Cine Parisien, primeira sala de teatro e cinema

Em 1827 inicia-se em Cuiabá a construção do teatro Amor à Arte. A obra tinha ficado paralisada até se criar a Sociedade Amor à Arte para dar continuidade ao projeto de reforma e de possível doação do prédio à sociedade.  Acatado pelo comendador Henrique José Vieira, possuidor majoritário das ações, o pedido de doação foi concedido.

Em homenagem ao seu presidente, coronel João Teodoro Pereira de Melo, passou a denominar-se  “teatro São João”, tendo período áureo em Cuiabá. Já com o nome “Minerva”, o teatro decai visivelmente, até que tudo desabou. Posteriormente, Verlangieri, com recursos próprios, reconstrói o prédio voltando a se chamar “ Amor à Arte” e mais tarde, em 1912,  Manoel Bodstein funda no mesmo local o Cine Parisien, o primeiro cinema de Cuiabá.

No mesmo local funcionou o Grande Hotel, instalações do banco Bemat e da Secretaria Estadual de Cultura. O prédio fica na Rua Joaquim Murtinho, esquina com a avenida Getúlio Vargas, dando frente para o ponto de ônibus instalado na parte dos fundos da Igreja Metropolitana de Cuiabá.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *