segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Cuiabanômetro

Beco Alto: o íngreme marco histórico de Cuiabá

O Beco Alto, um prolongamento da Travessa dos Bandeirantes, é um trecho de grande importância histórica e geográfica em Cuiabá. Situado entre as ruas Ricardo Franco (antiga rua das Pretas e do Meio) e Pedro Celestino (antiga rua das Trepadeiras ou rua Augusta), este beco é caracterizado por sua topografia íngreme, proporcionando uma vista única da cidade.

No topo do Beco Alto, encontra-se o icônico Casarão do Beco Alto, palco onde ocorreu o fatídico atentado em 1936 contra os senadores Vilas Boas e Vespasiano Martins. Esse episódio de grande repercussão marcou a história política de Cuiabá e do estado de Mato Grosso, refletindo as tensões políticas da época.

O Beco Alto, com sua localização estratégica e importância histórica, não apenas se destaca como um dos pontos mais elevados da cidade, mas também guarda as memórias e os momentos decisivos que moldaram a trajetória de Cuiabá, sendo um testemunho vivo da evolução e dos acontecimentos que marcaram a cidade ao longo do tempo.

Photographias é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima.
As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

(texto adaptado/Cuiabá da tchapa e da cruz/Tenuta, José Augusto e Ruas de Cuiabá/Mendonça, Rubens de)

Verifique também

Índio Coxiponé Pescador

Localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, a imponente estátua de um índio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página