Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Comarca de Cáceres implementa ecoponto para coleta seletiva de resíduos

by Almanaque Cuyabá 11 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O Fórum da Comarca de Cáceres implantou o primeiro ecoponto externo nas dependências do fórum, em uma campanha idealizada pela servidora Tatiana Rodrigues Barbosa de Sousa Ribeiro.
 
A servidora é discente da pós-graduação em Educação e Gestão Ambiental no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e coordena um projeto de pesquisa que busca trabalhar a otimização da coletiva seletiva de resíduos, nos termos da legislação vigente. A partir deste projeto, foi implementada a iniciativa no Fórum de Cáceres, com o aval da administração do foro.
 
Por meio da educação e da capacitação dos colegas servidores e colaboradores (estagiários, terceirizados e contratados) do fórum da Comarca, a coleta seletiva foi implementada, com a separação das lixeiras para resíduos recicláveis e as lixeiras para resíduos orgânicos.
 
O ecoponto possui cestos para acondicionar separadamente resíduos eletrônicos de informática e eletrodomésticos, plásticos, papel, vidro e desodorante aerossol.
 
Também foi promovida uma palestra com um profissional competente da autarquia responsável pela coleta no Município de Cáceres aos servidores, em que foram dadas instruções acerca da legislação vigente e foi possível dirimir as dúvidas acerca da higienização dos resíduos.
 
“Sabemos que a educação depende da vontade de quem quer aprender, não se faz por força, é preciso que o outro abrace a ideia e queira se envolver no processo educativo. Essa ação abraça a causa do meio ambiente, acolhe a importância dos catadores e catadoras e agentes ambientais. É preciso que haja a incorporação da educação ambiental naqueles que desejam desenvolver uma jornada, que cumpra o seu papel social, perante o outro e perante a sociedade”, destaca Tatiana.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

11 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Desenvolve-MT leva orientações sobre linhas de crédito do Governo para empreendedores do interior do Estado

by Almanaque Cuyabá 10 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT tem intensificado suas ações para facilitar o acesso ao crédito a empreendedores em todo o estado de Mato Grosso. Nesta semana, a agência percorreu os municípios de Sorriso e Nova Canaã do Norte, levando orientação e suporte para aqueles que buscam investir e expandir seus negócios.

Durante as visitas, foram feitas apresentações das opções de financiamento, destacando oportunidades e condições para os empreendedores locais. Além disso, foram prestados atendimentos, esclarecendo dúvidas e orientações adequadas às necessidades de cada negócio.

Na semana anterior, a Agência também passou pelos municípios de Paranatinga, Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças.

Nos dias 05 e 06 de março, a equipe da Desenvolve MT esteve no município de Sorriso. Foram realizadas duas reuniões, uma com empresários de pequeno e médio porte, e outra com Microempreendedores Individuais (MEIs) que atuam principalmente com o transporte de passageiros e mercadorias, e audiovisual.

Por meio da orientação dos agentes que atendem na Sala do Empreendedor em Sorriso, a empreendedora Damiana Cruz, da Marmitaria Sabor do Amor, pegou o crédito para adquirir utensílios e equipamentos que antes eram alugados.

“Os agentes me auxiliaram em todo o processo e envio de documentação para adquirir o financiamento do Governo, contribuindo para que eu realizasse um sonho. Com a compra dos equipamentos as despesas diminuíram, pois o valor da parcela é muito menor que o aluguel que pagávamos”, explica Damiana.

Já na quinta e sexta-feira (07 e 08), esteve em Nova Canaã do Norte para a inauguração do novo posto de atendimento na Sala do Empreendedor, anexa à prefeitura. Agora o município conta com duas agentes de crédito da Desenvolve MT credenciadas que ficarão responsáveis por atender as demandas específicas dos empreendedores locais e fazer um acompanhamento mais próximo. Também, aos participantes do curso de empreendedorismo do Circuito Empreenda Mais CDL e Sedec, foram apresentadas as diversas linhas de crédito disponíveis para que eles iniciem ou expandam seus negócios.

Em 2024, a meta é atender o maior número de empreendedores no interior. “A intenção da Desenvolve MT é pulverizar o crédito em todo o estado, facilitando o acesso a juros baixos principalmente aos micro e pequenos empreendedores, para fortalecimento de seus negócios e o desenvolvimento econômico local”, explica a superintendente de crédito da Agência, Elizandra Helmann.

A Desenvolve MT reforça o compromisso em atender as demandas dos empreendedores mato-grossenses, incentivar o empreendedorismo e facilitar o acesso ao crédito para aqueles que buscam realizar seus projetos e impulsionar o desenvolvimento de suas comunidades.

“Como um incentivo do Governo de Mato Grosso, as taxas de juros baixas mostram que o governo quer que as cidades se desenvolvam. A ideia é que a população e o município saiam ganhando. Se o comerciante está melhorando sua loja, sua fachada e seu empreendimento automaticamente temos novos empregos e renda dentro da cidade, elevando a economia do município”, afirma Ananda Hilbig, presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Nova Canaã do Norte.

Para os municípios que possuem interesse em fortalecer a economia local e levar orientação de crédito aos empreendedores locais, devem entrar em contato pelo telefone (65) 98417-9096.

Fonte: Governo MT – MT

10 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Primeira-dama de MT e governador participam de evento que incentiva novos talentos

by Almanaque Cuyabá 10 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, madrinha do Programa Canta Mato Grosso, prestigiou o evento acompanhada do governador Mauro Mendes, da filha caçula Maria Luiza e de sua amiga Olivia, neste sábado (09.03), em Chapada dos Guimarães.

O festival foi idealizado pelo apresentador Igor Taques, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Max Russi, e da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães.

Participaram das eliminatórias 600 artistas regionais e 10 candidatos foram classificados para a final. Gravado em quatro etapas, a cidade de Chapada dos Guimarães foi escolhida como palco para a final e a apresentação ficou por conta do ator, cantor e compositor Maurício Mattar.

Para a primeira-dama, o programa é inovador, porque será uma porta para os cantores mato-grossenses exporem o talento, não somente para o Estado, mas também para o país.

“Aceitei o convite do cantor Maurício Mattar e do apresentador Igor Taques, porque é um projeto que vai revelar muitos talentos que temos aqui perto de nós. Temos muitos talentos sonhando e investindo em uma oportunidade. Como madrinha, estou muito orgulhosa e agradeço o apoio do Governo, o talentoso Maurício Mattar, e todos que contribuíram para esse projeto”, disse Virginia Mendes.

“Todos que participaram do início até a final são vitoriosos e o conselho que eu deixo é que não desistam, se esforcem para participar de outros festivais e de outras edições do Canta Mato Grosso”, recomendou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes destacou a importância do programa. “É uma alegria prestigiar o festival, com certeza uma excelente iniciativa para resgatar, incentivar e dar oportunidade às centenas de profissionais que fazem da música uma arte e muitos uma profissão”.

Durante a apresentação, o cantor Maurício Mattar comentou que Mato Grosso é um exemplo de influência para cultura, e ressaltou a participação do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia Mendes.

“Para mim, é histórico, eu nunca vi em toda a minha vida um governador e uma primeira-dama de Estado prestigiarem eventos como esses, isso mostra a sensibilidade e a preocupação que eles têm com as pessoas, por isso estão aqui nesta noite apoiando os artistas. Isso é realmente extraordinário”, disse Mattar.

Os finalistas foram: Ariany Rodrigues, Erick Ferrary, a dupla Fellipe e Marcos, Gabriel Reis, Ivan e Allan, o cantor Izael, Letícia Ambrósio, Marcos Santélli, Romulo Costa e Taila e Talita.

A missão da escolha ficou por conta dos jurados: o músico Ivan Dois a Um, a cantora Adrya Almeida e o empresário Lademir Sette (Lade).

