Sob as coordenadas 15° 35 ’56”,80 de latitude sul e 056° 06′ 05 “,55 de longitude oeste, situa-se o Centro Geodésico da América do Sul, em Cuiabá. O ponto recebeu seu Marco Simbólico em 1909, por determinação de Marechal Cândido Rondon, responsável pelos cálculos que apontavam para a centralidade do local. Embora os números tenham sido contestados à época, foram confirmados posteriormente pelo Exército Brasileiro.
Originalmente concebido em alvenaria, pelas mãos do artesão Júlio Caetano, o Marco Simbólico resguardava inscrições com as informações geográficas do local. Anos mais tarde, sobre a obra original, foi erguido um Obelisco de aproximadamente 20 metros de altura, revestido em mármore branco. A primeira obra foi preservada e ainda pode ser vista por meio da estrutura de vidro que a protege.
O obelisco está localizado na Praça Pascoal Moreira Cabral, que, ao longo dos Séculos foi conhecida como Largo da Forca e Campo d’Ourique. Ali, eram castigados os escravos, além de realizadas touradas. Após inúmeras transformações, o cenário deu espaço a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso em 1972 e hoje abriga a Câmara Municipal de Cuiabá.