Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
product

Curso aproxima conselheiros da Rede de Atenção Psicossocial

Equipes que atuam na Rede de Atenção Psicossocial do município de Cuiabá participaram nesta segunda-feira (08), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, da abertura do Curso de Capacitação para conselheiros tutelares. O objetivo foi mostrar aos novos conselheiros os caminhos que devem ser seguidos para encaminhar uma criança ou adolescente que necessita dos serviços de saúde mental.

“Essas discussões possibilitam o fortalecimento da rede de proteção. Ainda temos muitos desafios e lacunas a serem superados, mas com diálogo chegaremos a um resultado satisfatório”, destacou o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Procuradoria de Justiça Especializada da Criança e do Adolescente.

A promotora de Justiça Ana Luíza Barbosa da Cunha, que atua na Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá, também destacou a importância do diálogo entre as instituições que integram a rede de proteção. “Esse é o passo inicial para essa missão tão desafiadora, que é ser conselheiro tutelar. Temos a certeza de que esta capacitação será muito útil a vocês no exercício das suas funções”, afirmou.

Aproximadamente 65 conselheiros estão participando do curso, que seguirá até terça-feira (09).  Na quarta-feira (10), às 9h, haverá a posse dos novos conselheiros tutelares. A cerimônia será realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

O Curso de Formação para Conselheiros Tutelares foi elaborado pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente e pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e da Juventude, com realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT.

Dividido em 20 módulos, o curso tem aproximadamente oito horas de duração e conta com corpo docente formado por membros e servidores do MPMT e parceiros. Além das videoaulas, a plataforma Ensino a Distância do Ceaf traz material de leitura complementar, modelos de documentos e orientações gerais a título de sugestão para aplicação do treinamento. Os participantes serão certificados pela Escola Institucional.

O curso aborda temas como “Política de Atendimento das Crianças e dos Adolescentes”, “Acolhimento Institucional e Familiar”, “Redes Municipais de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CRAS, CREAS, CAPS, CAPS-I) e outros”, “Suspensão e Destituição do Poder Familiar”, “Adoção e Entrega Legal”, “Ato Infracional na Rotina do Conselho Tutelar”, “Violência contra Crianças e Adolescentes e Medidas Protetivas de Urgência”, “Atuação do Conselheiro Tutelar na Rede de Educação”, “Evasão Escolar, Busca Ativa e Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai)”, entre outros.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso aproxima conselheiros da Rede de Atenção Psicossocial

Você não pode copiar conteúdo desta página