A notícia da coroação de dom Pedro I e os decretos que instituíram a bandeira e as armas nacionais nas cores verde e amarela chegou a Cuiabá somente em 8 de março de 1823, pelo correio terrestre, vindo de Goiás. Assim, a bandeira imperial só foi usada por aqui após a proclamação de dom Pedro I como imperador constitucional. Em …
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A lateral da Matriz já abrigou carros de praça
A lista da Empresa Companhia Telephonica da época aponta que o local onde os motoristas ficavam era denominado de ‘ponto de automóvel’ e seus veículos eram chamados de ‘carros de praça’. Embora hoje os pontos de taxi e taxistas estejam espalhados por diversos cantos da cidade, naquela época, não era assim. Havia poucas opções e uma delas estava situada na lateral …
Read More »Usina de Itaicy, resiste ao tempo e à história
A Usina Itaicy, distante 40 quilômetros de Cuiabá, no município de Santo Antonio de Leverger, está em ruínas, mas ainda preserva os traços de um período glorioso do ciclo do açúcar. Itaicy é um dos 40 Pontos de cultura existentes em Mato Grosso e faz parte do complexo de 13 usinas que movimentaram a economia do Estado no final do …
Read More »Cerveja Rosa, primeira a ser consumida em Cuiabá
Há registro de que a primeira Cervejaria cuiabana pertenceu a seo Almeida, proprietário da empresa Almeida & Cia, cuja sede funcionou às margens do rio Cuiabá, no bairro do Porto (não confundir este local com a Companhia Cervejaria Cuiabana, fundada por seo Archimedes Pereira Lima). Este primeiro empreendimento entrou em operação em 1896, produzindo e engarrafando a Cerveja Rosa, protegida …
Read More »Alunos empurraram cronista em chafariz da praça
A história do “banho” dado em Samuel Gonçalves na Praça Alencastro é um episódio curioso que reflete a efervescência cultural e política de Cuiabá nos anos 1930. Em 1938, o jornal estudantil “A Voz do Norte”, dirigido por Benoni Lima e Francisco Nonato, era um espaço ativo de discussão. Samuel Gonçalves, sob o pseudônimo “Caramurus”, escreveu o artigo “Infelizmente Assim”, …
Read More »Carro de Dom Aquino tinha nota musical
Era 8 de abril de 1919, ano do bicentenário de Cuiabá. A população se encontrava em polvorosa para ver a reinauguração da rua XV de novembro e os veículos anunciados durante a semana de festejos. Sob aplausos, o abre-alas da carreata foi um Fiat vermelho Turier, modelo 1912-1920, adquirido pela Casa Comercial Dorsa.
Read More »Primeiro representante do Fusca em Cuiabá
A história do nosso fusquinha, ou melhor, da Volkswagen em Cuiabá, passa pelas mãos dos italianos Ermette Ricci e Mário George Maria Fava (foto com a esposa Lina Giovanina Maria Cavazza). Nascido em Cesalequio di Reno, Fava veio para o Brasil em 1930, aos 23 anos de idade, atendendo ao chamado de seu cunhado, Ermette Ricci, italiano que também trouxe …
Read More »Deodoro da Fonseca casou em Cuiabá
Um acontecimento político e social que ocorreu em Cuiabá em 16 de abril de 1860 e que merece destaque no Almanaque foi o casamento do então capitão Manoel Deodoro da Fonseca, que mais tarde, como marechal, proclamou a República do Brasil em 15 de novembro de 1889, tornando-se o primeiro presidente provisório e republicano. A cerimônia que o uniu a …
Read More »Prédio da loja Riachuelo da ‘Getúlio’ foi hotel
Em 1990 o edifício que abrigava o Hotel Centro América foi demolido. De modelo histórico, seguia o exemplo dos prédios de São Paulo, Rio de Janeiro e outros grandes centros, tendo servido como residência do bispo Dom José Antônio dos Reis.
Read More »O curioso caso do bonde que derrubou presidente
O Almanaque Brasil, através do jornalista Bruno Hofman, fez um registro extraordinário sobre a chegada dos bondinhos a São Paulo. Mas por aqui, também a história vem de longe! – “Eram dois pobres burros os responsáveis por conduzir os moradores da pacata cidade de Cuiabá no trajeto Porto – Cuiabá – Porto.
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