Após frustrada estreia, bioscópio chega a Cuiabá

Em Mato Grosso um filme foi projetado pela primeira vez nas dependências do Circo Palma, em 1903, na cidade de Corumbá. No mesmo ano, após a módica exibição, o Circo inicia sua turnê pelo Estado, pelas águas do Rio Paraguai, a caminho de Cuiabá.

Após frustrada estreia em Corumbá e sem nenhuma sessão pelo caminho, foi somente em 1908 é que a empresa Mendez & Nascimento concretizou a projeção na Capital. A inovação, batizada de Bioscópio, teve sua inauguração no salão da Sociedade de Beneficência Italiana.

TEATRO AMOR À ARTE

A partir daí a Silva & Irmãos também passou a exibir filmes na Capital. Para isso, o Bioscópio foi instalado sobre os escombros do barracão do antigo Teatro Amor à Arte, espaço este demolido nos anos 40. No espaço foi construído o Grande Hotel, na avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Joaquim Murtinho e que dá frente para os fundos da Igreja Metropolitana de Cuiabá.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *