Estudantes da Escola Governador José Fragelli plantam árvores na Arena Pantanal com o Verde Novo

Estudantes da Escola Estadual Governador José Fragelli, que funciona dentro do estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, realizaram o plantio de árvores com a ajuda do programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, na manhã desta segunda-feira (29 de abril).
 
A iniciativa partiu da própria escola, por meio do Grêmio Estudantil, que procurou o Verde Novo para colaborar com o projeto “Adote sua árvore”, que tem a proposta de criar uma relação de comprometimento entre a escola e os alunos, além de cooperar com o meio ambiente.
 
“Nós tivemos essa iniciativa de trazer um plantio, era uma ideia nossa por conta do Dia da Terra, e procuramos o projeto para que eles pudessem nos auxiliar nessa iniciativa. Entramos em contato e foi tudo muito fácil, eles vieram, conversaram com a gente, vimos a área que iríamos plantar e hoje estamos efetuando. Esse incentivo é bom porque vai trazer a ligação da escola com o meio ambiente, quanto para mostrar aos alunos a importância de conviver com a natureza, reflorestar e trazer o título novamente de Cidade Verde para Cuiaba”, disse a aluna Camila Mel Ribeiro Ramos, que foi quem procurou o Verde Novo e é diretora de Meio Ambiente e Saúde do Grêmio Estudantil da escola.
 
A procura pela própria escola foi um dos aspectos destacados pela engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba. “Foi muito satisfatório saber que o Programa Verde Novo está crescendo, sendo divulgado, muita gente conhecendo o programa e nos procurando. Essa ação partiu dos alunos. Com grande satisfação recebemos esses alunos, fizemos essa ação de plantio com eles, explicamos sobre o programa e quem vai cuidar dessas mudas são os próprios alunos”.
 
O professor que supervisionou a turma durante o plantio, Felipe da Cruz Miranda, falou da importância da parceria entre o Poder Judiciário e a educação, no sentido de trazer integração entre as partes envolvidas.
 
“Essa integração entre a sociedade e a escola é muito importante. Essas parcerias devem abranger todas as áreas da educação. São parcerias que fortalecem a escola, que trazem benefícios para os dois lados. Além disso, é uma ação que valoriza a nossa cidade, o nosso ambiente, está para além dos muros da escola. Isso incentiva os alunos a se engajarem mais na educação, incentiva os professores a verem que o grêmio é ativo e traz parcerias importantes. Isso tudo faz um processo muito mais amplo e completo para o benefício de todos aqui na escola”, destacou o professor.
 
Foram plantadas 35 árvores nativas e frutíferas, que serão cuidadas pelos alunos, e foi repassado o conhecimento necessário sobre as espécies e os cuidados que elas demandam.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto horizontal colorida dos alunos antes do plantio. 17 anos e alunas posam para a foto, alguns estão em pé e outros agachados, ao lado da engenheira Rosiani e à frente há uma muda de árvore e um regador. Eles estão na grama, ao ar livre, ao fundo o Ginásio Aecim Tocantins, ao lado da Arena Pantanal, há árvores ao redor e céu azul. Imagem 2: foto horizontal colorida da aluna Camila Mel. Ela está agachada ao lado da muda que plantou, segura uma estaca e sorri para a câmera. Ela veste uniforme azul com listras verde e amarelo, está com as bochechas pintadas de verde, usa aparelho e tem cabelos castanhos. Imagem 3: foto horizontal colorida do momento do plantio. O professor Felipe está agachado, com as duas mãos na terra, plantando a muda, a aluna Camila está ao lado dele e à frente a engenheira Rosiani. Todos estão agachados ao redor da planta. Eles estão ao ar livre, sob o sol, há árvores ao redor, céu azul e gramado.
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Anderson Lobão
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Check Also

TJMT mantém pena de homem condenado por homofobia em Guarantã do Norte

O TJMT manteve a condenação de um homem que discriminou uma jovem por sua orientação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *