Tribunais de Justiça e Regional Eleitoral firmam parceria para ampliar atendimentos ao eleitor

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) uniu esforços junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para ampliar os locais de atendimento aos eleitores de Cuiabá e Várzea Grande, durante o período que se aproxima do prazo final para regularização do título neste ano eleitoral, que é 8 de maio. O termo de cooperação técnica foi assinado na quarta-feira (06 de março), pela presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e pela juíza auxiliar da Presidência do TJ, Viviane Brito Rebello.
 
Por meio da parceria, serão instalados dois postos de atendimento nos saguões dos Fóruns de Cuiabá e de Várzea Grande, visando facilitar o acesso da população. Nas duas principais cidades do estado, existem, respectivamente, mais de 50 mil e mais de 25 mil títulos eleitorais cancelados. Nos postos de atendimento dos fóruns, será possível fazer o cadastramento biométrico e, com isso, regularizar os títulos cancelados ou em situação irregular, fazer o alistamento (1º título) e a transferência de domicílio do eleitorado.
 
A expectativa é que as unidades parceiras funcionem entre 2 de abril e 8 de maio, sendo que, no Fórum de Cuiabá, foram disponibilizados sete servidores e, no Fórum de Várzea Grande, 11 servidores para atuar no atendimento ao eleitorado. Todos eles passarão por um treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral.
 
Vale ressaltar que no portal do TRE-MT alguns serviços podem ser realizados diretamente pelo cidadão, como solicitar a primeira via do título eleitoral, acompanhar solicitações, atualizar dados cadastrais, incluir nome social, consular situação eleitoral, imprimir segunda via do título eleitoral, emitir certidões, consultar e pagar multas, justificar ausência no dia da eleição. Clique aqui para acessar. https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/
 
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou a necessidade de regularização de 202.993 pessoas que estão com o título cancelado em todo o estado, além da ampliação da cobertura biométrica, que está em 82,37%. “É uma satisfação muito grande recebermos os representantes dos órgãos para a assinatura desses acordos de cooperação. Nós não trabalhamos sozinhos, sempre precisamos do apoio das instituições para conseguir chegar até o eleitor, que é nosso foco. Este trabalho de atendimento aos eleitores e eleitoras nos postos que serão abertos é imprescindível para dar oportunidade de virem e regularizarem essas questões no Cadastro Eleitoral, antes do fechamento, que será em 08 de maio. Por isso, agradecemos a todos e todas que atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral”, disse, destacando que parcerias para aberturas de postos de atendimento também foram firmados com o Executivo Estadual, Assembleia Legislativa e Câmara de Várzea Grande.
 
A juíza auxiliar da presidência do TJMT, Viviane Brito Rebello, afirmou que é uma honra fazer parte da parceria. “Consideramos muito importante a iniciativa que dê meios para as pessoas garantirem seus direitos. E nós estamos auxiliando para que elas possam ir aos fóruns e ter acesso aos serviços. Parabenizo o TRE-MT por essa iniciativa e estamos sempre à disposição”.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto em plano aberto que mostra várias autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário uma ao lado da outra, posando para a foto. Dentre elas, está a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ao centro, e, ao lado dela, a juíza Viviane Brito Rebello.
 
 
Celly Silva/Fotos: TRE-MT
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br 
Com informações da Assessoria do TRE-MT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *