Comarca de Cáceres implementa ecoponto para coleta seletiva de resíduos

O Fórum da Comarca de Cáceres implantou o primeiro ecoponto externo nas dependências do fórum, em uma campanha idealizada pela servidora Tatiana Rodrigues Barbosa de Sousa Ribeiro.
 
A servidora é discente da pós-graduação em Educação e Gestão Ambiental no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e coordena um projeto de pesquisa que busca trabalhar a otimização da coletiva seletiva de resíduos, nos termos da legislação vigente. A partir deste projeto, foi implementada a iniciativa no Fórum de Cáceres, com o aval da administração do foro.
 
Por meio da educação e da capacitação dos colegas servidores e colaboradores (estagiários, terceirizados e contratados) do fórum da Comarca, a coleta seletiva foi implementada, com a separação das lixeiras para resíduos recicláveis e as lixeiras para resíduos orgânicos.
 
O ecoponto possui cestos para acondicionar separadamente resíduos eletrônicos de informática e eletrodomésticos, plásticos, papel, vidro e desodorante aerossol.
 
Também foi promovida uma palestra com um profissional competente da autarquia responsável pela coleta no Município de Cáceres aos servidores, em que foram dadas instruções acerca da legislação vigente e foi possível dirimir as dúvidas acerca da higienização dos resíduos.
 
“Sabemos que a educação depende da vontade de quem quer aprender, não se faz por força, é preciso que o outro abrace a ideia e queira se envolver no processo educativo. Essa ação abraça a causa do meio ambiente, acolhe a importância dos catadores e catadoras e agentes ambientais. É preciso que haja a incorporação da educação ambiental naqueles que desejam desenvolver uma jornada, que cumpra o seu papel social, perante o outro e perante a sociedade”, destaca Tatiana.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *