Verde Novo abre primeira ação do ano na Corrida de Reis 2024 com distribuição de mil mudas

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do projeto Verde Novo, do Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), foi parceiro da 39ª edição da Corrida de Reis, realizada na manhã de domingo (14 de janeiro), na Capital, com a distribuição de mil mudas de árvores nativas e frutíferas ao público presente.
 
A participação em umas das principais provas do Brasil e a maior do Centro Oeste, com mais de 15 mil inscritos, marca a primeira ação do ano do projeto que conta com diversos parceiros pela conscientização e preservação do meio ambiente.
 
“Sempre recebemos parceiros pontuais para várias ações que ocorrem no decorrer do ano. Esta é a primeira de 2024 e hoje contamos também com a parceria importante da Enersim, gestora de energia limpa e sustentável, que está conosco doando à população 500 mudas e uma tag com informações sobre o passo a passo de como fazer o plantio adequado”, pontuou o coordenador do projeto Verde Novo, Sérgio Savioli.
 
Todos que compareceram ao ponto de doação do Verde Novo, fixado nas tendas instaladas próximas à chegada da corrida, na Praça das Bandeiras, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, puderam garantir sua plantinha, a exemplo da funcionária pública federal, Márcia Stefanello. Ela levou mudas de ipês rosa, branco e pata-de-vaca. “Conhecia o projeto e queria muito uma muda. Quando soube que ia ter a distribuição na corrida fiz questão de vir garantir a minha. Acho importante e necessário ter árvores, principalmente nas grandes cidades que tem muitos prédios, a arborização é de grande valia e ajuda bastante a incentivar e a cuidar do meio ambiente”, ressaltou.
 
Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso também participaram, como o gestor de capacitação no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Carlos Campelo, que também participa de competições nacionais e internacionais. “Fico muito entusiasmado e feliz em falar desse projeto que a Justiça está emplacando e tem tudo haver com a conscientização ambiental e com a corrida. Trazendo o cuidado que a gente deve ter com o planeta, o cuidado especial que a gente pode ter com o corpo e com a vida”, avaliou.
 
Presente na corrida, o secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, da Assembleia Legislativa, Elias Pereira dos Santos Filho, também enalteceu a iniciativa da Justiça Estadual. “O Judiciário está de parabéns com esse projeto que ajuda a preservar e resgatar o título de Cuiabá Cidade Verde. A gente precisa plantar, reflorestar nossa cidade e só com ideias assim poderemos mudar esse calor e o aquecimento global”, enfatizou.
 
A Corrida de Reis teve um percurso de 10 km, começando na Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, e encerrando na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. Os campeões foram: na categoria masculina, Josephat Joshua Gisemo, da Tanzânia e na categoria feminina, a brasileira kleidiane Jardim, de Itatiba (SP).
 
Sobre o Verde Novo – É um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado em 2017 pelo Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), desenvolvido em cooperação com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde, Energisa e TV Centro América.
 
#paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto colorida na horizontal dos participantes da corrida escolhendo as mudas no ponto de doação do projeto. Imagem 2: foto colorida na horizontal da servidora federal com as mudas em mãos e ao lado do esposo, ela recebe as instruções do coordenador do projeto. Foto 3: imagem ilustra o servidor do TJMT concedendo entrevista a TVJUS sobre a iniciativa. Imagem 4: foto colorida que ilustra os corredores no ponto de chegada da corrida.
 
Eli Cristina Azevedo/ Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *