Está sendo implantado nesta segunda-feira (24) nas Promotorias de Justiça de Barra do Garças (a 512 km de Cuiabá), o Centro de Apoio Administrativo (CAAD). O setor passará a ser atendido por duas secretarias: uma destinada aos processos judiciais e a outra aos procedimentos extrajudiciais.
Com a centralização das atividades administrativas, o Ministério Público pretende proporcionar melhorias na padronização, organização e uniformização das atividades, além de garantir a distribuição das tarefas de forma equitativa entre os servidores. O projeto-piloto começou em 2023, nas Promotorias de Justiça de Cuiabá, depois foi criado o CAAD Interior na capital para atender de forma virtual promotorias que não possuíam técnico administrativo e, agora, segue para o interior do estado.
O mesmo modelo já foi implementado nas unidades de Tangará da Serra, Rondonópolis, Várzea Grande, Cáceres e Sinop. De acordo com o cronograma, no dia 08 de julho serão implantados simultaneamente os CAADs de Sorriso e Primavera do Leste. E no dia 05 de agosto será a vez de Alta Floresta.
Para a implantação dos Centros de Apoio Administrativo no interior do estado, o Sistema Integrado do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (SIMP) passou a contar com novas funcionalidades, entre elas o retorno externo automático de processos. O recurso reduz consideravelmente o número de movimentações manuais, proporcionando mais agilidade na tramitação eletrônica dos processos.
Fonte: Ministério Público MT – MT