estar com alguma parcela vencida e não ter percebido. Gosto de ter minhas contas em dia e meu nome limpo. Agradeço ao Procon pela ajuda”, comemorou.

O coordenador de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo do Procon-MT, Rogério Sena, considerou que o evento foi muito proveitoso.

“A maior arma da população é o conhecimento. Muitos consumidores e alunos de escolas públicas estiveram presentes e puderam conhecer um pouco mais sobre os direitos do consumidor e os serviços ofertados pelas entidades parceiras. Algumas pessoas vieram de bairros distantes para aproveitar esses serviços. Ficamos satisfeitos em auxiliar a população”, avaliou.

Entidades parceiras

Participaram do evento promovido pelo Procon-MT em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor na Praça Ipiranga as secretarias de Segurança Pública (Sesp), Meio Ambiente (Sema), Fazenda (Sefaz), Delegacia do Consumidor (Decon), Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Militar, Agência Estadual dos Serviços Públicos Delegados (Ager), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Programa Rede Cidadã, Defensoria Pública, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social de Aprendizagem Comercial (Senac), Fecomércio, Associação Mato-Grossense de Deficientes (AMDE), Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Concel) e Projeto de Cara Limpa contra as Drogas.

Fonte: Governo MT – MT

16 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Procon-MT reuniu mais de 1,5 mil pessoas em evento de orientações sobre direitos do consumidor

by Almanaque Cuyabá 16 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Orientações sobre direitos e deveres nas relações de consumo, atendimento em saúde e beleza, exposição de serviços, consultorias gratuitas, atividades educativas e apresentações culturais. Esses foram alguns dos serviços que a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT) e entidades parceiras ofertaram à população de Cuiabá, em evento realizado em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.

A ação ocorreu na sexta-feira (15), das 8h às 17h, na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá. No total, mais de 1.500 pessoas foram beneficiadas.

O evento contou com a participação da secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho, que destacou que a proteção ao consumidor em Mato Grosso é um trabalho desenvolvido em rede, por diversas entidades parceiras do Governo de Mato Grosso e do Procon Estadual.

“Hoje é um dia de festa. Estamos aqui para mostrar a importância de trabalharmos em conjunto para garantir a proteção dos consumidores, especialmente dos mais vulneráveis. Quero agradecer a todas os parceiros que nos auxiliaram a realizar esse evento e que lutam para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, salientou a secretária, enfatizando que hoje um dos maiores desafios concernentes à defesa do consumidor é combater o superendividamento.

A deputada federal, Gisela Simona, que também é servidora do Procon-MT, esteve presente no evento. A conciliadora de defesa do consumidor ressaltou a necessidade de se refletir sobre o consumo e o papel do consumidor na economia.

“Desejo que hoje seja um dia de reflexão sobre a importância do consumidor. Todos somos consumidores e somos protagonistas dos nossos direitos quando buscamos órgãos de defesa para resolver nossos problemas. O Dia Mundial do Consumidor é um dia de luta e, ainda que enfrentemos retrocessos, não podemos esmorecer”, frisou a deputada.

A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, lembrou os principais direitos dos consumidores, que são o direito à informação, à segurança e de ser ouvido. De acordo com Márcia, a luta pela defesa dos consumidores remonta há muitos anos e está diretamente ligada a luta pelos direitos civis.

“Ainda temos muito que conquistar para garantir que os consumidores sejam respeitados e protegidos no mercado de consumo, mas já avançamos muito. Quero agradecer o apoio do Governo do Estado – em nome do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia e da secretária Grasi – e das entidades parceiras para a realização do evento. Queremos conscientizar os consumidores e fornecedores sobre seus direitos e deveres. O Procon busca sempre promover a harmonia nas relações de consumo. Hoje é um dia de festa”, disse a secretária.

Um dos parceiros do Procon Estadual na realização do evento é a Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), que ofereceu em seu estande orientação sobre os direitos dos deficientes. Para o presidente da entidade, Leonildo Rodrigues dos Santos, ações que aproximam a população dos órgãos que promovem a defesa de direitos são essenciais.

“Essa inciativa do Procon é de grande valia para todos. Também é de suma importância para a pessoa com deficiência, pois muitas vezes não temos pleno conhecimento dos nossos direitos e caímos em enrascadas porque não sabemos como nos proteger”, informou.

O aposentado Wilson Félix da Luz, morador do bairro Dom Aquino, fez questão de prestigiar o evento e agradecer aos servidores. “Conheço os serviços do Procon porque já precisei do órgão e fui sempre muito bem atendido. Há algum tempo, tive problema para pagar um boleto, que era de um lojista de outro estado, pois o código de barras não conferia. Procurei o Procon e o servidor ligou para a empresa, que na hora encaminhou o novo boleto. Fiquei maravilhado com o atendimento do Procon”, declarou.

A pensionista Benedita do Espírito Santo, do bairro Araés, procurou a orientação do Procon-MT para tirar dúvida sobre pagamento de boleto.

“Fiz uma compra de um fogão em uma loja e não sabia quantas parcelas ainda faltavam para eu pagar. Tentei falar com o gerente, mas não consegui.  O atendente do Procon verificou que só falta mais uma prestação. Estava com medo de pagar a mais ou de estar com alguma parcela vencida e não ter percebido. Gosto de ter minhas contas em dia e meu nome limpo. Agradeço ao Procon pela ajuda”, comemorou.

O coordenador de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo do Procon-MT, Rogério Sena, considerou que o evento foi muito proveitoso.

“A maior arma da população é o conhecimento. Muitos consumidores e alunos de escolas públicas estiveram presentes e puderam conhecer um pouco mais sobre os direitos do consumidor e os serviços ofertados pelas entidades parceiras. Algumas pessoas vieram de bairros distantes para aproveitar esses serviços. Ficamos satisfeitos em auxiliar a população”, avaliou.

Entidades parceiras

Participaram do evento promovido pelo Procon-MT em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor na Praça Ipiranga as secretarias de Segurança Pública (Sesp), Meio Ambiente (Sema), Fazenda (Sefaz), Delegacia do Consumidor (Decon), Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Militar, Agência Estadual dos Serviços Públicos Delegados (Ager), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Programa Rede Cidadã, Defensoria Pública, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social de Aprendizagem Comercial (Senac), Fecomércio, Associação Mato-Grossense de Deficientes (AMDE), Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Concel) e Projeto de Cara Limpa contra as Drogas.

Fonte: Governo MT – MT

16 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

“Realizar o Campeonato Ibero-Americano em MT é reflexo dos investimentos de um Estado que acredita no esporte”, afirma presidente da CBAt

by Almanaque Cuyabá 16 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
“Mato Grosso tem aqui um exemplo de gestão e boa governança. Trazer um campeonato dessa magnitude pra cá, como o Ibero-Americano, é reflexo dos investimentos de um Estado que acredita no esporte desde a base, e que, através do Projeto Olimpus, que é hoje o melhor programa de bolsas do país, está colhendo resultados incríveis, não só no atletismo”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Campos, nesta sexta-feira (15.03). 

O presidente participou de uma inspeção técnica às instalações do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Também acompanharam a vistoria representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e integrantes da Associação Ibero-Americana de Atletismo.

A inspeção serviu para avaliar a estrutura onde serão realizadas as provas de pista e campo, que contará com percurso da marcha atlética da Avenida Parque do Barbado até o Parque Tia Nair.

A capital Mato-grossense recebe o campeonato pré-olímpico entre os dias 10 e 12 de maio.

As negociações entre a CBAt e o Governo do Estado para trazer a competição para a região Centro-Oeste começaram em julho do ano passado, ainda durante a realização do Troféu Brasil de Atletismo.

“É uma competição que esperamos há muito tempo. Estamos criando as condições para que tenhamos aqui um grande evento, pois será a penúltima competição até os Jogos Olímpicos, ou seja, vale a seletiva olímpica. São os melhores atletas de 25 países que estarão aqui na sua melhor forma, trazendo um holofote gigantesco para Mato Grosso. Sem falar na oportunidade para os nossos atletas. Devemos ter pelo menos três atletas brasileiros nos representando nessa pista e nos orgulhando bastante”, afirmou o secretário da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves.

Antes da vistoria, os representantes da Confederação e da Associação foram recebidos pela Casa Civil, em reunião com a senadora Margareth Buzetti, a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, o secretário adjunto de Esporte, David Moura, e representantes da Federação de Atletismo do Mato Grosso, da UFMT e do SESI-MT para alinhar o papel de cada parceiro durante a competição. 

