O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na manhã desta sexta-feira (24.05), uma palestra de conscientização sobre a prevenção de queimadas urbanas e florestais na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Rosalino da Silva, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá). A atividade, voltada para os alunos do 4º ano, contou com a participação de aproximadamente 85 estudantes.
A palestra teve como objetivo principal conscientizar os alunos sobre os danos patrimoniais, ambientais e à saúde causados pelas queimadas. Durante a atividade, os bombeiros abordaram a definição e as causas comuns desse fenômeno, além de informar sobre os impactos negativos, como perdas materiais, danos ao meio ambiente e riscos à saúde pública.
Além de apresentar os prejuízos causados pelas queimadas, a palestra também destacou as medidas preventivas que a comunidade pode adotar, como a preservação de áreas verdes e a denúncia de atividades suspeitas. A iniciativa faz parte de um programa contínuo de educação ambiental desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com as escolas da região.
De acordo com a subtenente BM Márcia Rosa da Conceição, que ministrou a palestra, as queimadas urbanas e florestais afetam drasticamente o meio ambiente causando enormes danos na fauna e na flora e consequentemente traz prejuízos à vida humana, como a mudança na qualidade do ar.
“Para combater esse problema crescente é essencial a participação ativa de toda a população, por isso estamos realizando junto às escolas municipais e estaduais, palestras de conscientização e prevenção sobre queimadas urbanas e florestais, com o intuito de despertar nos alunos um senso crítico quanto aos danos causados por essa prática criminosa”, disse a subtenente.
Fonte: Governo MT – MT