De Curitiba (PR), Péricles Anarckos chegou à capital de Mato Grosso com 10 anos. Nos pátios da Escola Técnica Federal, formou-se artista pelo método Ânima. Depois disso, em 1998, criou o grupo Teatro Fúria, que vem desenvolvendo os mais diversos trabalhos, com as mais variadas linguagens, intervenções humanas, teatro de rua, performances e outros artefatos teatrais.
O grupo atualmente conta com cinco componentes, oito peças montadas e mais de 300 apresentações em mais de 40 cidades de 17 estados do país, com participações destacadas nos festivais de Teatro de Curitiba (2001, 2006, 2007), no de Londrina – FILO (2001) e no projeto Palco Giratório do Sesc Nacional (2003). Ao currículo, incluem-se ainda projetos sociais e campanhas institucionais.
Adepto da anarquia, o fundador rejeita os “ismos” misturando paixão de infância e desencanto com a classe artística. Nestes mais 20 anos à frente do Fúria, coleciona alguns desejos de pesquisas, a saber: a dramaturgia bilíngue; a encenação em Libras; o trabalho com pantomima e especialmente, no plano da dramaturgia, as possibilidades de situações teatrais envolvendo como personagens um par de irmãos siameses.