Portal do Processo Seletivo permite agilidade e transparência nos seletivos do Poder Judiciário

O Poder Judiciário de Mato Grosso disponibiliza a todas as unidades judiciárias o “Portal do Processo Seletivo” para fazer a gestão de inscrições de candidatos para os vários certames abertos ao longo do ano nas Comarcas do Estado. O portal, desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do Tribunal de Justiça, já está disponível e agiliza o gerenciamento das informações, facilitando o envio de arquivos no ato da inscrição.
 
 
O portal está localizado dentro do campo “Acesso Rápido a Serviços”, na página principal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no banner, na lateral esquerda do site.
 
De acordo com Adriano Christyan Rezende, gerente sênior de Sistemas, do Departamento de Sistemas e Aplicações (DSA), até então, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) utilizava a plataforma PAV (Protocolo Administrativo Virtual) para receber as inscrições dos seletivos, “ou as pessoas entregavam os documentos pessoalmente, em papel.”
 
O Portal foi solicitado pelo diretor do Departamento de Gestão de Pessoas, Matheus Freire Amorim, que pensou na possibilidade de reunir num só ambiente eletrônico os processos seletivos, facilitando o controle e a gestão dos dados recebidos durante o processo de inscrição, de modo a conferir agilidade nas conferências realizadas pelo departamento.
 
“Solicitamos a nova ferramenta para dar agilidade ao serviço na conferência de documentos submetidos pelos (as) candidatos (as) nos processos seletivos do Estado, tanto das Comarcas quanto do Tribunal de Justiça. Fazíamos da forma que chegava, cada candidato protocolava os documentos pelo PAV ou entregava na Comarca em papel. Agora todas as inscrições serão submetidas da mesma forma e essa unificação vai facilitar a conferência”, explicou o diretor.
 
O diretor do DSA, Danilo Pereira da Silva, explicou que a partir de agora cada unidade judiciária do Estado poderá criar o seu processo seletivo diretamente no portal e decidir pelas configurações específicas às suas necessidades. “Agora a Comarca pode criar o seu processo seletivo no Portal e configurar quais os documentos, opcionais ou obrigatórios, que cada candidato terá que fornecer no ato da inscrição. Poderá também gerenciar a data de início e fim das inscrições. Assim, o processo fica mais transparente para o (a) candidato (a), que não precisa criar nenhum cadastro, como acontecia anteriormente, com as inscrições via PAV.”
 
Ele explicou ainda que ao concluir a inscrição, o número dela é informado na tela e uma cópia é enviada para o e-mail informado, com os dados pessoais, o número da inscrição, o processo seletivo e as cópias dos documentos do (a) candidato (a).
 
Matheus Amorim afirmou que a ferramenta está em fase de homologação. “Ainda estamos avaliando o funcionamento do Portal. Não liberamos para todas as Comarcas, mas isso deve acontecer em breve.”
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativos para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: foto 1: horizontal colorida. Um print da tela inicial do “Portal de Processos Seletivos”. A imagem mostra as mãos de uma mulher escrevendo com uma caneta na mão direita e segurando um celular com a mão esquerda. A imagem é predominantemente azul. Abaixo lê-se: Processos Seletivos do Poder Judiciário de Mato Grosso. Foto 2: Print de tela horizontal colorido da página principal do TJ. no canto esquerdo o banner em azul escuro está circulado de vermelho e escrito em branco: Acesso Rápido a Serviços.
 
Leia também:
 
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *