Trompetista, cantor e compositor, Gilmar Fonseca nasceu no bairro do Porto, em Cuiabá. O avô, João Marinho da Fonseca, é compositor do Hino de São Benedito e era mestre da Banda da Usina Itaici, da qual fazia parte. Sob a influência da música, sobretudo o rasqueado, Gilmar montou, aos 14 anos, sua primeira banda, chamada Os Brasinhas.
A partir daí passa por diversos grupos entre as décadas de 70 e 80, como o Yankee Star, Los Bambinos, Cartão de Visitas e New Times, até chegar ao conjunto da famosa boate Sayonara. Em 1994 grava o primeiro CD, intitulado “Revivendo Cuiabá e Várzea Grande”. O trabalho, que consiste em uma coletânea de rasqueados, inclui o sucesso Casa de Capim, uma de suas músicas mais conhecidas.
A composição passa a ser regravada por diversos cantores de Cuiabá e se firma como um clássico. Por meio dela, Gilmar viaja para o Rio de Janeiro (RJ), onde participa de um show com Erasmo Carlos na Marina da Glória. Para além de sua atuação musical, ele também apresentou um programa na televisão local, voltado aos estudantes. É ainda fisioterapeuta profissional e estudou Direito.