O pesquisador e crítico de literatura e culturas contemporâneas, Mário Cezar Silva Leite (Londrina – PR, 1961) chegou a Cuiabá em 1979, tendo concluído o curso de Letras na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1987. É mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Editor da Coleção Tibanaré de estudos mato-grossenses, assina, além de artigos científicos, obras como: Aguas Encantadas de Chacororé: Natureza, Cultura, Paisagens E Mitos Do Pantanal (2003); Mapa das Minas – Estudos de Literatura em Mato Grosso (2005); Literatura, Vanguardas E Identidades: Nas Brenhas Do Regionalismo (2015) e Memorial Indescritivo (2017).
Atualmente divide-se entre poemas, contos e à docência no curso de Letras e nos Programas de Pós-graduação, mestrado e doutorado, em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/FAC) e Estudos de Linguagem (PPGEL/IL) da UFMT. É ainda criador e líder do Grupo de Estudos em Cultura e Literatura em Mato Grosso (Diretório de Pesquisa no Brasil-CNPq).