No início de sua carreira, na década de 1980, o artista plástico Victor Hugo dos Santos(Uberlândia – MG, 1949) restringia sua temática às mulheres cuiabanas. Depois disso passa a pintar diversos retratos de personalidades, sendo uma das obras mais conhecidas desta fase a representação do papa João Paulo II. Entre 2000 a 2003, coordena um dos principais eventos de arte de Mato Grosso: o Salão Jovem Arte, tendo recebido prêmios pelos serviços prestados.
Suas obras se caracterizam pelo expressionismo, ao retratar também belezas naturais de Chapada do Guimarães e outras paisagens locais. Também trabalha com ilustrações, tendo contribuído com livros sobre educação ambiental. Além disso, atua na área de gestão cultural, participando como Conselheiro de Cultura, de 2003 a 2005.
Um de seus trabalhos mais recentes é o Projeto Fauna Mataviva – a arte em defesa dos animais do Pantanal, Amazônia e Cerrado, com exposições a céu aberto nos parques da cidade, no Ibirapuera, em São Paulo (SP), Central Parque, Nova Iorque, Nova Jersey e Washington, nos Estados Unidos. Expôs ainda em Lima, Peru, e Munique, Alemanha. Em 2019, recebeu o título de Embaixador da Cultura Cuiabana.