por IZABELA

MP realiza curso especial de aperfeiçoamento do Promotor do Júri

Membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso participam nos dias 14 e 15 de março do “Curso de Formação e Aperfeiçoamento do Promotor do Júri: A atuação do Tribuno do Júri e a Compreensão Integral da Instituição para a Efetividade da Atuação na Tribuna”. A capacitação será ministrada pelo procurador de Justiça Criminal em São Paulo, Edilson Mougenot Bonfim.

O curso é uma realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Procuradoria de Justiça Especializada Criminal, Centro de Apoio Operacional do Júri, com apoio da Confraria do Júri. A capacitação ocorrerá na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

Edilson Mougenot Bonfim é doutor em processo penal pela Universidade Complutense de Madrid, professor-fundador da Escola de Altos Estudos em Ciências Criminais e professor convidado da Universidade de Aix-Marseille, na França. Também é conferencista internacional e autor de diversas obras jurídicas no Brasil e no exterior.

“Mais uma vez, membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso terão a oportunidade de participar de uma imersão, aprofundando os seus conhecimentos, com um dos juristas mais consagrados do país. O procurador de Justiça Edilson Mougenot é referência no Tribunal do Júri e tem inspirado, ao longo dos anos, gerações de promotores de Justiça de todo o país”, ressaltou o coordenador da Escola Institucional, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade.

O coordenador do CAO Júri, promotor de Justiça Cesar Danilo Ribeiro de Novais, também ressaltou a importância do aprimoramento funcional. “O cumprimento do encargo de defesa e proteção da vida e da sociedade no Júri reclama aprendizado e aperfeiçoamento constantes. Daí a importância de cursos nessa área de atuação. E termos a oportunidade de aprender com um dos maiores tribunos de todos os tempos, o professor doutor Mougenot, é um grande privilégio”.

A programação do curso terá como referência aspectos teóricos e práticos do Tribunal do Júri. Nestes dois dias, o conteúdo programático inclui vários temas, entre os quais “Visão geral do júri brasileiro; Perfil dos diferentes promotores do júri; Modelos de julgamento; Patologias mentais, Os transtornos e o procedimento do júri; Ciência do cross examination”.

A carga horária total da capacitação será de 14 horas-aula, e os certificados serão disponibilizados àqueles que obtiverem aproveitamento de 75% no curso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

About Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Check Also

Polícia Militar prende homem com produtos contrabandeados em Alta Floresta

Policiais militares do 8º Batalhão prenderam um homem de 25 anos por contrabando, na tarde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *