Especialista em Didática, Metodologia do Ensino Superior e Ciências Políticas pelas universidades de Educação, em Fátima do Sul (MS), Presidente Venceslau (SP) e Univag (MT), Neila Barreto (Rosário Oeste – MT, 21/01/1955) emprestou sua comunicabilidade a diversas funções. Na juventude ingressa na Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat) e, a partir daí, atua como secretária, instrutora e assessora de imprensa, dentre muitos outros.
Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a autora também é jornalista e membro titular da cadeira nº 19 da Academia Mato-grossense de Letras (ABL). Das numerosas publicações, destacam-se: A Água e o Corpo; A Torneira e a Água; Água Sagrada e Chafariz; Educação pela Água; Água de Beber, Proseando com Lacínio, resgate de História; Rio Cuiabá: Feliz ou Infeliz? e São João e a Água.
Atualmente, Neila pesquisa a história do saneamento no Estado. Além disso, assina o Projeto Histórico do Memorial da Água – em fase de implantação nas Estações de Tratamento de Água I e II, respectivamente nas Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, do Museu do Morro da Caixa d`Água Velha; e do Parque das Águas, na Captação do Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.