CST do Empreendedorismo ouviu membros da BPW e IFMT em reunião nessa segunda (19)

A Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas recebeu representantes da BPW Cuiabá e do campus de Primavera do Leste do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (19). 

Além de contar sobre objetivos e ações da organização, a presidente da BPW Cuiabá, Rubia Ranzani, expôs as dificuldades encontradas pelas mulheres empreendedoras como a falta de informação para gerir, de forma profissional, o negócio e a falta de acesso a linhas de crédito. “A importância da BPW é a conexão entre mulheres de negócios e profissionais. Nós precisamos gerar renda, fortalecer as nossas empresas e precisamos estar presentes em todos os setores políticos ou não políticos”, resumiu.

A segunda apresentação feita no encontro abordou o Observatório Primavera do Leste, base de dados desenvolvida pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do município que já dispõe de mais de 2,3 milhões de elementos de 23 cidades do estado. São informações sobre economia, educação, segurança público, entre outros setores dos municípios presentes na plataforma. O acesso é completamente gratuito e feito pela internet.

“É um projeto que tem como objetivo levar dados e informações a toda população. Por exemplo, se eu quiser montar um negócio em Paranatinga, hoje eu não preciso ir até lá bater perna e ver o que tem de comércio. Eu entro na plataforma, seleciono Paranatinga e verificar o que há na cidade, ver dados de população, escolaridade”, ilustra o diretor-geral do IFMT campus Primavera do Leste, Fred Martins. 

“Esse projeto tem como objetivo fomentar políticas públicas, principalmente, mas também dar apoio aos empreendedores. É nosso objetivo dar ferramentas para que as pessoas tenham oportunidades de alavancar seu negócio, de construir um novo negócio, gerar renda e gerar prosperidade para todo o Mato Grosso”, completa.

Fred Martins também se comprometeu a trabalhar para incluir informações sobre micro e pequenas empresas conforme solicitado pelo presidente da CST, Cléber Ávila, como número desses empreendimentos, quantos abriram, quantos fecharam, a que setor pertencem, o tamanho deles, quantas contratações geram. 

Também participaram do encontro, os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste, respectivamente, Naudi Rohr e Jocelino Godoi. O presidente da CST, Cléber Ávila, destacou a importância da reunião por aumentar a interlocução com o setor empresarial e por ouvir experiências do empreendedorismo feminino. “Com essa participação, podemos acolher sugestões, ideias, incluir isso nas nossas propostas de alterações de leis ou de indicações ao governo do estado”, afirmou. 

Ele adiantou ainda que em fevereiro o programa da CST em Movimento irá até Paranatinga para conversar com empresários. Em março, será recebido o representante da Agência Desenvolve MT para falar sobre acesso a crédito e serão feitas visitas a Sapezal, Campo Novo do Parecis e Jaciara. No mês de abril, deve ser ouvido o secretário de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e também deve ser programado um seminário de capacitação. “E o mais importante de tudo isso, nesse ínterim, algo que a gente pretende fazer com muita intensidade é ouvir os empreendedores numa pesquisa que os professores do Instituto Federal estão nos ajudando a fazer”, complementou Cléber Ávila.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *