domingo, 19 de janeiro de 2025
Cuiabanômetro

Igreja Nossa Senhora da Boa Morte: símbolo de Fé, história e resiliência

Construída por volta de 1810, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte é um testemunho vivo da devoção e da resiliência histórica em Cuiabá. Edificada em taipa de pilão, método tradicional de construção que reflete as técnicas e os recursos disponíveis à época, a igreja se destacava por sua torre lateral, que, infelizmente, desabou em 1898. Após o ocorrido, o templo foi reformado, preservando sua essência e reafirmando sua importância para a comunidade.

Composta por três altares, a igreja abrigava no altar-mor a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Boa Morte, reverenciada com grande fervor pela Irmandade dos Homens de Cor, que a administrava. Essa irmandade, formada majoritariamente por afrodescendentes, encontrou no templo um espaço de expressão religiosa e de resistência cultural, consolidando-o como um símbolo de fé e pertencimento.

O festejo em honra à padroeira, realizado anualmente no dia 14 de agosto, atraiu ao longo dos séculos fiéis de diversas regiões, perpetuando a tradição e renovando o compromisso devocional. Em 1905, a igreja foi elevada à condição de Paróquia Nossa Senhora da Boa Morte, ampliando ainda mais seu alcance e relevância espiritual.

Reconhecida por seu valor histórico, cultural e arquitetônico, a igreja foi tombada pelo patrimônio histórico em 1987, assegurando sua preservação para as gerações futuras. Hoje, permanece como um marco de fé, memória e resistência, testemunhando a rica história de Cuiabá e o legado de suas comunidades.

Photographia é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima. As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

Verifique também

Índio Coxiponé Pescador

Localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, a imponente estátua de um índio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página