Nosso Judiciário: alunos do ensino fundamental aprendem sobre o funcionamento da Justiça

A Escola Estadual Antonio Geraldo Gattiboni, em Várzea Grande, recebeu o projeto Nosso Judiciário nessa quarta-feira (22 de maio). A escola reuniu 95 alunos do 5º ao 9º ano para assistirem a palestra ministrada pelo servidor do Tribunal de Justiça, Neif Feguri, que buscou apresentar o sistema de justiça do Estado de maneira simples aos estudantes.
 
Taynna Vitória Silva de Oliveira é estudante do 9º ano e contou que a parte mais interessante da palestra foi descobrir que é possível acionar a justiça gratuitamente. “Geralmente a gente acha que não é de graça, mas descobri que sim, é de graça e que se algo acontecer que precise ir para a justiça, temos o direito de ter um defensor público”, contou Taynna.
 
A aluna também aprendeu sobre os métodos alternativos de resolução de conflito, a conciliação e a mediação e falou a sobre a importância de compartilhar esse conhecimento com familiares e amigos. “Todos precisam saber disso”, disse. E com a distribuição das cartilhas informativas, distribuídas no final da palestra, isso fica mais fácil.
 
Gabrielly de Oliveira é aluna do 9º ano, assistiu à palestra e também vai compartilhar o que aprendeu em casa. “Eu não sabia sobre a quantidade de cargos que tinha na Justiça”, contou. Para ela, a parte mais interessante foi o alerta sobre fazer justiça com as próprias mãos, “hoje muitas crianças, mesmo pequenas, já pensam quando sofrem alguma injustiça, devem resolver sozinhas, e isso não é certo”. Ela ressaltou também a acessibilidade da linguagem da palestra, já que tanto as crianças mais novas quanto mais velhas puderam assistir e aprender juntas.
 
Desde a criação do projeto em 2015, foram 137 escolas visitadas e mais de 31.600 alunos do ensino médio e fundamental de escolas estaduais, municipais e particulares da capital e Várzea Grande beneficiados com o Nosso Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto 1: Imagem horizontal colorida. Alunos assistem à palestra, eles olham para a esquerda e vestem o uniforme azul da rede estadual de Mato Grosso. Foto 2: Imagem horizontal colorida. Alunos olham para a frente e assistem à palestra. Em primeiro plano um grupo de meninos de costas, logo a mais a frente um grupo maior de crianças. Foto 3: Imagem horizontal colorida. Dois alunos leem, lado a lado, as Cartilhas Informativas do Projeto Nosso Judiciário. Do lado direito e centralizado na imagem, um menino negro de cabelos pretos vestindo casaco azul com listra verde no braço, uniforme da rede estadual de Mato Grosso. Do lado esquerdo um menino branco de cabelos curtos e castanhos vestindo o casaco azul com listra verde no braço, uniforme da rede estadual de Mato Grosso.
 
Anna Giullia Magro (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *