“Cuiabá” veio de “Cuiaverá”, topônimo do rio Cuiabá

por Editoria/AC

O nome Cuiabá, segundo a Carta-relatório de 16 de setembro de 1741 do padre jesuíta Agostinho Castanares ao “Adelantado” paraguaio Don Rafael de La Moneda, adveio do nome “CUYAVERÁ”, topônimo guaraní pelo qual era conhecido o rio Cuiabá.

Por sua vez o termo “Cuyaverá” é uma variação semântica doguaraní “KYYAVERÁ”, que significa “LONTRA BRILHANTE”.  Isso, certamente, em virtude da grande quantidade de lontras e ariranhas que habitavam todo o rio Cuiabá, com a suas sedosas peles molhadas, brilhando aos reflexos dos raios do sol. Daí, Lontra Brilhante ou Kyaverá, assim batizado provavelmente pelos índios paiaguás, que falavam a língua guarani.

Outras duas hipóteses decorrem para o nome do rio e da cidade homônima, ambas igualadas pela incerteza:
Origem do Nome “Cuiabá”
“IKUIAPÁ. IKUIA: flecha-arpão.
PÁ: lugar. (Lugar da flecha-arpão ).

Designação:
– de uma localidade onde se pesca com flecha-arpão.
– de uma localidade onde, antigamente, os bororos costumavam pescar com flecha-arpão correspondente à foz do IKUIÉBO, córrego da Prainha, afluente da esquerda do Rio Cuiabá, na cidade homônima. Julgamos que o nome da capital de Mato Grosso, Cuiabá, justamente edificada nas duas margens do córrego da Prainha, não seja outra coisa que a corrupção e sonorização de Ikuiapá.”

Baseado no “Glossaria Linguarum Brazilliensium”, de Leipziz, o nome Cuiabá se originou devido à existência nas “margens d’esse rio de árvores que produzem frutos de que se faz cuia. Esta versão está de acordo com a etimologia da palavra cuia, vasilha, e aba, criador; isto é: rio criador de vasilhas.” **

Bibliografia:
Cesar Albisetti e Angelo Jayme Venturelli. Enciclopédia Bororo – Vol. 1, pág. 610.
S. Cardoso Ayala e F. Simon. Album graphico do Estado de Matto-Grosso. Corumbá/Hamburgo,1914, pág. 52.
João Carlos V. Ferreira e Padre José de Moura e Silva. Cidades de Mato Grosso: Origem e Significados de seus Nomes. Cuiabá, J.C.V. Ferreira, 1998.

0 comentário
0

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

error: O conteúdo está protegido !