Verde Novo realiza plantio de 2.500 árvores na Arena Pantanal e lança o ZapMudas

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), e do Projeto Verde Novo, realizou no sábado (03), o plantio de 2,5 mil mudas de árvores frutíferas e nativas na Arena Pantanal, em Cuiabá.
 
O projeto conta com vários parceiros como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e a Águas Cuiabá, o que, segundo o assessor do Juvam, Sérgio Savioli Rezende, é de extrema importância. “Aqui nós temos o Poder Judiciário, Poder Executivo, a sociedade, empresas, todas as pessoas que realmente precisam zelar do meio ambiente para que ele seja de fato sadio e adequado para as presentes e futuras gerações”, afirmou Savioli.
 
300 mil mudas – Na ação, também foi lançada a meta do plantio de 300 mil mudas nos próximos cinco anos, o que vai ser possível graças à parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), por meio do programa REM (REDD Early Movers). A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, esteve no lançamento e frisou a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade de vida da população.
 
“Nós acreditamos no Projeto Verde Novo, entendemos que o ambiente Urbano da nossa capital precisa ser enriquecido com o verde para que nós possamos retornar àquele conhecido título de cidade verde. E não apenas porque a importância de restaurar o meio ambiente está na década de 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), mas porque a sociedade precisa desse espaço e do resultado positivo que o retorno do verde traz. A amenização do calor a criação de micro espaços onde os animais e a população possam ter uma qualidade de vida”, comentou.
 
Conforme a engenheira florestal do Projeto Verde Novo, Rosiane Mendes Carnaíba, além de Cuiabá e Várzea Grande, outros municípios podem participar da ação. “Estamos aguardando a adesão de outros municípios, de outras comarcas com Projeto Verde Novo, para a gente adentrar essas cidades e também levar o plantio e distribuição de mudas para comunidade”, conclamou.
 
ZapMudas – Ainda no evento, foi realizado o lançamento do ZapMudas. O mecanismo pretende auxiliar às pessoas que querem plantar árvores em casa. “Se você tem vontade de plantar uma árvore na sua calçada e não sabe não sabe qual é a espécie, se tem alguma dúvida sobre como fazer o plantio, pode fazer o pedido da muda pelo ZapMudas, daí uma equipe vai comparecer na sua residência com horário marcado para que a gente possa verificar o que que pode ser feito, qual o tamanho da sua calçada, se tem fiação, se não tem, e qual que é a espécie de muda mais adequada para que você possa plantar essa árvore e mais tarde poder permanecer depois de adulta sem causar transtorno e gerando os benefícios ambientais”, explicou Savioli.
 
Para entrar em contato com o Projeto Verde Novo e solicitar acompanhamento para a análise e doação de muda para residência é só enviar mensagem no WhatsApp para o número 65) 3648-6879.
 
 
Vinícius Antônio/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *