A Secretaria Adjunta de Gestão Ambiental da Sema participará da abertura oficial do evento com uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural, às 19h30, na Universidade Unilassalle. Entre os assuntos abordados estão os prazos estabelecidos para a análise do CAR, que é de 90 dias após a notificação via e-mail para revisar, aceitar ou recusar as informações no sistema do CAR Digital.
Entre 21 e 23 de maio, das 8 às 17 horas, produtores rurais e responsáveis técnicos poderão tirar dúvidas sobre a validação do registro ambiental de suas propriedade.
Neste mutirão ambiental, serão atendidos os municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Sorriso e Nova Mutum. Também será realizada uma roda de conversa com os responsáveis técnicos dos municípios inseridos no Mutirão Ambiental CAR Digital Médio Norte. O encontro ocorre nesta terça-feira (21.05), às 14:30.
Mutirão ambiental
O evento tem a parceria da Sema, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).
A Sema participa por meio de atendimento individualizado com analistas sobre o CAR Digital. “Nosso objetivo é trazer o produtor rural e o responsável técnico para analisarem o CAR Digital confeccionado pela Sema e avaliarem o seu cadastro ambiental rural, para poderem validá-lo de imediato”, afirma a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto.
O CAR Digital é um projeto único no Brasil, 100% automatizado, para a análise dos cadastros de imóveis rurais do Estado. O sistema utiliza a tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o CAR aprovado pela Sema, trazendo mais agilidade em todo o processo.
Fonte: Governo MT – MT