“Com certeza é a oportunidade de mostrar que Mato Grosso não é líder só no agro, mas tem liderança no esporte e em outras áreas. O esporte é algo que incentiva, motiva os jovens e o Governo do Estado teve essa sensibilidade junto com a UFMT de estar recebendo esse grandioso evento. É uma alegria para todos nós mato-grossenses”, ressaltou a senadora Margareth. 

Governo recebe Associação de Atletismo-25.jpg

Houve ainda uma visita ao hotel das delegações e uma reunião de avaliação final para o esclarecimento de dúvidas, sugestões e informações adicionais.

O Campeonato Ibero-Americano é uma competição de atletismo em nível de seleções nacionais, que se disputa a cada dois anos entre países ibero-americanos, mais Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português.

O Brasil recebeu quatro edições da competição em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).

Fonte: Governo MT – MT

16 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

MT Hemocentro busca doadores de sangue raro para suprir estoque

by Almanaque Cuyabá 16 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realiza uma força-tarefa para ampliar a quantidade de doadores registrados no Cadastro Nacional de Sangue Raro (CNSR). Desta forma, a unidade busca suprir o impacto que compromete consideravelmente a evolução clínica de pacientes que necessitam desse biotipo sanguíneo. 

A busca pelo sangue raro foi intensificada na última semana, após a descoberta de uma nova paciente de 45 anos, residente de Primavera do Leste, que possui a classificação incomum. A ação é uma parceria entre o MT Hemocentro e a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) localizada no município.
 
A biomédica e gerente laboratorial do MT Hemocentro, Erika Ferreira de Siqueira, explicou que, atualmente, a unidade especializada integra o Cadastro Nacional e atua junto à coordenação-geral de sangue e hemoderivados, ligada ao Ministério da Saúde. Segundo Erika, a fenotipagem do sangue raro é escassa e a possibilidade de ser encontrada é de um para um milhão. 

“O que pode tornar um sangue raro, às vezes, é a combinação de fenótipos, que dificulta a busca por um doador compatível em território brasileiro. Hoje, o MT hemocentro realiza a fenotipagem de pacientes e doadores que possuem esse sangue, ou seja, realiza um processo de investigação e exames através da biologia molecular”, explicou.

De forma geral, quando um paciente necessita de transfusão de um tipo sanguíneo raro, o serviço de hemoterapia solicita uma consulta ao Cadastro Nacional para descobrir se existe um doador compatível cadastrado. Ao encontrar um doador compatível, o serviço informa a unidade responsável, que coordena o serviço de hemoterapia, efetiva a coleta do sangue e transporta a bolsa até o serviço de saúde na qual o paciente receberá o tratamento. 

O hematologista pediátrico e responsável técnico do MT Hemocentro, Wolney de Oliveira Taques, acrescentou que são realizados testes para identificar a compatibilidade do sangue e que os resultados fomentam uma discussão sobre as possibilidades existentes. 

“Uma equipe de profissionais analisa cada situação para saber a real necessidade da transfusão, tendo em vista a condição de cada paciente que necessita desse biótipo sanguíneo. Isso pode evitar que o paciente tenha uma reação transfusional e, caso seja imprescindível realizar o procedimento, nós redobramos todas as precauções e medidas”, esclareceu.

A diretora geral do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, reforçou a importância de fenotipar novos doadores.

“É importante que nós tenhamos um número de doadores significativos, cada vez mais, qualificando esse sangue para transfusão de pacientes que têm esse tipo incomum. Através da doação, nós conseguimos contribuir para até quatro especialidades por meio dos hemocomponentes obtidos no sangue, sendo possível dizer que uma única doação pode salvar até quatro vidas”, pontuou.  

MT Hemocentro
Nos últimos anos, o Governo de Mato Grosso investiu mais de R$ 9,1 milhões na modernização do parque tecnológico da unidade especializada, melhorando a infraestrutura, tecnologia e os equipamentos para poder oferecer tratamentos de ponta aos pacientes. 

Em Mato Grosso, o MT Hemocentro possui registros de duas pessoas com sangue raro e está em processo de investigação de mais dois casos. A investigação fica sob a responsabilidade da equipe de imuno-hematologia, composta por biomédicos, técnicos e médicos hematologistas altamente qualificados para atuar com excelência na condução dos casos.

Fonte: Governo MT – MT

16 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Secel viabiliza lançamento de projetos de música e artes visuais em MT

by Almanaque Cuyabá 16 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Três projetos que contemplam a música e as artes visuais estão sendo lançados com recursos do Governo de Mato Grosso para levar cultura e lazer à população. As atrações incluem show da cantora Estela Ceregatti, neste sábado (16.03), em Chapada dos Guimarães, e a abertura de exposição da artista Mari Gemma De La Cruz, no próximo dia 21, em Cuiabá. Há também o lançamento de novas músicas do grupo de siriri É Bem Mato Grosso, já disponível na internet.  

Os projetos estão sendo realizados por meio do Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O show da multiartista cuiabana Estela Ceregatti será às 20h, na recém inaugurada rua coberta (rua Quinco Caldas), de Chapada dos Guimarães. A apresentação abre a turnê Canteiro e marca o lançamento do videoclipe Mulheres Sementeiras. A entrada é gratuita.

A apresentação contará com participações de outras artistas, entre elas estão Vera Capilé e Nathally Sena. A filha de Estela Ceregatti, Jhoana Ceregatti, de 08 anos de idade, também marca presença no show.

O show Canteiro vai percorrer o Brasil, com apresentações em São Paulo (SP), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG), todos com participação de cantoras e compositoras escolhidas dentre as artistas de cada região.  A turnê traz destaque ao empoderamento feminino e a questões ambientais de Mato Grosso.

O videoclipe Mulheres Sementeiras, dirigido por Juliana Segovia, homenageia mulheres do povo Xavante, com a música homônima do álbum Terra Força Mulher, de 2022.

Lançamento de EP do grupo É Bem Mato Grosso

O grupo de siriri É Bem Mato Grosso acaba de lançar no Youtube o EP ‘Nossa Cultura Secular’. O trabalho traz quatro faixas que retratam tradição, lendas e religiosidade, harmonizados pela batida dos instrumentos tradicionais do cururu e siriri como a viola de cocho, mocho e ganzá.

O EP (chamado assim por ter menos músicas que um álbum) está disponível para ouvir neste LINK. O trabalho tem composições dos artistas Edmilson Maciel e Edson Garcia, e vozes de Edmilson Maciel, Rosany Costa Santos e Vida Maria Maciel.

A Associação É Bem Mato Grosso, com sede em Sapezal, atende a 65 estuantes de 12 a 18 anos de idade. Com o objetivo de valorizar a cultura popular, desenvolve um trabalho pedagógico com os estudantes com base nos saberes da música (especialmente o siriri), culinária, folclore, religiosidade e costumes mato-grossenses.

Exposição Anfêmera – Mari Gemma De La Cruz

A exposição de artes visuais Anfêmera, da artista Mari Gemma De La Cruz, abre para o público na próxima quinta-feira (21-03), às 19h, no Centro Cultural Casa Cuiabana, em Cuiabá. A mostra reúne imagens, vídeo e instalação que abordam a visão da artista sobre o envelhecer feminino, e as transformações e sentimentos vivenciados pelas mulheres neste período.

O trabalho é resultado de uma pesquisa feita pela artista em 2019 e 2020, período em que ela mesma confrontou sentimentos de inquietação, perdas e mudanças na vida pessoal, além de reflexões sobre etarismo, padrões sociais e comportamentais.

A proposta é trazer percepções e reflexões comuns às mulheres que estão passando pela envelhescência (entre 45 e 60 anos de idade), e mostrar uma perspectiva pessoal da necessidade de reconstrução de si e de desapegar de objetos e significados guardados ao longo do tempo.

Antes de chegar a Cuiabá, a mostra Anfêmera foi apresentada em exposições coletivas no México, Argentina e Espanha. O período para visitação ao público na Capital será de 22 de março a 20 de maio, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Serviço
Show de Estela Ceregatti – turnê Canteiro

Data: Sábado (16.03), às 20h
Local: Rua Quinco Caldas (rua coberta – em frente à Pomodori) – Chapada dos Guimarães
Entrada gratuita
Informações: Instagram @estelaceregatti

EP Nossa Cultura Secular – grupo É Bem Mato Grosso
Disponível no Youtube: Link AQUI

Exposição de Mari Gemma De La Cruz
Abertura: Quinta-feira (21.03), 19h
Período: 22 de março a 20 de maio, das 8h às 18h.
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana
Entrada gratuita
Informações: Instagram @marigemma.art

Fonte: Governo MT – MT

16 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close