Praça Alencastro leva o nome da família que governou a cidade

Certamente a mais memorável e conhecida entre as praças de Cuiabá, o antigo Largo do Palácio, hoje Praça Alencastro, tem uma história repleta de transformações e significados. Em 1882, recebeu seu nome em homenagem ao governador coronel José Maria de Alencastro, que marcou seu tempo à frente da Província de Mato Grosso. Mais tarde, foi o sucessor Mário Correa da Costa quem deu um novo formato ao largo, transformando-o em um belo jardim, que passou a ser conhecido como Jardim Alencastro.

Antes de se tornar o espaço urbano que conhecemos hoje, esse largo histórico era palco de eventos populares como concorridas touradas e corridas de cavalos, refletindo a cultura e os costumes da época. Ao longo dos anos, a praça passou a abrigar importantes instituições. Atualmente, ocupa um lugar de destaque como sede da Prefeitura de Cuiabá, mas já foi, em tempos passados, o Palácio do Governo, além de ter abrigado a Delegacia Fiscal do Tesouro e a Chefatura de Polícia, entre outras funções governamentais.

A praça ainda conserva importantes marcos históricos, como o chafariz (atualmente desativado), a Fonte Luminosa e bustos de grandes figuras cuiabanas, que perpetuam a memória de personalidades que desempenharam papéis cruciais na construção da cidade e do estado. Assim, a Praça Alencastro se mantém como um símbolo não apenas da história política e social de Cuiabá, mas também da riqueza cultural que define a cidade.

Photographias é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima. As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Praça Alencastro leva o nome da família que governou a cidade