Ivan Dois a Um falou da particularidade do programa e da forma como os candidatos foram valorizados. “Os artistas vieram de longe, é um evento que aproxima e dá oportunidade para os artistas, e a presença do Governo do Estado motiva ainda mais todos esses talentos”.

Após as apresentações e votação dos jurados, a classificação ficoi: 1º lugar Rômulo Costa, 2º lugar Gabriel Reis, 3º lugar Taila e Talita.

Igor Taques adiantou que esse primeiro programa é um piloto, e que a proposta é que o projeto seja realizado a cada seis meses. “Quem não se classificou desta vez pode se preparar para as próximas edições. O projeto foi bem aceito e o objetivo é esse, mostrar que nosso Estado, além de ser destaque no agronegócio e em outros setores, também tem artistas qualificados no mundo da música”, disse o idealizador do Canta Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

10 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Coração é transplantado em paciente de São Paulo após captação realizada em MT

by Almanaque Cuyabá 10 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) efetivou, na última sexta-feira (08.03), mais um processo de captação e doação de órgãos, realizado após a constatação de morte encefálica de uma paciente de três anos internada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

A ação, realizada pela equipe médica do Hospital e com autorização da família da paciente, resultou na oferta dos órgãos para a Central Nacional de Transplante (CNT), que após a disponibilização recebeu o aceite da equipe de São Paulo para o coração.

A equipe realizou a retirada e o órgão foi levado para o estado de São Paulo onde foi realizado o transplante cardíaco com êxito.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da ação e ressaltou o compromisso em investir na reestruturação da Central Estadual de Transplantes. Para ele, essas ações vão resultar na ampliação do número de captações de órgãos e tecidos no estado.

“O Governo do Estado tem priorizado a saúde em Mato Grosso e, por meio da SES, tem investido em ações que efetivam esses procedimentos através de profissionais capacitados e equipamentos de qualidade, resultando em um gesto nobre, que salva a vida de outras pessoas”, declarou.

Além do transplante citado, a equipe do Banco de Olhos de Mato Grosso ofertará, através da doação de tecido ocular humano, duas córneas para receptores de Mato Grosso, também autorizados pela família da paciente. Os demais órgãos não tiveram receptores compatíveis.

Transplantes

Entre janeiro e novembro de 2023, a Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso realizou sete captações de órgãos no estado, que beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.

O Estado realiza o transplante de córneas e os pacientes que precisam de transplante de outros órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio para serem transplantados em outros Estados; os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela SES.

Fonte: Governo MT – MT

10 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Operações em dois pontos de Cuiabá prendem 17 motoristas alcoolizados

by Almanaque Cuyabá 10 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Dezessete motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante a operação Lei Seca, que ocorreu simultaneamente em duas avenidas de Cuiabá, na madrugada deste domingo (10.02). A fiscalização é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-MT).

Na ação realizada na avenida Tenente-Coronel Duarte, no bairro Dom Aquino, oito motoristas foram presos alcoolizados. Também foram confeccionados 40 autos de infração de trânsito e realizados 46 testes de alcoolemia. Dos 46 veículos fiscalizados, 24 foram autuados e 21 removidos.

Já na avenida Carmindo de Campos, no bairro Grande Terceiro, foram nove prisões por embriaguez ao volante. Neste ponto, 18 multas foram aplicadas e 46 pessoas passaram pelo teste do bafômetro. Os agentes checaram 46 veículos, autuaram 24 e removeram 11.

A ação contou com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Fonte: Governo MT – MT

10 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

No distrito da Guia, primeira-dama de MT prestigia evento para as mulheres

by Almanaque Cuyabá 10 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O encontro, organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública, por meio da diretora territorial Benedita Mendes, conhecida como dona Morena, ocorreu nesta sexta-feira (08/03), em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Contou com a presença da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, que, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), mobilizou a entrega de cestas de alimentos e kits de higiene e limpeza do programa SER Família Solidário, além de brindes para sortear entre as participantes.

Virginia Mendes agradeceu o convite e ressaltou a importância do trabalho dedicado de dona Morena, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública. “Conheço dona Morena há mais de 20 anos, esse trabalho que ela dedica à sua vida só acontece porque ela o faz com amor. Esta comunidade pode sempre contar conosco e com o Governo do Estado. Que Deus abençoe todas vocês.”

Dona Morena dedica parte do seu tempo ao projeto ‘Mão Amiga, Valorizando Vidas’, que está completando dois anos. Ela falou da parceria com a primeira-dama do Estado. “Conheço-a há muitos anos e desde então ela sempre esteve presente em nossa comunidade; ela nunca me disse não. Aqui temos pessoas sofridas que fazem parte deste projeto, e este grupo, graças à ajuda da senhora, este trabalho está de pé, graças a todo o apoio que a senhora tem dado.”

O vereador Felipe Corrêa deixou um recado para os homens. “Hoje eu quero deixar um recado para os homens: vocês que são pais e têm um comportamento fruto do lar onde cresceram, as filhas de vocês vão permitir ser tratadas por seus companheiros da forma como virem vocês tratando suas esposas. Os seus filhos vão tratar as esposas deles da forma como veem vocês tratando suas mulheres. Portanto, neste meu convite aos homens, é que a gente possa contribuir com uma sociedade melhor para as mulheres”, alertou o vereador.

“Nos honra muito enquanto mulheres, porque é difícil um homem falar desta forma. Parabéns, e que haja mais homens como o senhor, com esse olhar carinhoso pelas mulheres”, disse Virginia Mendes.

Dona Vagna Silva passa por tratamento de câncer, ela aproveitou o momento para agradecer o atendimento que tem recebido do Governo do Estado.”No começo foi muito difícil, não precisei retirar meu seio, mas enfrentei algumas situações. Mas, quero agradecer o nosso governador e dona Virginia porque estou sendo muito bem assistida no Hospital de Câncer. Condições e dinheiro eu não tenho para pagar um tratamento tão caro como esse, hoje eu agradeço primeiramente a Deus por estar viva e em segundo ao Governo do Estado porque sei que lá tem o repasse na saúde. Peço a Deus que continue abençoando a senhora, dona Virginia, e toda sua família”.

No evento foram entregues 240 cestas de alimentos, 240 kits de higiene e limpeza, 240 kits de doces, e mais de 50 brindes foram sorteados.

Também participaram do evento a secretária adjunta da Setasc, Marilene Marchese; a tenente-coronel Emirella Martins; o delegado de Polícia Carlos de Moraes; a gerente do Banco Sicredi, Amanda Silva; e o coordenador Estadual de Polícia Comunitária da Sesp, tenente-coronel Sebastião Carlos.

Fonte: Governo MT – MT

10 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Mulheres estão à frente de 41% das novas empresas abertas em MT

by Almanaque Cuyabá 10 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Em Mato Grosso, 41,36% das empresas abertas no ano passado tem mulheres como donas do CNPJ. Conforme a Junta Comercial do Estado (Jucemat) foram abertas 83.627 empresas em 2023 de Microempreendedores Individuais (MEIs) até as de grande porte, e deste total 34.595 são de mulheres à frente no registro.

No ano de 2022 foram abertas 82.595 novas empresas no Estado, sendo 30.489 mulheres como proprietárias, ou seja, 36,91%. Enquanto a quantidade de empresas cresceu 1,24% no período de um ano, a quantidade de empreendimentos abertos por mulheres saltou em 13,46% no mesmo período.

Na Desenvolve-MT, elas são a maioria na quantidade de crédito concedido. Dos 730 contratos, 413 foram firmados por mulheres, cerca de 57% do volume das operações no total de R$ 16,9 milhões.

Ao todo, a agência de fomento liberou R$ 38 milhões no ano de 2023 nas linhas de crédito Desenvolve Empresarial (Invest e Invest Mix), Desenvolve Transporte (Motocicletas, Veículos, Táxi, Kit Gás GNV), Desenvolve Empreendedor (Jovem Empreendedor e Mulher Empreendedora) e o Desenvolve Turismo.

Uma das centenas empreendedoras que a Desenvolve MT ajudou foi Daiara Leão, proprietária da Esmalteria Toda Bonita, em Sorriso (400 km de Cuiabá). Há cinco anos ela iniciou como designer de unhas e foi levada a empreender para seguir os sonhos e o interesse de ensinar e aprender coisas novas.

“Adoro trabalhar com mulheres, que vibram junto com o mundo todos os dias, mulheres que inspiram. É ótimo ter esse contato direto com as clientes que se tornam amigas. Para mim é gratificante poder passar horas ao lado delas, escutando histórias que nos colocam para cima, que nos inspiram e também poder passar um pouquinho das nossas histórias e das nossas experiências pra contribuir um pouquinho com cada uma delas. Meu propósito como profissional da minha área é inspirar mulheres em sua melhor versão, investindo em autoestima, cuidado e poder proporcionar sorrisos e uma beleza extraordinária para todas elas”.

O secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia da Sedec, Paulo dos Santos Leite, disse que o protagonismo feminino é fundamental para a economia, na geração de emprego e renda.

“A participação da mulher na economia tem sido cada vez mais intensa e esses números mostram exatamente isso. Nos próprios cursos de empreendedorismo que o Governo do Estado está oferecendo, a gente está vendo uma participação muito ativa da mulher. Quando ela empreende ajuda a toda a sociedade. A mulher é mais organizada, mais dedicada e mais cautelosa na hora de empreender”.

Fonte: Governo MT – MT

10 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Polícia Militar intercepta ônibus sequestrado, prende suspeito e liberta passageiros

by Almanaque Cuyabá 9 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Policiais militares de Cáceres prenderam em flagrante um homem de 49 anos por sequestro e cárcere privado, na tarde deste sábado (09.03), em Cáceres. O suspeito foi interceptado pela PM enquanto mantinha o motorista e 19 passageiros de um ônibus interestadual refens, na rodovia federal BR-070.

Por volta de 13h, o 6º Batalhão de Cáceres recebeu denúncias via Ciosp onde uma vítima informava que estava dentro de um ônibus, na BR-070 e que o veículo teria sido sequestrado por um homem venezuelano.

Bastante assustada, a vítima ainda relatou na chamada que o ônibus seguia com destino a Rio Branco, no Acre, quando a cerca de 60 quilômetros de Cáceres, o suspeito invadiu a cabine do motorista armado de uma faca e anunciou o sequestro.

Diante da denúncia, as equipes policiais de Cáceres, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, seguiram em direção a entrada da cidade, por onde o ônibus iria passar. Após alguns momentos, o veículo foi visto e as viaturas policiais realizaram o cerco ao veículo.

Neste instante, o motorista conseguiu parar o veículo e abrir a porta do automóvel, saindo correndo em direção aos militares. Os policiais deram ordens para que o suspeito deitasse no solo e entregasse a faca, mas o homem resistiu aos chamados da PM, sendo necessário ser imobilizado e algemado.

Na sequência, todos os 19 passageiros, incluindo homens, mulheres e crianças, foram liberados para descerem do veículo, sendo constatado que todos estavam bem, sem nenhum tipo de ferimento.

Em depoimento, o motorista do ônibus contou que o suspeito foi até a sua cabine e disse que teria uma pessoa querendo matá-lo. A vítima também disse que neste momento, o homem iniciou o sequestro e ordenou para que a velocidade do veículo fosse aumentada e que a todo o momento o sequestrador tentava puxar o volante e assumir a pilotagem do ônibus.

Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante e conduzido para o Cisc de Cáceres para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939

Fonte: Governo MT – MT

9 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close