Gabriel Novis Neves

O filho do comerciante seo Olintho Neves (o Bugre do Bar homônimo) e neto do doutor Alberto Novis Neves, considerado o primeiro otorrinolaringologista de Mato Grosso, Gabriel Novis Neves (Cuiabá – MT, 6/06/1935) é bacharel em Medicina, com especialidade em Psicologia Médica e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir de 1967, quando inicia a carreira de professor e administrador, desempenha importante papel nas áreas de saúde e educação. Pela vasta publicação de trabalhos pertinentes ao setor, é nome recorrente em conferências, congressos e simpósios.

Além da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi secretário de Educação (1968-1970); secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de Mato Grosso (1983); secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso (1984); secretário de Saúde do Governo do Estado de Mato Grosso (1984-1985). Foi, também, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic).

Por notável contribuição social recebe homenagens como a de Professor “Honoris Causa” da Universidade do Maranhão (UFM), em 1981; Diploma de Honra ao Mérito como Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa-CNPQ) em 1979; e Medalha do Mérito Universitário UFMT em 1995. Segue atendendo como médico e é cronista do cotidiano com trabalhos publicados periodicamente em jornais e sites.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *