“Obra prometida há décadas e que agora é realizada”, afirma prefeito sobre Congódromo construído pelo Governo de MT

A construção do Congódromo em Vila Bela da Santíssima Trindade pelo Governo de Mato Grosso demonstra a valorização de uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas do Estado, que é o Congo –  expressão artística que reúne dança, cenografia, coreografia e devoção a São Benedito. A afirmação é do prefeito do município, Jacob André Bringsken. 

“É uma instituição que vai dar qualidade às manifestações culturais do nosso povo. Nós queremos agradecer ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador por terem entendido a necessidade disso. É uma obra que foi prometida há décadas e agora está sendo realizada”, declarou.
Obra do congódromo começou no ano passado – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O investimento do Governo do Estado na obra do espaço que funcionará como Centro Multiuso para a realização de outras atividades artísticas é de R$ 8,5 milhões. 
Prefeito de Vila Bela destaca o crescimento do turismo no município – Foto: Secom-MT

Segundo o prefeito, o turismo está crescendo no município, com o apoio do Estado.

“Vila Bela tem grandes riquezas naturais e o Governo vem investindo aqui, em infraestrutura, divulgação, no apoio à gestão, e isso já mostra resultados concretos, porque nos últimos três anos o fluxo de turistas aumentou astronomicamente, a ponto de o Ministério do Turismo classificar o cânion como ponto mais visitado de Mato Grosso”, explicou o prefeito.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o congódromo vai desempenhar um papel importante no turismo cultural da região, atraindo visitantes interessados em conhecer e vivenciar de perto essa manifestação cultural única. 

“Será um espaço fundamental para a preservação, promoção e valorização da cultura quilombola na região, além de desempenhar um papel importante no fortalecimento da identidade cultural e na promoção do turismo cultural”, pontuou.

Vila Bela foi a primeira capital de Mato Grosso e é rica em história e belezas naturais. 

“É uma cidade histórica que tem grandes apresentações culturais e o Congódromo vem para abarcar toda essa festividade que acontece aqui no estado e também no município com as apresentações do Chorado, do Congo, do Choradinho”, afirmou o secretário adjunto de Turismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Felipe Wellaton.

A obra do Congódromo começou no ano passado e já está com mais de 12% de execução. A previsão de conclusão é 2025.
Imagem do projeto do Centro Multiuso que está sendo construído em Vila Bela

Assista abaixo a reportagem de Angelina Miquelleto

Fonte: Governo MT – MT

About Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Check Also

Polícia Militar prende homem com produtos contrabandeados em Alta Floresta

Policiais militares do 8º Batalhão prenderam um homem de 25 anos por contrabando, na tarde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *