Advogado, jornalista, deputado e escritor, Gervásio Leite (Cuiabá – MT, 19/06/1916 – Rio de Janeiro –RJ, 10/04/1990) introduziu, junto com o amigo Rubens de Mendonça, o modernismo em Mato Grosso. Sintonizado às necessidades de seu tempo, criticava o academicismo reinante, propondo novas formas de escrever, ler e estruturar o pensamento. Nascido em Cuiabá-MT, concluiu a graduação em direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, em 1938.
Anos mais tarde, de volta à Capital, antecipou a criação de um Estatuto da Criança e do Adolescente, fornecendo-lhe fundamentos. Assina livros como Obrigações, Oração do Jubileu e Roteiro de uma Personalidade, além de ter sido um dos mais importantes autores de educação do Estado. Neste contexto se destacam: Um Século de Instrução Pública (1970) e Aspecto Mato-grossense do Ensino Rural (1942).
De espírito irreverente, Vavázio, como também era chamado, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), a Academia Mato-Grossense de Letras (AML), fundou o jornal Estado de Mato Grosso, foi desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e professor fundador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 74 anos.