Jornalista, artista plástica e animadora cultural, Vitória Basaia (Rio de Janeiro – RJ, 1951) radicou-se em Mato Grosso em 1981. Inicia-se nas artes plásticas como autodidata. Além de pintora, gravurista, conceitualista e escultora, desenvolve pesquisas com pigmentos naturais e materiais recicláveis desde 1985. A partir de 1990 sua pesquisa tem sido difundida por programas da UFMT, em oficinas que visam à melhoria do ensino no interior.
Em 1992 inicia o projeto Galeria do Povo, fazendo interferências urbanas, com murais em caixa alta, em fachadas de casas, lojas, muros, feiras e clubes, com o propósito de levar a arte às ruas. É uma das raras artistas “brut” do Brasil. Trabalha com materiais da natureza (tintas feitas com terras da Chapada dos Guimarães, nos arredores de Cuiabá) ou reciclando rejeitos como madeiras achadas nas ruas, latas e plásticos.
Participou de diversas edições do Salão Jovem Arte Mato-grossense e de exposições individuais e coletivas, como no Salão Mecab (PR); Salão de Arte Contemporânea de Campo Grande (MS). Bienal de Arte Contemporânea de Cataguases (MG); e Cores do Brasil–Galeria Virtual-São Paulo (SP), dentre outros. Sua casa, com um acervo de mais de mil obras, é aberta ao público fazendo parte de vários roteiros para visitação.