Ponte do Coxipó

Esta centenária ponte foi um marco nas relações comerciais, viabilizando a entrada de capitais, mercadorias, técnicos e imigrantes europeus a Mato Grosso, se tornando, desde então, o elo da emergente cidade de Cuiabá com o restante do país.
Primeiro, não se pode confundir esta ponte com a de ferro (desativada) existente no Coxipó do Ouro. Segundo, Coxipó da Ponte é um distrito do município de Cuiabá-MT. Foi criado pela lei estadual nº 131, de 16 de fevereiro de 1932 e está entre os rios Cuiabá e Coxipó, cuja nascente é próxima aos paredões da Chapada dos Guimarães, descendo pelo distrito do Coxipó do Ouro até o distrito de São Gonçalo, no rio Cuiabá.
Recebe o nome de Ponte do Coxipó devido a construção de uma travessia metálica (ponte), construída em 1898 pelo engenheiro suíço Jacques Markwalder, proporcionando livre acesso de Cuiabá à região sul-mato-grossense.

Photographia é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima.
As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *