Primeiro administrador dos Correios foi nomeado em 1829 e recebia cento e cinquenta mil réis

por Editoria/AC

A notícia da coroação de dom Pedro I e os decretos que instituíram a bandeira e as armas nacionais nas cores verde e amarela chegou a Cuiabá somente em 8 de março de 1823, pelo correio terrestre, vindo de Goiás. Assim, a bandeira imperial só foi usada por aqui após a proclamação de dom Pedro I como imperador constitucional.

Em 1829 foi criada a administração dos Correios da província, sendo nomeado para administrá-la, José de Souza Canavarros, que recebia o ordenado de 150$000 (cento e cinquenta mil réis) por ano.

Os trabalhos de construção da linha telegráfica de Cuiabá até o Rio Araguaia, na divisa com Goiás, foram iniciados somente no final do Império, a cargo do coronel Gomes Carneiro. Em 1892, já com o Distrito Telegráfico de Mato Grosso criado, a rede telegráfica foi estendida de Cuiabá à Corumbá, Forte de Coimbra, Poconé, Cáceres e outras localidades. Esse trabalho foi dirigido pelo então coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. A partir de 1907, ele empreendeu nova etapa das linhas telegráficas, concluindo a obra em 1910.

0 comentário
0

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

error: O conteúdo está protegido !