É hoje! O nosso encontro virtual para a Elaboração de Sugestão de Meta Nacional: Aplicação das Técnicas de Linguagem Simples será realizado na manhã desta terça-feira (21), às 10h, pela Plataforma Teams. Para entrar na reunião basta clicar neste link. Todos os servidores (as) foram convocados pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva.
Clique neste link e participe!
As inscrições devem ser feitas AQUI. A reunião será conduzida pela juíza auxiliar da Presidência do TJMT e coordenadora do Laboratório de Inovação (Inovajus), Viviane Brito Rebello. Para facilitar ainda mais o acesso à reunião foi instalado um wallpaper informativo na tela inicial dos computadores do Poder Judiciário. O wallpaper contém informações sobre a reunião e um QR Code que direciona diretamente para a página de inscrição.
A convocação de todos e a promoção deste evento ressalta o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso com a acessibilidade e a transparência. O objetivo principal da dinâmica é fortalecer a imagem do TJMT através da promoção de ações de comunicação claras e eficazes, além de garantir maior efetividade na prestação jurisdicional.
CNJ – O tema está alinhado com os macrodesafios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre “Garantia dos Direitos Fundamentais e Fortalecimento das Relações do Judiciário com a Sociedade”, além disso, contribui para o objetivo estratégico do TJMT de “Fomentar Ações de Comunicação e de Articulação para fortalecer a imagem do PJMT e garantir maior efetividade na Prestação Jurisdicional” e contempla o plano de gestão da CGJ “Aperfeiçoamento da Prestação Jurisdicional de 1º grau, Fortalecimento das Ações de Inclusão e Justiça e Cidadania”.
Linguagem Simples na Justiça – A adoção da linguagem simples na comunicação do Poder Judiciário é fundamental para garantir o acesso à Justiça por parte de todos, independentemente de escolaridade, nível de conhecimento jurídico ou condição social. Textos claros, concisos e objetivos facilitam a compreensão dos direitos e deveres do cidadão, permitem o acompanhamento de processos e desmistificam a imagem do Judiciário.
Além disso, há benefícios para o cidadão, que tem maior clareza sobre direitos e deveres, acesso facilitado à Justiça e maior satisfação com o serviço judicial, e para o Judiciário, que consegue reduzir dúvidas e reclamações, aumenta a efetividade das decisões judiciais e conquista o fortalecimento da imagem do Judiciário.
Link da reunião via Plataforma Teams: (https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MDA2NTBkZmYtYzNlYi00YmI1LWFmNjQtYzJjZjM1ZTY0NzIx%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2246086911-b195-4f2c-b6ca-07943c0e1aca%22%2c%22Oid%22%3a%22b7279b62-9271-4d52-8448-288d2d78143a%22%7d )
Confira a convocação da presidente do TJMT no Ofício Circular n.13/2024-DAP
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT