Osvaldina dos Santos

Quando pensava em se aposentar como professora primária, Osvaldina dos Santos (Cuiabá- MT, 1931 – 2010) exerceu o magistério dos 19 aos 46 anos.  Descobriu as artes plásticas como nova atividade a ser desenvolvida. Começa então a se dedicar à pintura em 1979, no Ateliê da Fundação Cultural, em Cuiabá, supervisionada por Dalva de Barros. A artista, que também viveu em Corumbá (MS), tem o trabalho caracterizado pela regionalidade.

Participou de várias edições do Salão Jovem Arte Mato-Grossense, onde obteve premiações em 1982 e 1984. Em 1983 foi premiada no VI Salão Nacional de Artes Plásticas e diversos prêmios em salões no interior de São Paulo, além de vencer, em 1989, a Concorrência Fiat. Já em 2001 apresentou a mostra “Lembranças”, no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT).

Fez parte ainda do projeto “Panorama das artes plásticas em Mato Grosso no século XX”, realizada de 17 de dezembro de 2003 a 17 de janeiro de 2004, no Studio Centro Histórico, em Cuiabá. Casarios, festas populares e o apelo religioso e cotidiano povoam a iconografia de suas telas. A artista faleceu em agosto de 2010, em sua residência, na Capital.

 

Andre Santana

Andre Santana

André Garcia Santana, 30 anos, reside em Cuiabá desde 2012. Estudou jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é, atualmente, assessor de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *