quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Cuiabanômetro

Daje e Núcleo de Sustentabilidade realizam blitz de sustentabilidade na Corregedoria

O Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje) da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-TJMT) em parceria com o Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou nesta quarta-feira (29.05), uma blitz de sustentabilidade em todos os departamentos e gabinetes da Corregedoria em preparação a Semana Nacional dos Juizados Especiais, que ocorre entre os dias 17 a 21 de junho em todo o país.
 
Segundo a diretora do Daje Karine Márcia Lozich Dias, a visita teve o intuito de incentivar a participação dos servidores da Corregedoria na reciclagem de resíduos. “Uma das ações previstas pela Semana Nacional dos Juizados Especiais, de acordo com o CNJ, é a sustentabilidade, por isso estamos pedindo a ajuda dos colegas para fazerem o descarte correto de materiais recicláveis e participarem dessa ação”, disse.
 
A assessora de sustentabilidade do núcleo, Elaine Alonso, explicou que até o dia 14 de junho eles estarão recolhendo frascos de desodorante aerossol, tampinhas de plástico e metal em geral, pilhas e baterias, aparelhos eletrônicos, esponja de lavar louça, material de escrita e óleo de cozinha usado, a entrega desses materiais pode ser feita na sala do Núcleo de Sustentabilidade.
 
“O descarte adequado de cada tipo de resíduo foi possibilitado através de diversas parcerias firmadas entre o judiciário e empresas especializadas, organizações não-governamentais e sociedade civil organizada”, explica.
 
Elaine conta que o resíduo recolhido neste período será levado até o Complexo dos Juizados Especiais Desembargador José Silvério Gomes. “Durante a Semana Nacional dos Juizados Especiais iremos inaugurar um eco ponto no local, então para termos já materiais a serem reciclados e para incentivarmos a participação já começamos a recolher os resíduos”.
 
A equipe do gabinete da juíza auxiliar da Corregedoria, Christiane da Costa Marques Neves, já realiza a separação de tampinhas de plástico e de metal para reciclagem. “Já é algo que fazemos há algum tempo, mas alguns dos materiais recolhidos são novidades para nós, como a esponja de lavar louça. Segundo a Elaine, por ser uma mistura de plástico faz com que ela seja uma verdadeira inimiga do meio ambiente e por isso deve ser descartada de forma correta e não no lixo comum”, disse a assessora Maria Alice Pinto de Arruda Zampieri.
 
Semana Nacional dos Juizados Especiais – Está é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desenvolvida nos estados pelas corregedorias-gerais da justiça, e visa fortalecer o papel dos Juizados Especiais na resolução de conflitos de maneira ágil, eficiente e acessível. Durante a semana, uma série de atividades serão realizadas pelos tribunais de todo o Brasil.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1 – Descrição das imagens: A sala direita a juíza auxiliar Christiane da Costa Marques Neves segura uma garrafa de plástico contendo diversas tampinhas de plástico para reciclagem, ao seu lado está a diretora do Daje, Karine Dias, a assessora de sustentabilidade, Elaine Alonso e a secretária geral da Ceja, Elaine Zorgetti, além de demais servidores do gabinete.
 
 
Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Verifique também

Ação integrada prende 4 homens por tentativa de homicídio e extorsão

Quatro homens foram presos durante ação integrada das Polícias Civil e Militar, na terça-feira (19.11), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *