Personalidades que contribuíram para o estado foram homenageadas em sessão especial na segunda (11)

Pessoas de diferentes segmentos foram homenageadas em sessão especial realizada na noite de segunda-feira (11). Na cerimônia, requerida pelo presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (União), foram entregues moções de aplausos e títulos de cidadão mato-grossense, além de comendas. 

O 2º Sargento da Polícia Militar, André Luiz dos Santos Souza foi o único agraciado da noite com a Comenda Senador Filinto Müller, insígnia da ordem do mérito legislativo para homenagear civis e militares por méritos pessoais ou relevantes serviços prestados ao estado. Há 23 anos na corporação, o militar atuou em ação no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). “Houve a intervenção e, graças a Deus, conseguimos, naquele ato, salvar crianças, adolescentes, alunos que se encontravam sobre a ameaça de um outro aluno com faca. Até o professor mesmo se encontrava nessa situação. Conseguimos agir e conter o aluno que estava com a faca e todos foram salvos”, lembrou.

Dez dos homenageados receberam a Comenda Marechal Cândido Rondon, como o procurador e Corregedor-Geral da ALMT, Carlos Dornellas Filho. “Eu costumo dizer que a Assembleia sempre me surpreende. Eu considero essa comenda como um divisor de águas da minha vida, tal qual foi o meu casamento, o nascimento dos filhos. É uma importância que isso despertou na minha trajetória profissional e irradia na minha trajetória pessoal. Estou muito feliz com essa lembrança e sensação de dever cumprido. Não posso me acomodar, mas eu vou utilizar essa comenda como mais um reforço para minha dedicação aqui dentro da Assembleia Legislativa”, afirmou Dornellas, que atua há nove anos na Casa de Leis.

Na sessão, foi destacada ainda a trajetória do paulista Jorge “Jogi” Oshiai, agraciado com título de cidadão mato-grossense. Responsável por representá-lo na cerimônia, Antônio Carlos Carvalho de Sousa destacou a importância do trabalho de Oshiai para liberar a exportação de carne bovina produzida em Mato Grosso. “O doutor Jorge Humberto Oshiai fez um trabalho ímpar para o estado. Ele nos orientou sobre como fazer todo o processo de habilitação para que o Mato Grosso pudesse vender carne para a Europa. Nós tínhamos aqui uma grande produção, só que nós tínhamos o problema da febre aftosa e muitas restrições sanitárias. Ele foi muito importante pelos conhecimentos que tinha como ex-servidor da Embaixada Brasileira em Bruxelas”, ressaltou. 

“Nossos homenageados, no seu labor diário, junto às suas respectivas comunidades, sempre com seus espíritos impregnados por grandes ideais não se limitaram ao mero cumprimento de seus deveres. Eles fizeram e fazem muito mais do que isso, cumprem suas obrigações com eficiência, zelo, coragem, e acima de tudo com muito amor e dedicação, contribuindo, incansavelmente, para o desenvolvimento político, social e material das pessoas”, sustentou o deputado Eduardo Botelho na ocasião.

Entre os agraciados também estão membros do Judiciário, Polícia Judiciária Civil e poderes Executivo e Legislativo, que compuseram a mesa de honra ao lado do presidente da Assembleia. Entre eles os juízes Jamilson Haddad Campos (Comenda Cândido Rondon), Juliano Pedro Girardello (título de cidadão mato-grossense), delegado Jefferson Dias Chaves (Comenda Cândido Rondon), vereador de Várzea Grande Carlos Martins de Figueiredo (Comenda Cândido Rondon) e a Secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira (moção de aplausos).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *