sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
Cuiabanômetro

João Sebastião

Filho da artista Alexandra Barros da Costa, João Sebastião Francisco da Costa (Cuiabá – MT, 1949 – Cuiabá – MT, 2016) mostra interesse pelas artes plásticas desde os seis anos.  Inicia seus estudos de pintura com Bartira de Mendonça em 1965, em Cuiabá.  Em 1968 vai para o Rio de Janeiro (RJ), onde desenvolve conexões com importantes representantes das tendências modernas. No ano seguinte passa a frequentar o ateliê de Humberto Espíndola, em Campo Grande (MS).

Na capital sul-mato-grossense atua, até 1972, junto ao movimento da Associação Mato-grossense de Artes (AMA). Retorna a Cuiabá em 1973, passando a desenvolver atividades no Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT). A partir de 1974, participa de diversas bienais e exposições individuais e coletivas em Cuiabá, São Paulo e Campo Grande, dentre outras cidades do país.

Conhecido como “artista das onças”, era pintor, desenhista, figurinista e professor. Seu trabalho, marcado pela recorrência de temáticas femininas, foi reconhecido com um dos prêmios do Salão Nacional do Rio de Janeiro, em 1981. Em 2015 o artista inicia um processo de intervenção urbana sobre Maria Taquara, personagem icônica da história cuiabana. Faleceu em 2016, vítima de um infarto.

Verifique também

Victor Hugo

No início de sua carreira, na década de 1980, o artista plástico Victor Hugo dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página