Coordenadoria da Mulher do TJ divulgará pesquisa do Comitê de Análise dos Feminícidios de MT

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher/TJMT) realiza no dia 06 de março, às 9h, no auditório Gervásio Leite, no TJMT, a apresentação da pesquisa do Comitê de Análise dos Feminicídios do Estado de Mato Grosso.
 
A coordenadora da Cemulher, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, fará a abertura do evento. Em seguida, a delegada da Polícia Civil do Piauí, criadora da 1º Delegacia do Feminicídio do Brasil, em 2015, professora doutora Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa, fará a palestra “Feminicídio e atuação com perspectiva de gênero: ruptura com o jogo de cartas marcadas”.
 
A pesquisa apurou os quantitativos do período entre janeiro e maio de 2023 nas Comarcas de Cáceres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda, Paranaíta, Sorriso, Sapezal, Barra do Bugres, Campo Verde, Paranatinga, Várzea Grande e Cuiabá.
 
Os dados foram retirados dos painéis PE-Feminicídio e Violência Doméstica e Litígio Analítico, ambos do sistema OMNI (usado pelos tribunais do país).
O evento é realizado em parceria com a Defensoria Pública de Mato Grosso, Ministério Público de Mato Grosso, Polícia Civil de Mato Grosso e Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Esmagis).
 
Programação:
9h – Abertura – desembargadora Maria Aparecida Ribeiro
9h20 – Palestra: “Feminicídio e a atuação com perspectivas de gênero; ruptura com o jogo de cartas marcadas”
Palestrante: professora doutora Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa
10h20 – Apresentação da Pesquisa do Comitê de Análise dos Feminicídios ocorridos em Mato Grosso no período de janeiro a maio de 2023
 
Apresentação da pesquisa:
Ana Graziela Vaz de Campos Alves Correa – juíza da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Cuiabá.
Rosana Leite Antunes de Barros – defensora pública, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM/MT.
Tânia Regina Matos – defensora pública da Segunda Instância.
Tiago de Sousa Afonso da Silva – promotor de Justiça titular da 16ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Cuiabá.
Denize Aparecida R. de Amorim – Seplag
Adriany Sthefany de Carvalho – assistente social da Cemulher
Renata Carrelo da Costa – psicóloga da Cemulher
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *